Masià bate Sasaki nos metros finais e vence na Moto3 na Holanda. Moreira é 12°. Holgado cai

Jaume Masià precisou de empenho máximo para aproveitar o revés de Daniel Holgado e descontar 25 pontos da vantagem do piloto da Tech3 na liderança do Mundial. Ayumu Sasaki garantiu o segundo posto, diante de Deniz Öncü

A Moto3 abriu o domingo (25) com aquele tradicional espetáculo. Em um fim de semana de contínuos revezes para Daniel Holgado, Jaume Masià não deixou passar a oportunidade e garantiu a vitória ao bater Ayumu Sasaki nos metros finais da pista de Assen para ficar com a vitória no GP da Holanda.

Como costuma ocorrer na classe menor do Mundial de Motovelocidade, as trocas de posição foram muitas na ponta, mas Masià conseguiu se impor depois de um confronto final com Sasaki, recebendo a bandeirada com só 0s081 de antecedência para o piloto da IntactGP.

LEIA TAMBÉM
# Marc Márquez fica fora do GP da Holanda após agravar lesões sofridas na Alemanha
# Diretor-médico diz que fratura de Marc Márquez na costela aumentou: “Arriscado”
# Honda reforça contrato de Marc Márquez até 2024, mas diz que “não quer pessoas infelizes”
# Marc Márquez revela “dores e noite ruim” após sprint e admite: “Pedi para não correr”
# Marc Márquez despista sobre satélite, mas diz: “Não importa equipe, darei meu melhor”

Jaume Masià (Foto: Leopard)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Deniz Öncü também garantiu o terceiro posto nos instantes finais da disputa, à frente de Iván Ortolá, David Muñoz, José Antonio Rueda e Collin Veijer. Romano Fenati flertou com o pódio, mas escapou da pista no fim e ficou só em oitavo, diante de Joel Kelso e Stefano Nepa.

Diogo Moreira fez uma prova de recuperação e recebeu a bandeirada em 12º, 12s254 atrás do vencedor.

Líder do Mundial, Holgado largou em último depois de uma queda na classificação, mas voltou a tombar logo no início do GP da Holanda e ficou só em 25º.

Com o resultado, Daniel sustenta a liderança do Mundial de Pilotos com 125 pontos, mas agora tem só 16 de frente para Masià. Sasaki é terceiro, diante de Ortolá e Öncü. Moreira é o sexto, 48 pontos atrás do líder.

A Moto3 agora entra em férias e volta à ativa apenas entre os dias 4 e 6 de agosto para o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Saiba como foi o GP da Holanda de Moto3:

Assim como aconteceu ao longo de todo o fim de semana, o domingo em Assen começou com sol e pista seca. às vésperas da largada, os termômetros mediam 28°C, com o asfalto chegando a 39°C. A umidade relativa do ar estava em 43%, como vento soprando a 3 km/h.

Na hora da largada, o pole-position David Muñoz largou bem e conseguiu manter a ponta, diante de Joel Kelso e Riccardo Rossi. Diogo Moreira avançou para 22º, enquanto Daniel Holgado subiu para 24º.

Largada da Moto3 em Assen (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Ainda na primeira volta, Kelso tomou a liderança ao colocar Muñoz para fora da pista. Rossi seguia em terceiro, com Ayumu Sasaki aparecendo em qurto.

Ao fim do primeiro giro, Daniel Holgado, o líder do Mundial, caiu na Mandeveen, a curva 10. O espanhol não se feriu e logo levantou para voltar para a moto.

Jaume Masià conseguiu avançar na sequência, chegando à quinta colocação. O titular da Leopard precisava de um bom resultado pra aproveitar o revés de Holgado.

Daniel Holgado caiu logo no início da corrida (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Muñoz conseguiu retomar a ponta, mas sem conseguir se livrar da pressão, primeiro de Kelso e, depois de Rossi.

Na volta 3, Joshua Whatley e Adrián Fernández caíram na curva 5 e abandonaram a disputa. O incidente vai contar com revisão do Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).

Enquanto isso, Moreira já tinha subido para 14º e vinha colado em David Alonso para subir ainda mais.

Masià vinha firme neste início de corrida e, na volta 4, já aparecia em segundo, bem perto de Kelso. Sasaki era o quarto.

Masià fez uma primeira tentativa em cima de Muñoz, que segurou. Pouco depois, o piloto da Leopard insistiu e tomou a ponta.

Jaume Masià partiu para o ataque em Assen (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Sasaki também aproveitou para escalar o pelotão e subir para segundo. Pouco depois, Deniz Öncü deu um bote duplo e assumiu a liderança, diante de Ayumu, Nepa, Masià e Muñoz. Moreira era 14º.

A liderança do turco, contudo, também foi breve, já que Nepa passou para ocupar a ponta. Muñoz vinha em terceiro, seguido por Sasaki e Masià.

Líder do Mundial, Holgado seguia na prova após a queda, mas tinha a última posição e mais de 34s de atraso para Scott Ogden, o penúltimo.

Faltando 13 voltas para o fim, Filippo Farioli foi punido com volta longa por ter cortado a curva 17, uma perna da chicane Geert Timmer Bocht.

Stefano Nepa e Iván Ortolá fizeram 1-2 da MTA em Assen (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Iván Ortolá, que tinha largado em 20º e cumprido volta longa por causa de uma infração prévia, vinha avançando e já aparecia em terceiro, à frente de Muñoz e Sasaki.

O titular da MTA avançou ainda mais e se instalou em segundo, formando uma dobradinha com Nepa. Öncü era terceiro, à frente de Muñoz, e Sasaki. Moreira vinha em 12º.

Na ponta, Muñoz voltou ao ataque e tomou a terceira posição de Öncü. Masià era quinto, seguido por Sasaki, Romano Fenati e Kelso. Moreira vinha em 11º.

Muñoz avançou ainda mais, tomando a segunda colocação de Nepa. O piloto da BOE fez uma primeira tentativa de assumiu a liderança, mas Stefano conseguiu segurar.

Romano Fenati tomou a liderança da corrida em Assen (Foto: Reprodução/MotoGP)

Restando oito voltas para o fim, Muñoz encurtou a vantagem de Nepa na ponta, mas o piloto da MTA ia bem na defesa de posição. Atrás, Masià era novamente o terceiro, com Ortolá, Fenati, Ssaki, Öncü, Kelso, Veijer e Rueda fechando o primeiro pelotão.

Na volta seguinte, Masià passou Muñoz, mas o #44 logo reagiu para recuperar a segunda colocação. Ortolá era quarto, à frente de Fenati.

Com seis voltas para o fim, Fenati mergulhou por fora e tomou o segundo posto de Masià. Nepa seguia firme na ponta, 0s1 à frente.

No giro seguinte, o veterano italiano tomou a ponta, mas o troco de Nepa veio ligeiro. Masià também tentou atacar Romano, mas o veterano segurou. O #55, então, voltou a atacar pela ponta, mas Stefano manteve.

Jaume Masià conquistou a vitória no GP da Holanda (Vídeo: Reprodução/MotoGP

Masià atacou e tomou o comando, enquanto Nepa tocou Fenati, espalhou e saiu da pista com Muñoz, perdendo terreno.

Novo líder, Masià agora vinha pressionado por Öncü, que tinha Orotolá e Muñoz logo atrás. Fenati conseguiu progredir e recuperar o segundo posto.

Com três voltas para o fim, Muñoz voltou a ocupar o segundo posto, mas errou em seguida e despencou para sexto.

Na ponta, Fenati mantinha a pressão em Masià, mas agora tinha Ortolá colado atrás. Öncü conseguiu pular pata segundo, diante de Iván, Sasaki e Muñoz.

Masià, então, conseguiu abrir vantagem na ponta, com 0s419 de margem para Öncü faltando duas voltas para o fim. Deniz, porém, apertou o passo e tratou de cortar toda a vantagem.

No fim da volta 19, Ortolá conseguiu tomar o segundo lugar de Öncü, mas Masià sustentou. Ortolá escapou da pista pouco depois, despencando para sétimo. Sasaki também melhorou e se colocou em segundo, diante de Fenati.

Sasaki botou pressão em Masià, mas vinha atacado por Fenati. Nos metros finais, o japonês passou Jaume, mas veio o troco na chicane, com o titular da Leopard assegurando a vitória e Öncü tomando o terceiro posto. Fenati ficou só em oitavo.

Moto3 2023, GP da Holanda, Assen, Corrida:

1J MASIÀLeopard Honda 20  voltas
2A SASAKIIntactGP Husqvarna+0.081 
3D ÖNCÜRed Bull KTM Ajo+0.276 
4I ORTOLÁMTA KTM+0.324 
5D MUÑOZBOE KTM+0.401 
6J RUEDARed Bull KTM Ajo+0.507 
7C VEIJERIntactGP Husqvarna+0.819 
8R FENATISnipers Honda+1.056 
9J KELSOPrüstelGP CFMoto+1.341 
10S NEPAMTA KTM+2.024 
11K TOBASic58 Honda+11.735 
12D MOREIRAMSI KTM+12.254 
13D ALONSOAspar GasGas+12.317 
14X ARTIGASPrüstelGP CFMoto+12.592 
15R YAMANAKAAspar GasGas+12.594 
16M BERTELLESnipers Honda+12.646 
17T FURUSATOTeam Asia Honda+12.898 
18R ROSSISic58 Honda+13.041 
19A MIGNOCIP KTM+13.100 
20D SALVADORCIP KTM+14.651 
21F FARIOLIRed Bull KTM Tech3+22.458 
22S OGDENVisionTrack Honda+26.301 
23M AJITeam Asia Honda+36.374 
24A CARRASCOBOE KTM+31.379 
25D HOLGADORed Bull KTM Tech3+1:14.539 
26A FERNÁNDEZLeopard HondaAbandonou 
27J WHATLEYVisionTrack HondaAbandonou 
Por que Marc Márquez cai tanto na MotoGP?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.