Bagnaia reage, se impõe na chuva da Tailândia e vence nona de 2024. Martín é 2º
Francesco Bagnaia voltou a mostrar agressividade e conseguiu uma importante vitória na Tailândia, para manter vivas as chances de título da temporada 2024. Jorge Martín e Pedro Acosta fecharam o pódio. Marc Márquez e Enea Bastianini caíram, mas terminaram a prova
A MotoGP contou com uma visita da chuva para o GP da Tailândia neste domingo (27) e recebeu uma grande corrida para coroar a disputa pelo título. No fim, Francesco Bagnaia colocou a faca nos dentes na pista molhada de Buriram, superou os principais rivais e voltou a vencer, para se manter com força na luta pelo campeonato.
A segunda colocação ficou com Jorge Martín. Depois de fazer outra grande largada, o espanhol perdeu rendimento e mostrou muita cautela durante a prova, terminando a 2s905 do italiano, e segurando a liderança do campeonato. Pedro Acosta conseguiu se manter sobre a moto dessa vez e completou o pódio na pista tailandesa depois de avançar sobre a dupla titular da KTM nas voltas finais.
Relacionadas
Na despedida antecipada da temporada — já que vai se afastar para passar por uma cirurgia no ombro —, Fabio Di Giannantonio acabou na quarta colocação, à frente de Jack Miller, Brad Binder, Maverick Viñales, Johann Zarco, Aleix Espargaró e Álex Márquez.
O dia, porém, também foi de quedas. Marc Márquez caiu sozinho quando lutava pela vitória e acabou na 12ª posição. Enea Bastianini também foi para o solo e fechou em 14º. Com isso, a dupla saiu da briga pelo título da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A MotoGP volta já no próximo fim de semana com o GP da Malásia, em Sepang, penúltima etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Saiba como foi o GP da Malásia de MotoGP:
A chuva que tanto ameaçou durante as provas de Moto3 e Moto2, caiu para valer após o final antecipado da corrida que coroou Ai Ogura campeão da classe intermediária do Mundial de Motovelocidade. Antes de os pilotos da MotoGP deixarem os boxes, o temporal perdeu força, diminuindo de intensidade para uma chuva final, mas o asfalto já estava ensopado.
A temperatura era, também, bastante mais baixa do que classe rainha tinha visto até então. Na hora da formação do grid, os termômetros mediam 25°C, com o asfalto chegando a 28°C. A velocidade do vento estava na casa de 6 km/h, com a umidade relativa do ar em 92%.
No caminho para o grid, Álex Márquez levou um tombo e detonou a moto da Gresini. O espanhol até cogitou voltar com aquele protótipo para os boxes, mas acabou pegando uma carona de scooter para usar a máquina reserva quer era preparada às pressas na garagem.
Apesar do corre dos mecânicos, a direção de prova logo anunciou que Álex iniciaria a volta de aquecimento do pit-lane e teria de largar no fundo do pelotão. O espanhol tinha se classificado em nono.
Ainda nos boxes, o Dr. Ángel Charte, diretor-médico da MotoGP, passou nos boxes da Gresini para checar se Álex tinha algum ferimento resultante do acidente.
Sem nenhuma surpresa, todo o pelotão optou por pneus de chuva, com os pilotos calçando pares de compostos médios.
Na hora em que as luzes se apagaram na reta do circuito de Chang, os 85.466 espectadores viram o pole-position Francesco Bagnaia largar cauteloso, com Jorge Martín pulando para ponta logo de cara. Fabio Quartararo começou bem e chegou a surgir em segundo, mas apenas brevemente, já que Pecco assumiu o posto pouco depois.
Logo no início, Martín deu uma erradinha, facilitando a passagem de Bagnaia. O troco, contudo, foi rápido, com o espanhol retomando a ponta. Marc Márquez era o terceiro, diante de Quartararo, Acosta, Binder e Di Giannantonio.
Martín completou a primeira volta com 0s2 de margem para Pecco. Marc Márquez vinha mais atrás, com Acosta passando em quarto, mas errando pouco depois de devolvendo a posição para o francês da Yamaha. Pedro desceu para sétimo e logo passou a atacar Franco Morbidelli.
Ainda na segunda volta, Binder passou Quartararo, mas Fabio respondeu de imediato, voltando ao quarto lugar. Na ponta, Martín fez em 1min41s445 a melhor volta da corrida, abrindo 0s769 de margem para Pecco, que vinha pressionado por Marc.
Pecco começou a virar mais forte, baixando para 0s6 a margem de Martín. Marc Márquez vinha junto, com Quartararo já distante, pressionado por Binder. Agora, era Miller, o sétimo colocado, quem tinha a melhor volta: 1min40s897.
Na abertura da volta 4, Marco Bezzecchi caiu na curva 1 e abandonou a disputa tailandesa. Pouco depois, Morbidelli e Quartararo tiveram um toque que culminou com a queda do francês, que conseguiu voltar. O lance vai ser revisado pelos comissários da FIM.
Rápido, Bagnaia foi cortando mais e mais a diferença de Martín. Na volta cinco, porém, o espanhol facilitou a vida: errou e entregou a ponta para Pecco. Marc Márquez também passou, deixando o #89 em terceiro. Binder e Miller vinham logo atrás.
Depois de uma rápida análise, os comissários julgaram que Morbidelli foi irresponsável e determinaram o cumprimento de uma volta longa pelo lance na curva 8.
Uma vez na ponta, Bagnaia disparou e abriu mais de 1s de frente para Marc. Martín não conseguia acompanhar o multicampeão, mas, pelo menos por enquanto, não precisava se preocupar com Brad Binder.
Virando mais rápido do que o líder, Marc Márquez começou a cortar a diferença de Pecco, que caiu para pouco mais de 0s5. Martín vinha 0s9 atrás do conterrâneo, com Binder mais de 1s distante.
Quem também caiu foi Raúl Fernández, que sucumbiu às condições e não conseguiu retornar à disputa. Lorenzo Savadori tinha se acidentado antes, mas conseguiu voltar. Pouco depois, Morbidelli, que tinha acabado de fazer a melhor volta da corrida, caiu na 8 e também abandonou.
Enquanto isso, Miller passou Binder e começo a conduzir a caçada a Martín. A diferença, porém, era de 2s2. Na frente, Marc Márquez vinha mais e mais perto de Pecco.
Ainda com 18 voltas pela frente, Bastianini caiu na curva 8, mas não se feriu e voltou.
Pouco depois, Marc passou, mas espalhou e facilitou o troco de Pecco, que retomou a liderança. Martín já vinha colado na briga, com Miller ainda 2s3 atrás.
Na perseguição, Martín errou e escapou da pista, as conseguiu voltar sem perder a posição. A falha, porém, aumentou o atraso para Márquez para 0s6.
Na volta 10, Bagnaia estabeleceu em 1min39s794 a melhor volta da corrida, abrindo 0s3 de frente para Marc. Martín vinha mais calmo, 0s7 atrás.
O #1 seguiu forçando o ritmo, aproveitando uma ligeira melhora nas condições do asfalto. Assim, Marc viu a distância subir para 0s5. Martín não acompanhava e tinha mais de 1s de diferença para o piloto da Gresini.
No 12º giro, Marc Márquez rodou em 1min39s720, o melhor registro da corrida até então, voltando a se aproximar de Pecco, cortando a diferença para 0s2. O #93 seguiu embalado, colando no líder mais uma vez. Martín também apertou o passo, se aproximando um tiquinho.
Com 14 para o fim, Marc passou na 12, mas, de novo, não conseguiu manter a linha, facilitando o troco de Pecco por dentro. O #1 aproveitou a maior força da GP24 para voltar a abrir uma pequena margem, menor do que 0s4.
No giro seguinte, Marc Márquez escorregou e, apesar do esforço para tentar salvar, caiu. O #93 conseguiu voltar, mas apenas em 16º.
Assim, a vantagem de Pecco em relação a Martín saltou para 2s6, o que deixava o campeão vigente em uma posição mais confortável. Jorge, porém, ia sem pressão, já que Miller vinha mais de 2s atrás.
Apesar da vantagem confortável, Pecco seguia em ritmo forte, abrindo quase 3s de frente de Martín. Miller vinha se aproximando, mas ainda vinha quase 2s de atraso para o piloto da Pramac.
Lá atrás, Johann Zarco atacou Álex Márquez pelo décimo posto, mas o troco do espanhol foi imediato. Joan Mir vinha não muito distante, acompanhado por Luca Marini e Álex Rins.
Com oito voltas para o fim, Savadori caiu mais uma vez, agora na curva 7, mas, assim como fez antes, retornou para a pista, mas seguiu para os boxes e abandonou.
Sem chances de disputar o pódio com Miller, Binder passou a ser alvo da pressão de Acosta, que vinha chegando para brigar pelo quarto posto.
Pós-tombo, Marc Márquez agora pressionava Takaaki Nakagami para entrar na zona de pontuação. O espanhol, contudo, errou e escapuliu da pista.
Na volta 22, Binder deu uma bobeada enquanto era pressionado por Acosta, mas conseguiu se manter à frente. Pouco depois, o novato insistiu e tomou o quarto posto, mais de 1s atrás de Miller.
Martín foi mais lento na volta 23, rodando em 1min41s, o que afastou Pecco e aproximou um pouco Miller, mas nada impressionante.
Atrás, Marc Márquez deu um chega para lá em Joan Mir, mas os dois seguiram na disputa, com o piloto da Gresini em 14º, mas punido e tendo de devolver o lugar.
Sem muita demora, Acosta chegou em Miller, entrando na briga pelo terceiro posto do pódio.
Nesta reta final da disputa, Álex Rins e Augusto Fernández caíram em incidentes separados, reduzindo mais ainda o número de pilotos passando ilesos dessas condições traiçoeiras.
Com duas voltas para o fim, Acosta foi para cima de Miller e até conseguiu passar, mas o troco veio. O novato insistiu, levou um novo X, mas lançou um terceiro ataque e tomou a posição. A briga os afastou de Martín, mas aproximou Di Giannantonio da briga.
Pecco abriu a volta final com mais de 2s5 de frente para Martín. Acosta conseguiu se isolar em terceiro, já que Miller passou a ser atacado. Di Giannantonio passou, foi superado e reagiu, mas conseguiu uma nova manobra e se valeu da força da força da Ducati para manter a frente.
MotoGP 2024, GP da Tailândia, Buriram, Resultado final:
1 | F BAGNAIA | Ducati | 43:38.108 | 26 voltas |
2 | J MARTÍN | Pramac Ducati | +2.905 | |
3 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | +3.800 | |
4 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | +4.636 | |
5 | J MILLER | KTM | +5.532 | |
6 | B BINDER | KTM | +5.898 | |
7 | M VIÑALES | Aprilia | +8.498 | |
8 | J ZARCO | LCR Honda | +17.672 | |
9 | A ESPARGARÓ | Aprilia | +18.588 | |
10 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | +21.163 | |
11 | L MARINI | Honda | +22.859 | |
12 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | +23.251 | |
13 | T NAKAGAMI | LCR Honda | +24.531 | |
14 | E BASTIANINI | Ducati | +27.090 | |
15 | J MIR | Honda | +30.870 | |
16 | F QUARTARARO | Yamaha | +50.021 | |
17 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | Abandonou | |
18 | A RINS | Yamaha | Abandonou | |
19 | L SAVADORI | Trackhouse Aprilia | Abandonou | |
20 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | Abandonou | |
21 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | Abandonou | |
22 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | Abandonou |

