Bagnaia resiste a Bezzecchi e vence sprint sob chuva fina na Itália. Martín fecha pódio

Na disputa direta contra Marco Bezzecchi pela liderança do Mundial, Francesco Bagnaia levou a melhor e venceu a sprint do GP da Itália da MotoGP neste sábado (10)

A corrida sprint do GP da Itália da MotoGP assistiu à disputa direta de Francesco Bagnaia e Marco Bezzecchi. Com um se aproveitando das oportunidades deixadas pelo outro. No final das contas, quem se deu melhor foi campeão vigente da classe rainha do Mundial de Motovelocidade, que segurou a pressão do #72 e venceu a terceira sprint em 2023.

O piloto da VR46, 0s369 distante de Pecco, finalizou no segundo lugar do pódio e à frente de Jorge Martín, que teve boa largada, chegou a assumir a ponta e fechou o top-3.

Francesco Bagnaia venceu mais uma sprint (Foto: Ducati)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Johann Zarco foi o quarto colocado, Luca Marini quinto. Jack Miller ficou com a sexta posição e Marc Márquez, que partiu da segunda colocação e foi perdendo lugares no decorrer da prova, com a sétima. Aleix Espargaró, Enea Bastianini e Fabio Quartararo completam o top-10.

Terceiro no grid de largada, Álex Márquez até largou bem, mas foi tocado por Brad Binder e abandonou. O sul-africano, por sua vez, foi punido com uma volta longa e terminou na 11ª posição.

Com o resultado, Bagnaia chegou aos 106 pontos e abriu quatro de vantagem para Bezzecchi no Mundial de Pilotos. Martín é o terceiro na tabela, com Binder e Zarco fechando o top-5.

A largada do GP da Itália de MotoGP está marcada para as 9h (de Brasília) de domingoGRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Saiba como foi a corrida sprint do GP da Itália de MotoGP:

Antes da largada da corrida sprint, a MotoGP anunciou a devolução do melhor tempo de Luca Marini, que tinha sido deletado por causa dos limites de pista. Assim, o italiano abria a segunda fila em Mugello, logo atrás de Álex Márquez, que só tem punição no grid da corrida principal.

Mesmo com a ameaça de chuva pairando no ar, a MotoGP encontrou pista seca para a largada. A temperatura era de 26°C, com o asfalto chegando a 38°C. A umidade relativa do ar era de 67%, com o vento soprando a 11 km/h na direção oeste.

A escolha de pneus foi quase uniforme: todos com macio na traseira e duro na dianteira, com exceção de Jonas Folger, que calçou o médio na dianteira.

No momento da largada para as 11 voltas da sprint, o pole Bagnaia conseguiu sair bem e manter a ponta, com Jack Miller saltando para segundo logo de imediato. Ainda nos primeiros metros, Johann Zarco escapou da pista e despencou no pelotão, enquanto Álex Márquez caiu e abandonou.

Bagnaia larga bem e mantém liderança (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Marc Márquez, Jorge Martín e Luca Marini passaram Miller, que caiu para quinto. Já na primeira volta, as primeiras gotas de chuva começaram a aparecer.

Martín pressionou Márquez, que segurou a posição. Pouco depois, o piloto da Pramac se valeu da força do motor Ducati para tomar a posição de Marc na San Donato. Marini era o quarto, diante de Miller e Bezzecchi.

Ainda em meados da volta 2, Martín tomou a liderança de Bagnaia, que ia bem cuidadoso por causa da chegada da chuva.

A bandeira branca já era exibida em Mugello, o que significava que o pit-lane estava aberto para a troca de moto. Com as condições, Marini e Bezzecchi quase acertaram a traseira de Miller, que passou os dois logo em seguida.

Chuva começa a cair durante a sprint (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

O Painel de Comissários anunciou que Brad Binder teria de pagar uma volta longa por causa do incidente com Álex Márquez na largada.

Na volta 3, Marc Márquez tocou Miller na Scarperia e desceu para a sétima colocação. Binder também teve um contato com Quartararo na Correntaio.

Na abertura da volta 4, Bagnaia retomou a liderança das mãos de Martín. Bezzecchi era o terceiro, diante de Marini, Miller e Zarco.

Álex Rins caiu pouco depois e abandonou a disputa. Binder, por sua vez, pagou a pena pelo incidente com Álex Márquez.

Enquanto isso, Bagnaia abriu uma ligeira vantagem na ponta, mas agora tinha Bezzecchi atrás. Martín caiu para terceiro, diante de Zarco, Miller e Marini. Marc Márquez tinha decido para sétimo, à frente de Enea Bastianini, Fabio Quartararo e Aleix Espargaró.

Ao iniciar a sétima volta, Aleix Espargaró passou Quartararo, mas o francês conseguiu dar o troco pouco depois. O piloto da Aprilia insistiu e recuperou a nona colocação.

Depois, foi Marini quem avançou. O piloto da VR46 passou Miller e subiu para quinto.

Na ponta, Bagnaia começou a forçar ainda mais o ritmo para tentar se afastar de Bezzecchi, que vinha cerca de 0s3 atrás.

Mesmo em condições traiçoeiras, Bagnaia manteve o ritmo forte e, com três voltas para o fim, vinha com 0s4 de frente para Bezzecchi. Martín era o terceiro, diante de Zarco e Marini.

Apesar do esforço, Bezzecchi não conseguia se aproximar. Mais atrás, porém, as Pramac brigavam pelo último posto do pódio, com Martín vencendo a disputa contra Zarco.

Atrás, Aleix Espargaró agora vinha em oitavo, após passar Enea Bastianini. Quartararo logo chegou no italiano e passou a pressionar pela posição.

Com a bandeirada, Bagnaia levou a vitória, com Bezzecchi, Martín, Zarco, Marini, Miller, Marc Márquez, Aleix Espargaró, Enea Bastianini e Fabio Quartararo fechando o top-10.

MotoGP 2023, GP da Itália, Mugello, Corrida sprint:

1F BAGNAIADucati 
2M BEZZECCHIVR46+0.369
3J MARTÍNPramac Ducati+0.952
4J ZARCOPramac Ducati+1.009
5L MARINIVR46+3.668
6J MILLERKTM+3.772
7M MÁRQUEZHonda+3.905
8A ESPARGARÓAprilia+6.062
9E BASTIANINIDucati+6.431
10F QUARTARAROYamaha+6.458
11B BINDERKTM+6.672
12M OLIVEIRARNF APRILIA+7.930
13M VIÑALESAprilia+9.022
14F DI GIANNANTONIOGresini Ducati+11.508
15M PIRRODucati+14.344
16F MORBIDELLIYamaha+16.666
17T NAKAGAMILCR Honda+16.725
18L SAVADORIRNF APRILIA+17.247
19R FERNÁNDEZRNF APRILIA+21.596
20A FERNÁNDEZGasGas+35.212
21J FOLGERGasGas+46.189
22Á RINSLCR HondaAbandonou
23Á MÁRQUEZGresini DucatiAbandonou
Estrela da Honda e sem espaço na Ducati. “Jogo virou para Marc Márquez”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.