Bagnaia se compara a Michael Jordan e critica comunicação via rádio na MotoGP: “Machuca”

Francesco Bagnaia comentou a introdução da comunicação via rádio que a MotoGP vai implementar a partir da temporada 2025. O atual bicampeão da classe rainha do Mundial não gostou da novidade e disse que será multado por não utilizar o dispositivo

A MotoGP vai entrar na temporada 2025 com uma grande inovação tecnológica: comunicação via rádio entre a direção de prova e os pilotos. A estreia do equipamento será de maneira unilateral, ou seja, apenas os comissários vão poder falar com os pilotos. A segunda parte do sistema só vai entrar em ação no ano seguinte, mas nem todo mundo está feliz com a decisão, como o bicampeão Francesco Bagnaia.

Após os testes desta segunda-feira (9) em Misano, quando a comunicação foi colocada em ação em algumas motos, Bagnaia admitiu que não é um grande entusiasta da mudança e que vai se rebelar contra a novidade a partir de 2025.

Relacionadas


“Acho que vou levar muitas multas nas corridas porque não vou usar nada disso. Davam uma multa a cada partida para o [Michael] Jordan porque usava calçados vermelhos [quando deveriam ser brancos]. Já provei esse aparelho e machuca”, afirmou o piloto da Ducati.

“Precisa que fique 30 segundos com o dedo nele para ativar, mas começa a doer, então imagina 40 minutos pilotando. Não faz sentido, então podem me multar. Temos todos os sistemas possíveis para nos avisar: o painel da moto, os sinais luminosos da pista, então não precisamos de uma comunicação para nos distrair”, completou.

Francesco Bagnaia não gostou da novidade implementada pela MotoGP (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A entrada da comunicação via rádio era estudada pela MotoGP há anos, inclusive com testes realizados em 2020 e 2023, mas sem sucesso. No ano passado, pilotos fizeram experimentos com sistema de comunicação via rádio com a direção de prova em Jerez. O grid, no entanto, se dividiu entre a aprovação e o temor sobre a distração causada pelas mensagens.

O sistema atual já foi testado nesta segunda-feira, por Fabio QuartararoAleix Espargaró e Lorenzo Savadori. A tecnologia tem sido desenvolvida nos últimos dois anos pela Dorna, promotora do campeonato, e por uma equipe de televisão. O fone será colocado por fora da orelha e o som transmitido por vibrações, sendo menos intrusivo para os pilotos.

MotoGP volta a acelerar entre 20 a 22 de setembro, com o GP da Emília-Romanha, novamente em Misano, para a 14ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.