Honda revela reação de presidente da FIM em protesto: “Não conseguia entender”

Chefe da Honda, Alberto Puig disse que a equipe sempre viu a alteração na punição importa a Marc Márquez pelo incidente no GP de Portugal como uma infração, mas revelou que Jorge Viegas, presidente da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) teve dificuldades para entender o caso

Chefe da Honda, Alberto Puig afirmou que a equipe, desde o primeiro momento, viu a alteração na punição imposta a Marc Márquez no GP de Portugal como uma infração. O dirigente revelou, porém, que o presidente da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) teve dificuldades em entender o que acontecia.

Marc foi punido com uma dupla volta longa por direção irresponsável por conta de um incidente que culminou com a queda de Miguel Oliveira em Portimão. O texto do Painel de Comissários, porém, dizia especificamente que a punição deveria ser cumprida no GP da Argentina.

Alberto Puig apontou a reação de Jorge Viegas ao protesto da Honda (Foto: Repsol)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

No entanto, Márquez sofreu uma fratura na mão direita no acidente, precisou operar e não foi a Termas de Río Hondo. O Painel, então, divulgou um esclarecimento, afirmando que a sanção deveria ser cumprida quando o #93 voltasse a correr.

A Honda, que não tinha contestado a pena inicial — o próprio Marc reconheceu que merecia —, decidiu recorrer, por entender que a decisão do Painel era final e não podia ser alterada. Na última terça-feira, a Corte Arbitral anunciou que considerava que a pena tinha sido cumprida por um piloto ausente e, portanto, Márquez poderia voltar à MotoGP livre de qualquer pena.

“Desde o início, nós sempre pensamos que o que aconteceu quando a punição foi alterada não era certo”, disse Puig. “Era isso que estávamos dizendo. A punição, com os termos que foi imposta, era clara como cristal”, frisou.

“A mudança, feita depois, não era um esclarecimento, mas uma mudança radical da punição e seu alcance”, apontou. “Foi isso precisamente que a Corte de Apelações confirmou no julgamento”, seguiu.

Puig lembrou, ainda, que chegou a conversar com Jorge Viegas sobre o caso, mas o presidente da FIM não entendeu o que estava acontecendo.

“Me lembro que, quando isso aconteceu, falei com Jorge Viegas, expliquei nosso ponto de vista. Por qualquer que seja a razão, sei lá, ele não conseguia entender”, revelou. “Nós vencemos o caso”, concluiu.

A classificação da MotoGP está marcada para sábado, às 5h50 (de Brasília). A largada da prova sprint acontece às 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

Os números do Mundial de Motovelocidade as vésperas do 1000º GP. Acesse
Que golpe! “Início de 2023 é especialmente cruel com Bastianini”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.