Martín bate Aleix Espargaró por 0s045 e lidera treino em Silverstone. Bagnaia é 3º
Jorge Martín cravou 1min57s911 na melhor volta na tarde desta sexta-feira (2) e garantiu a liderança da MotoGP. Aleix Espargaró e Francesco Bagnaia fecham o top-3 do treino do GP da Grã-Bretanha
Jorge Martín mandou na sexta-feira (2) em Silverstone. Depois de comandar o treino da manhã, o espanhol repetiu a dose nesta tarde ao bater Aleix Espargaró por só 0s045 e colocar a Pramac no topo da folha de tempos em Silverstone.
Líder do campeonato, Francesco Bagnaia foi 0s119 mais lento que o rival pelo título e assegurou o terceiro melhor tempo, diante de Enea Bastianini, que teve um problema com a moto logo no começo da sessão. Ainda sem emprego para o próximo ano, Jack Miller surpreendeu neste primeiro dia de atividades em território britânico e ficou em quinto, como a melhor KTM.
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Só 0s407 atrás do líder, Fabio Di Giannantonio fechou o dia com a sexta colocação, seguido por Brad Binder e Maverick Viñales. Marco Bezzecchi e Marc Márquez fecham o rol dos dez primeiros.
Franco Morbidelli até flertou com uma posição melhor, mas acabou em 11º, diante de Raúl Fernández, Pedro Acosta, Álex Márquez e Miguel Oliveira.
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A MotoGP volta ao circuito de Silverstone neste sábado, às 6h10 (de Brasília), para o segundo treino livre do GP da Grã-Bretanha, 10ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Saiba como foi o treino da MotoGP em Silverstone:
O treino mais decisivo do fim de semana da MotoGP começou com céu parcialmente nublado em Silverstone. Quando os pilotos entraram na pista para a sessão da tarde, a temperatura estava em 24°C, com o asfalto chegando a 43°C. A umidade relativa do ar estava em 44%, com o vento soprando a 18 km/h.
Ainda nos primeiros minutos da sessão, Enea Bastianini teve problema com a moto, que começou a soltar fumaça. O italiano, então, parou na pista, com a Ducati mostrando preocupação enquanto preparava os boxes para trabalhar na Desmosedici.
Pouco depois, Marco Bezzecchi também teve problemas. O italiano deixou a pista, desceu a moto e passou a empurrar, antes de tentar fazer a moto pegar no tranco para ir aos boxes da VR46. Um dos mecânicos saiu correndo para tentar encontrar o italiano.
Alheio aos problemas dos colegas, Jorge Martín cravou 2min00s093 e se instalou no topo da folha de tempos, 0s409 melhor do que Johann Zarco, que surpreendia com o segundo posto. Fabio Di Giannantonio era o terceiro.
Sem muita demora, Aleix Espargaró tomou a ponta, mas logo viu Martín baixar para 1min59s583 e voltar à primeira posição. Di Giannantonio também melhorou e assou a ocupar o segundo lugar.
Com 1min59s487, Francesco Bagnaia assumiu o comando, só 0s001 mais rápido do que Viñales, que vinha em segundo. Martín, Morbidelli e Di Giannantonio formavam o top-5.
O líder do Mundial, aliás, recebeu um alerta na moto por causa de um problema com o equipamento, já que estava com o macacão aberto. O #1 agiu rapidamente e seguiu na pista.
De volta à pista, Bastianini subiu o ritmo, cravou 1min59s026 e assumiu a ponta, 0s116 mais rápido do que o companheiro de Ducati. Viñales era o terceiro.
Ameaçado de ficar sem emprego em 2025, Jack Miller apareceu mais forte em Silverstone e se colocou na terceira colocação, 0s183 mais lento do que o líder Bastianini.
Mais atrás, Pedro Acosta também melhorou e se instalou em quinto, com 1min59s324. Martín era o sexto.
Os tempos começaram a baixar e foi Viñales quem puxou a fila, com 1min58s563. Martín foi no embalo e saltou para segundo, a 0s293 do compatriota, seguido por Raúl Fernández fechando o novo top-3 da atividade.
Mais atrás, o cenário também ia movimentando. Marco Bezzecchi foi a 1min59s599 e assumiu o décimo posto, tirando Morbidelli do Q1 provisório. Marc Márquez vinha em 12º, seguido por Álex Márquez, Fabio Quartararo e Álex Rins.
Minutos mais tarde, Oliveira passou o #72 e assumiu a décima colocação, 0s916 mais lento do que Viñales, que seguia na ponta.
Perto da marca de dez minutos para o fim da sessão, Bagnaia cravou 1min58s447 e reassumiu a liderança, só 0s065 melhor do que Aleix. O bicampeão tinha pneus novos: médio na frente e macio atrás.
O lugar, porém, nem esquentou. Di Giannantonio foi 0s030 melhor e tomou a ponta, mas foi em seguida superado por um Martín 0s155 melhor. Aleix era o quarto, diante de Viñales, Marc Márquez e Bezzecchi.
Bastianini, então, passou em 1min58s401 e subiu para o segundo lugar, 0s139 mais lento do que Martín.
Depois de alguns instantes de calmaria, a tabela de tempos voltou a ficar colorida, com Bagnaia passando em 1min58s030 para saltar para a ponta, 0s230 melhor do que Miller, que avançou para segundo. Binder também apertou o passo e se colocou em quinto.
Aleix Espargaró apareceu em seguida com 1min57s956 e tomou a liderança de Bagnaia por 0s074. Martín respondeu pouco depois e, com 1min57s911, voltou ao comando, 0s045 melhor do que o amigo da Aprilia.
Atrás, Morbidelli também melhorou, se colocando em décimo, 0s731 mais lento do que o líder. A posição do ítalo-brasileiro, contudo, não era segura, já que Raúl Fernández vinha melhorando.
Antes mesmo do espanhol, foi Marco Bezzecchi quem avançou, chegando ao nono posto.
Com o cronômetro travado, Rins caiu na curva 6 de Silverstone, mas aparentou não ter sofrido lesões de maior gravidade.
Já com o cronômetro zerado, Bastianini foi a 1mi58s190 e ficou com o quarto tempo.
MotoGP 2024, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, Treino:
1 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:57.911 | |
2 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:57.956 | +0.045 |
3 | F BAGNAIA | Ducati | 1:58.030 | +0.119 |
4 | E BASTIANINI | Ducati | 1:58.190 | +0.279 |
5 | J MILLER | KTM | 1:58.260 | +0.349 |
6 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | 1:58.318 | +0.407 |
7 | B BINDER | KTM | 1:58.386 | +0.475 |
8 | M VIÑALES | Aprilia | 1:58.389 | +0.478 |
9 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 1:58.506 | +0.595 |
10 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:58.585 | +0.674 |
11 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | 1:58.642 | +0.731 |
12 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | 1:58.776 | +0.865 |
13 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | 1:58.833 | +0.922 |
14 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:58.954 | +1.043 |
15 | M OLIVEIRA | Trackhouse Aprilia | 1:59.160 | +1.249 |
16 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:59.273 | +1.362 |
17 | J ZARCO | LCR Honda | 1:59.409 | +1.498 |
18 | A RINS | Yamaha | 1:59.455 | +1.544 |
19 | L MARINI | Honda | 1:59.644 | +1.733 |
20 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | 1:59.835 | +1.924 |
21 | J MIR | Honda | 2:00.277 | +2.366 |
22 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 2:00.575 | +2.664 |
23 | R GARDNER | Yamaha | 2:01.312 | +3.401 |