Martín critica MotoGP e se diz “desprotegido” após ultrapassagem de Bastianini em Misano

Jorge Martín afirmou que a ultrapassagem de Enea Bastianini em Misano pode abrir precedentes para que outros também forcem manobras parecidas nas próximas corridas da classe rainha

Jorge Martín voltou a criticar a MotoGP por não investigar ou punir Enea Bastianini após a ousada e polêmica ultrapassagem que definiu a vitória do italiano no GP da Emília-Romanha no fim de semana passado. Apesar de o piloto da Pramac afirmar que o caso ficou no passado, ele disse que se sente “desprotegido” por não ver nenhum tipo de ação contra a manobra.

Bastianini forçou uma ultrapassagem contra Martín na última volta da prova, com o espanhol precisando sair da pista para evitar um acidente. O piloto da Ducati seguiu para a vitória, mas o rival ficou irritado e até fez gestos ofensivos no momento da bandeirada. Após a corrida, com a cabeça um pouco mais fria, Martín falou sobre o incidente e considerou a manobra “exagerada”.

“Estou tranquilo, não adianta ficar estressado. Obviamente, há muita coisa em jogo e quero ir bem. Ainda não concordo com o que aconteceu no domingo passado em Misano, mas não quero ficar pensando no resultado. Tive um ótimo final de semana e fiquei com o lado positivo”, começou o #89, durante entrevista coletiva em Mandalika.

“Já tentei [falar com os comissários da MotoGP], fui até lá, mas eles não estavam. Tentei vê-los depois, mas me disseram que vou conseguir falar com eles amanhã. Quero conversar com eles, mas não queria fazer isso no final de semana ou antes do treino. O dia seria hoje [quinta-feira], mas talvez a gente encontre um tempo para fazer isso”, completou Martín.

Bastianini forçou manobra no último giro e levou a melhor para vencer (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Questionado sobre as diferentes opiniões relacionados à ultrapassagem do pilota da Ducati, o espanhol disse que a manobra pode abrir precedentes para que outros também forcem ultrapassagens parecidas nas próximas corridas da classe rainha.

“Cada um pensa o que quer. O que tem de ser mais claro é o regulamento e os critérios com que nos medem porque, no final, se você conseguir ultrapassar um piloto dessa maneira e não houver consequências, todos vão começar a fazer”, afirmou.

“Eu só disse uma vez que tenho, por assim dizer, um recurso para usar algum dia, não disse que vou fazer isso. Nunca precisei ultrapassar pilotos tocando neles ou jogando-os para fora da pista. Isso é algo que não considero. É lógico que a direção de prova tem de ser mais transparente, até porque me sinto um pouco desprotegido. Se alguém fizer isso com você e não houver consequências, isso vai começar a acontecer”, concluiu o líder do campeonato.

Jorge Martín e Enea Bastianini (Foto: Gold & Goose/ Red Bull Content Pool)

MotoGP volta a acelerar neste fim de semana com o GP da Indonésia, em Mandalika, para a 15ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.