Martín puxa 1-2 da Pramac no treino 1 da MotoGP no Catar. Bagnaia é terceiro
Jorge Martín abriu o fim de semana em Lusail com o pé direito e assegurou a liderança do primeiro treino livre da MotoGP para o GP do Catar. 0s172 mais lento que o companheiro, Johann Zarco ficou em segundo. Líder do campeonato, Francesco Bagnaia ficou com a terceira colocação
Jorge Martín abriu o penúltimo fim de semana da temporada 2023 com o pé direito. O piloto espanhol cravou 1min56s393 na melhor volta na tarde desta sexta-feira (17) no Catar e liderou uma dobradinha da Pramac com Johann Zarco. Francesco Bagnaia completa o top-3.
O primeiro treino do fim de semana em Lusail viu inúmeras trocas na ponta da tabela, mas Martín aproveitou os minutos finais para descolar do pelotão. Com 1min56s393 na melhor de 17 voltas, o #83 assegurou a liderança com 0s172 de frente para o companheiro de equipe.
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Bagnaia, por sua vez, chegou a liderar o treino, mas, sem lançar mão de pneus mais macios e novos, ficou em terceiro, 0s229 atrás do líder.
Raúl Fernández melhorou na volta final e colocou a Aprilia da RNF na quarta colocação. Franco Morbidelli foi a melhor Yamaha e acabou em quinto, diante de Luca Marini, Aleix Espargaró, Fabio Di Giannantonio e Pol Espargaró. Brad Binder fecha um top-10 coberto por 0s501.
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Com 1min56s961, Fabio Quartararo assegurou o 11º tempo, seguido por Maverick Viñales e Jack Miller. Melhor Honda, Joan Mir foi só 19º, à frente de Marc Márquez, Iker Lecuona e Takaaki Nakagami.
A MotoGP disputa neste fim de semana o GP do Catar, no circuito de Lusail, penúltima etapa do calendário. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.
Saiba como foi o primeiro treino livre da MotoGP no Catar:
Depois de um verdadeiro temporal na noite de quinta-feira, Lusail tinha noite de céu claro e temperaturas elevadas. Antes de a MotoGP entrar na pista para o primeiro treino do fim de semana, os termômetros mediam 27°C, com o asfalto chegando a 36°C. A umidade relativa do ar era de 60%, com o vento soprando a 5 km/h.
Quando o cronômetro foi acionado para os 45 minutos de sessão, Fabio Di Giannantonio foi o primeiro a entrar na pista, seguido de perto por Álex Márquez. Candidatos ao título, Francesco Bagnaia e Jorge Martín não tardaram a sair e foram praticamente juntos para a pista.
Na hora em que a primeira volta rápida foi computada, foi Raúl Fernández quem apareceu na ponta, com 1min59s140, 1s657 melhor do que Aleix Espargaró. Miguel Oliveira era o terceiro.
Na passagem seguinte, Martín colocou ordem na casa e saltou para a liderança, já com 1min58s626, 0s385 melhor do que Raúl. Franco Morbidelli aparecia em terceiro.
Ainda nos primeiros minutos da sessão, Aleix caiu na curva 14, mas escapou de lesões. O catalão ficou mesmo irritado com a demora dos fiscais em ajudá-lo a levantar a moto para poder retornar à pista.
Enquanto Aleix retornava aos boxes pela via de serviço, Álex Márquez se juntou a estatísticas de tombados com uma queda na curva 4. O piloto da Gresini também não se machucou, mas não conseguiu recuperar a moto.
Na pista, Martín tinha baixado para 1min58s235 para sustentar a ponta, 0s358 melhor do que Raúl. Maverick Viñales vinha agora em terceiro, com Francesco Bagnaia e Augusto Fernández fechando o top-5.
Ainda procurando emprego, Di Giannantonio pulou para a liderança, mas apenas brevemente, já que Enea Bastianini passou 0s037 melhor e se instalou na primeira posição. Morbidelli era o quarto, à frente de Raúl e Bagnaia.
Usando um par de pneus duros assim como o companheiro de Ducati, Bagnaia anotou 1min57s936 e ocupou a liderança, 0s046 melhor do que Enea. Di Giannantonio era o terceiro, à frente de Martín.
Restando pouco menos de 20 minutos para o fim da sessão, Johann Zarco avançou para a nona colocação, 1s003 atrás do líder.
Cerca de 5 minutos depois, Di Giannantonio foi a 1min57s818 e assumiu o topo da classificação, 0s118 à frente de Bagnaia. Bastianini desceu para terceiro, 0s253 melhor do que Martín, o quarto. Morbidelli fechava o top-5 enquanto Fabio Quartararo vinha só em 17º.
O italiano da Gresini melhorou mais ainda, ampliando para 0s461 a margem em reação a Bagnaia. O #49, contudo, não se deu por satisfeito e entrou na casa de 1min56s para ampliar para mais de 1s a diferença em relação ao líder do Mundial.
Superada a queda de mais cedo, Álex Márquez voltou para fazer uma dobradinha da Gresini, mais ainda com mais de 1s de atraso para Di Giannantonio.
Usando um pneu duro na frente e um médio atrás, Martín foi a 1min56s837 e tomou o segundo lugar, só 0s007 mais lento que Di Giannantonio. Augusto Fernández melhorou e subiu para terceiro, seguido por Viñales e Morbidelli.
Com pouco mais de cinco minutos para o fim, Martín cravou 1min56s393 e assumiu a ponta, 0s437 melhor do que Di Giannantonio. Logo em seguida, Morbidelli, que usava um par de duros, foi à segunda colocação, 0s411 mais lento que Jorge.
Na reta final do treino, Augusto Fernández caiu na 14, mas escapou de lesões.
Sem lançar mão de um pneu mais macio na traseira, Pecco anotou 1min570s63 e tomou o sexto posto, 0s670 atrás de Martín. Pouco depois, Jack Miller melhorou o passou o #1 por 0s003.
Em volta, Bagnaia cravou 1min56s780 e se instalou em segundo, mas ficou pouco por lá, já que Zarco foi 0s215 melhor e formou a dobradinha da Pramac.
Luca Marini também conseguiu ser mais rápido e, com 1min56s819, pulou para a quinta posição.
Já com o cronômetro zerado, Bagnaia melhorou para 1min56s622, mas não conseguiu sair da terceira colocação. Raúl Fernández, por outro lado, avançou para quarto, com Aleix Espargaró chegando em sétimo e Pol Espargaró em nono. Fabio Quartararo também foi mais rápido e ficou em 11º.
MotoGP 2023, GP do Catar, Lusail, Treino Livre 1:
1 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:56.393 | |
2 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:56.565 | +0.172 |
3 | F BAGNAIA | Ducati | 1:56.622 | +0.229 |
4 | R FERNÁNDEZ | RNF Aprilia | 1:56.685 | +0.292 |
5 | F MORBIDELLI | Yamaha | 1:56.804 | +0.411 |
6 | L MARINI | VR46 | 1:56.819 | +0.426 |
7 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:56.820 | +0.427 |
8 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 1:56.830 | +0.437 |
9 | P ESPARGARÓ | GasGas Tech3 | 1:56.885 | +0.492 |
10 | B BINDER | KTM | 1:56.894 | +0.501 |
11 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:56.961 | +0.568 |
12 | M VIÑALES | Aprilia | 1:56.975 | +0.582 |
13 | J MILLER | KTM | 1:57.060 | +0.667 |
14 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | 1:57.096 | +0.703 |
15 | M OLIVEIRA | RNF Aprilia | 1:57.606 | +1.213 |
16 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 1:57.835 | +1.442 |
17 | E BASTIANINI | Ducati | 1:57.982 | +1.589 |
18 | M BEZZECCHI | VR46 | 1:58.071 | +1.678 |
19 | J MIR | Honda | 1:58.177 | +1.784 |
20 | M MÁRQUEZ | Honda | 1:58.193 | +1.800 |
21 | I LECUONA | LCR Honda | 1:58.344 | +1.951 |
22 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 2:00.429 | +4.036 |