Martín resiste a Di Giannantonio e vence sprint da MotoGP no Catar. Bagnaia é só 5º

Com ritmo avassalador, arriscando desde o início, Jorge Martín superou os rivais e venceu mais uma sprint na temporada, agora no Catar. Francesco Bagnaia foi apenas o quinto colocado, mas segue líder do campeonato

Bagnaia e Martín criam rivalidade silenciosa nas últimas etapas da MotoGP 2023

Jorge Martín decidiu reagir depois de tantas dificuldades no Catar. Com uma corrida sprint impecável neste sábado (18), o espanhol da Pramac foi agressivo desde a largada, forçou muitas ultrapassagens e ainda precisou segurar a pressão de Fabio Di Giannantonio nas últimas voltas para vencer em Lusail e embolar a briga pelo título.

O pódio no Catar foi fechado por Luca Marini, que largou na pole e liderou as primeiras voltas antes de perder rendimento por conta do pneu macio dianteiro. Álex Márquez ficou na quarta colocação.

Ainda líder do campeonato, Francesco Bagnaia teve uma sprint para esquecer. Sem o mesmo ritmo dos concorrentes, foi engolido pelo pelotão e terminou apenas na quinta colocação. Agora, a vantagem no campeonato é de apenas 7 pontos para Martín e tendo a certeza de que o título só será definido em Valência.

Maverick Viñales ficou em sexto, seguido por Brad Binder, Fabio Quartararo, Augusto Fernández e Johann Zarco completando o top-10.

Pecco Bagnaia e Jorge Martín travaram bons duelos na prova (Foto: Gold & Goose/Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A largada do GP do Catar de MotoGP, no circuito de Lusail, acontece neste domingo, às 14h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

Saiba como foi a corrida sprint da MotoGP no GP do Catar:

Depois de uma sequência de corridas em um calor escaldante, os pilotos respiraram mais aliviados em temperaturas bem mais amistosas no Catar. Antes da corrida sprint, os termômetros mediam 23°C, com o asfalto chegando a 26°C. A umidade relativa do ar estava na casa dos 79%, com o vento soprando a 1 km/h.

Neste fim de semana, por causa do asfalto novo no Lusail, a Michelin levou mais opções de pneus: dois duros, médio e macio para a dianteira, e macio, médio e duro para a traseira. Apenas os pneus traseiros tinham perfil assimétrico.

Para este sábado, a escolha foi variada: Marini, as duas Yamaha, Lecuona, Aleix Espargaró, Jack Miller e Fabio Di Giannantonio colocaram os dianteiros macios, enquanto Takaaki Nakagami foi de médio. Os demais optaram pelo duro. Na traseira, a maioria escolheu a borracha dura, com Nakagami e Ausgusto Fernández escolhendo o médio, e Di Giannantonio e Marc Márquez calçando o macio.

No apagar das luzes em Lusail, o pole-position Luca Marini saiu bem e segurou a ponta, com Álex Márquez subindo para segundo e Jorge Martín tomando o terceiro posto depois e um toque com Francesco Bagnaia na curva 10.

A intensa largada da MotoGP na sprint do Catar (Vídeo: MotoGP)

Ainda nos primeiros metros, Martín escapou da pista e facilitou a passagem de Bagnaia e Marc Márquez. Pouco depois, na curva 6, um incidente resultou na queda de Oliveira, Aleix Espargaró e Binder. Enea Bastianini também caiu.

No fim do primeiro giro, Álex Márquez grudou em Marini, mas o italiano sustentou o comando. Pecco já vinha mais afastado, pressionado por Jorge. Di Giannantonio também passou Marc Márquez e subiu para quinto.

Acidente na primeira volta envolveu diversos pilotos (Vídeo: MotoGP)

Martín não esperou muito para força a passagem, levando junto Di Giannantonio. O líder do campeonato respondeu de imediato, voltando ao quarto lugar. Fabio, porém, tentou de novo e tomou a posição.

Uma vez em terceiro, Martín forçou o ritmo e passou a cortar a vantagem de Álex Márquez, que seguia perseguindo Marini pela liderança.

Martín forçou a passagem e superou Bagnaia (Vídeo: MotoGP)

Marc Márquez errou pouco depois, saindo da pista e despencando para o nono lugar, 2s9 atrás do líder.

Na quarta volta em Lusail, Marini tinha conseguido abrir 0s2 de margem, mas sem descolar definitivamente de Álex Márquez, que já era pressionado por Martín. Di Giannantonio seguia em quarto, já mais afastado de Pecco, que parecia esperar.

Na abertura da volta 5, Álex Márquez colocou de lado para tomar a ponta de Marini e até passou, mas o troco veio de imediato. Martín ainda aparecia em terceiro, colado aos ponteiros.

Martín foi para o ataque e assumiu a liderança na metade da prova (Vídeo: MotoGP)

O espanhol, então, deu o bote em Martín e tomou o segundo posto, passando a liderar o ataque contra Marini. Di Giannantonio era o quarto, agora com Bastianini menos distante.

Na mesma volta, di Giannantonio passou Álex Márquez e tomou a terceira colocação. Pouco depois, Jorge tomou a liderança de Marini, que buscou o troco na reta, mas não chegou.

Uma vez na ponta, Martín passou a forçar o ritmo para escapar do pelotão e assegurar mais uma vitória na corrida curta. Ao fim da volta 6, o espanhol já tinha 0s4 de margem para Di Giannantonio, que tinha acabado se superar Marini. Bagnaia seguia em quinto, mais próximo de Álex Márquez, que perdia mais e mais contato com os ponteiros.

Faltando cinco voltas para o fim, Viñales vinha chegando em Bagnaia para brigar pela quinta colocação. O #1, porém, não se aproximava muito de Álex Márquez.

Enquanto isso, Di Giannantonio começou a cortar a margem de Martín, que respondeu de imediato e se afastou mais uma vez.

Jorge Martín arrastou o campeonato para Valência (Vídeo: MotoGP)

Sem entregar os pontos, Di Giannantonio voltou a ser mais rápido que Martín e reduzir a diferença, mas a resposta veio de imediato, com o espanhol se afastando 0s3.

Antes de abrir a penúltima volta, Fabio aproximou de novo, mas ainda sem chance de atacar. Mais atrás, Quartararo tomou a nona colocação, com Raúl Fernández também aproveitado um erro de Marc Márquez para avançar. O piloto da RNF, porém, saiu da pista pouco depois e despencou para 14º.

Na ponta, Di Giannantonio vinha pressionando mais e mais, grudando em Martín mais uma vez. Os dois abriram a última volta separados por 0s183. Atrás, Pecco segurava Viñales.

Trabalhando para cortar a vantagem de Bagnaia no campeonato, Jorge escapou de vez, aproximando de 0s4 a margem em relação a Di Giannantonio. O espanhol venceu mais uma e impediu Bagnaia de ter um match-point ainda no Catar. A decisão segue para Valência.

MotoGP 2023, GP do Catar, Lusail, Corrida sprint:

1J MARTÍNPramac Ducati20:52.634
2F DI GIANNANTONIOGresini Ducati+0.391
3L MARINIVR46+2.875
4Á MÁRQUEZGresini Ducati+3.370
5F BAGNAIADucati+3.957
6M VIÑALESAprilia+4.239
7B BINDERKTM+5.761
8F QUARTARAROYamaha+6.454
9A FERNÁNDEZGasGas+8.285
10J ZARCOPramac Ducati+8.314
11M MÁRQUEZHonda+9.596
12J MILLERKTM+10.173
13M BEZZECCHIVR46+10.646
14R FERNÁNDEZRNF Aprilia+11.117
15F MORBIDELLIYamaha+12.163
16P ESPARGARÓGasGas+12.745
17I LECUONALCR Honda+19.285
18T NAKAGAMILCR Honda+26.238
19J MIRHonda+28.446
20E BASTIANINIDucati+35.553
21A ESPARGARÓApriliaAbandonou
22M OLIVEIRARNF ApriliaAbandonou
Piloto é meu e faço o que eu quiser: a nova tática da Ducati na MotoGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.