KTM antecipa divórcio e troca Zarco por Kallio no restante da temporada 2019

A KTM surpreendeu na manhã desta terça-feira (17) e anunciou que Johann Zarco não vai terminar a temporada com o time. O fábrica austríaca optou por substituir o francês por Mika Kallio restante de 2019

A passagem de Johann Zarco pela KTM chegou ao fim. A marca austríaca anunciou na manhã desta terça-feira (17) que o #5 será substituído por Mika Kallio no restante da temporada 2019.
 
Contratado pelo time ainda no início do ano passado, Johann tinha um contrato de dois anos, mas, infeliz com seu desempenho, pediu para ser liberado na metade do vínculo. Inicialmente, a fábrica de Mattighofen ia manter Zarco na RC16 até o fim do ano, mas “as prioridades foram realinhadas”.
 
Apesar de ser dispensado do time, a Zarco segue contratado pela KTM até o fim da temporada.
Mika Kallio vai assumir vaga de Johann Zarco (Foto: Reprodução)
Paddockast #33
10 ANOS DE SECA BRASILEIRA NA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

“A KTM está em uma fase crucial do projeto da MotoGP, com um foco intenso na próxima geração da RC16. Graças ao papel de longo prazo nos testes e a experiência, o finlandês terá um papel fundamental em coletar valiosas informações em condições de corrida ao lado de Espargarí, que conseguiu sete top-10 em 2019 e se classificou em segundo no grid do último GP, em San Marino”, disse a marca em nota. 
 
Piloto de testes da marca, Kallio teve a honra de guiar a KTM em seu debute na MotoGP em Valência em 2016 e participou ativamente do desenvolvimento da moto. O finlandês chegou a sonhar com uma vaga permanente, mas acabou preterido na época.
 
“Temos que tomar decisões para garantir que vamos usar nossos recursos da melhor maneira possível e estamos, no momento, em uma direção positiva em nossa estrutura da MotoGP”, disse Pit Beirer, diretor da KTM. “Realmente acreditamos que Mika pode nos ajudar neste estágio graças ao seu conhecimento e background. É fundamental que verifiquemos nossos resultados de testes em condições reais de corrida para começar nossa temporada de 2020 na melhor posição”, ponderou. 
 
“Mika provou sua habilidade na RC16 e estamos felizes que ele entra no grid como piloto novamente. Não há dúvidas que vai se focar na nova configuração com a #82 enquanto briga por pontos nas últimas corridas do campeonato”, comentou. 
 
Beirer aproveitou para agradecer a contribuição de Zarco com o projeto, mas reforçou que é hora de pensar no futuro. 
 
“Ao mesmo tempo, queremos expressar gratidão a Johann por seu esforço desde que entrou em nosso ambicioso projeto em novembro do último ano”, falou. “Temos agora que pensar no futuro e estamos dando esse passo de acordo com isso. KTM vai continuar o apoiando até que termine seu contrato no final de 2019, e sinceramente desejamos o melhor para seu futuro”, conclui.
O futuro de Zarco, por outro lado, segue incerto. Bicampeão, Johann chegou a cogitar um retono à Moto2, mas vê o posto de piloto de testes na classe rainha como uma oportunidade melhor. Ainda assim, as opções não são muitas na classe rainha.
 

 

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.