KTM confirma oficialmente estreia de Petrucci no Rali Dakar na edição 2022

Em um comunicado enviado à imprensa, a casa de Mattighofen anunciou que o italiano de 31 anos vai vestir as cores da Tech3 KTM Factory Racing

BINDER FAZ LAMBANÇA NO ALGARVE E AMPLIA DEBATE POR IDA PRECOCE À MOTOGP | GP às 10

Danilo Petrucci vai trocar a MotoGP pelo Rali Dakar. Tal qual o italiano vinha dizendo nas últimas semanas, a KTM anunciou nesta quarta-feira (10) que o piloto de 31 anos vai disputar a maior e mais dura prova off-road do planeta pela primeira vez em 2022, vestindo as cores da Tech3 KTM Factory Racing.

De acordo com a fábrica de Mattighofen, Petrucci é “um piloto de off-road habilidoso em enduro e motocross, mas sabe que a disciplina e as exigências do rali serão ao grande desafio”.

Danilo Petrucci vai estrear no Rali Dakar em 2021 (Foto: KTM)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Dono de dez pódios e duas vitórias na MotoGP, Danilo já começou a transição e esteve com a equipe antes do GP do Algarve para uma semana de treinos em Dubai com a KTM 450 Rally. De acordo com a KTM, Matthias Walkner, campeão de 2018 do Dakar e recém-coroado campeão do Mundial de Rali Cross-Country; Toby Price, bi campeão do Dakar; e Kevin Benavides, campeão vigente do Dakar, vão ajudar Petrucci na transição.

Depois de um primeiro teste, que foi observado de perto pelo ex-piloto Jordi Viladoms, diretor-esportivo de rali da KTM, Danilo vai intensificar o trabalho de pilotagem e aprendizado de navegação logo após o fim da temporada 2021 da MotoGP.

“Correr no Dakar é realmente um sonho que se torna realidade. É um evento que sempre quis fazer desde criança, quando assistia vídeos do Dakar dos anos 80 e 90”, disse Petrucci. “Agora, graças a KTM, o sonho está se tornando realidade. Primeiro, gostaria de agradecer a KTM por esta grande oportunidade. Acho que serei o único piloto a, no espaço de apenas um mês, competir na MotoGP e aí no Rali Dakar ― então é um grande orgulho ir para lá”, seguiu.

“Minha meta principal é terminar a corrida e curtir. O primeiro passo foi um treinamento com a planilha com Jordi. Ele disputou muitas corridas e terminou no pódio, então foi ótimo ao me ajudar a aprender essa arte especial”, comentou. “Na minha primeira vez pilotando a KTM 450 Rally recentemente em um teste inicial nas dunas de Dubai, onde estava com os campeões do Dakar da KTM, aprendi muito com eles ― foi ótimo vê-los pilotar e eles foram muito legais e úteis para mim. Espero que o treinamento do próximo mês seja o suficiente. Com certeza, será uma corrida dura, mas estou empolgado”, completou.

A chance de Petrucci no Dakar vem na esteira da perda da vaga na MotoGP. Atual piloto da KTM, o italiano foi preterido ― junto com Iker Lecuona ― em favor de Remy Gardner e Raúl Fernández e, assim, pediu à KTM uma chance no Dakar. A casa austríaca é uma força reconhecida no off-road e tem o impressionante recorde de 18 vitórias seguidas no Dakar.

“O talento de Danilo e a personalidade dele fazem com que ele seja um dos poucos caras de elite que acreditamos que pode fazer essa mudança radical do asfalto para as dunas”, disse Pit Beirer, diretor de esporte a motor da KTM. “É uma grande história para um grande cara. Queremos agradecer a ele pelo profissionalismo e todo o esforço como parte da equipe Tech3 na MotoGP. Agora é hora de outro ‘mundo’!”, completou.

MotoGP volta a acelerar no próximo domingo (14), para a última etapa da temporada, o GP da Comunidade Valenciana, em Valência. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

LEIA TAMBÉM
Acosta conquista merecido título da Moto3 e cria expectativas para futuro no Mundial
Bagnaia domina rivais, alcança melhor fase e se coloca como um dos favoritos para 2022

CINCO DISPUTAS PARA SE OBSERVAR NO FIM DO MUNDIAL DE MOTOVELOCIDADE | GP às 10
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar