KTM repagina Tech3, anuncia Bastianini e Viñales e abandona marca GasGas em 2025

A KTM anunciou nesta quinta-feira (13) a contratação de Enea Bastianini e Maverick Viñales para formarem a dupla da Tech3 a partir de 2025. Com o acerto, Jack Miller deixa a casa de Mattighofen após apenas dois anos

Mudou tudo na Tech3. A KTM anunciou nesta quinta-feira (13) a contratação de Enea Bastianini e Maverick Viñales para defenderem a equipe de Hervé Poncharal a partir da temporada 2025 da MotoGP. Os dois assinaram contratos multianuais e vão usar uma RC16 atualizada na equipe que também abandona a marca GasGas.

Com o acerto, ficam sem vaga Augusto Fernández — que ganhou sobrevida em 2025 depois de ver Pol Espargaró escanteado para tirá-lo da posição de tampão de Pedro Acosta — e Jack Miller — que chegou à equipe oficial no ano passado, vindo da Ducati, mas ainda não correspondeu às expectativas de performance.

Relacionadas


O acerto com a KTM, aliás, representa uma espécie de voltas às origens para Bastianini e Viñales. O italiano de 26 anos, que também passou pela Rookies Cup, estreou no Mundial a dez anos, com uma KTM RC4. O espanhol de 29, por sua vez, foi o segundo campeão da marca no Mundial de Motovelocidade, com o título da Moto3 em 2013.

Além disso, são dois nomes de peso para tentar manter o protagonismo conquistado pela estrutura privada de Poncharal graças a Acosta. Em 2024, a Tech3 ocupa o sexto posto no Mundial de Equipes — à frente da matriz —, com 114 pontos, 101 deles vindos das mãos do novato.

Maverick Viñales vai trocar a Aprilia pela KTM na MotoGP a partir de 2025 (Foto: Aprilia)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Temos o prazer de anunciar que Enea e Maverick estarão conosco no próximo e que voltaremos a ser KTM”, disse Nicolas Goyon, chefe da Tech3. “Não podemos esquecer que nossas primeiras vitórias na MotoGP foram conquistadas em laranja!”, seguiu.

“Não escondemos nosso orgulho em ver que esses dois talentosos pilotos decidiram pilotar nossas máquinas. Isso mostra que seguimos o caminho certo e que nossa tecnologia pode lutar pela ponta do campeonato”, avaliou. “Gostaria de agradecer ao Pierer Mobility AG pela qualidade do apoio deles. Nossa colaboração atingiu um nível de ponta neste ano e tenho certeza de que continuaremos a crescer no futuro, Também gostaria de agradecer a Red Bull pela dedicação deles a nós. Temos um comprometimento claro com a vitória e é por isso que Enea e Maverick decidiram se juntar ao programa”, completou.

Diretor da KTM Motorsports, Pit Beirer celebrou o acerto com os dois pilotos e destacou que a meta pra 2025 é fortalecer o nome da marca austríaca.

“Estamos muito felizes por termos podido trazer Enea e Maverick para o nosso projeto da MotoGP e em dar a eles apoio e suporte total da fábrica para que eles continuem a perseguir suas metas e atingir a máxima performance”, celebrou Beirer. “Está claro que estamos falando de dois dos pilotos mais rápidos no mundo no momento e é um elogio que eles confiem em nós e na operação de primeira linha que criamos junto com a Red Bull KTM Tech3”, destacou.

“O rótulo do time para 2025 diz tudo: é hora de fortalecer o nome da KTM outra vez. E não podíamos pensar em uma maneira melhor de trazer este tipo de valor para a companhia do que colocar Enea e Maverick totalmente de laranja”, frisou. “Agora vamos forçar no resto de 2024 e aí olhar para este novo começo no próximo ano”, encerrou.

Além de representar o fim de um capítulo para Miller e Augusto Fernández, o anúncio desta quinta também impacta diretamente a Aprilia. A casa de Noale vinha apostando em Viñales como o novo ‘capitão’, já que Aleix Espargaró vai se aposentar no fim do ano, mas agora terá de buscar um novo companheiro para Jorge Martín, escalado justamente para ocupar a vaga do #41.

Bastianini, por outro lado, se recoloca no grid com um contrato de fábrica após ter perdido a vaga titular na Ducati para Marc Márquez.

MotoGP volta a acelerar entre 28 de 30 de junho para o GP da Holanda, em Assen, com a 8ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.