Marc Márquez inicia reabilitação. Médico vê “porta entreaberta” para volta em Brno

Operado na terça-feira, Marc Márquez faz terapia com frio para tentar reduzir o tempo longe da MotoGP. Responsável pela cirurgia, o Dr. Xavier Mir explicou que integridade do nervo radial permite uma recuperação mais rápida

Marc Márquez já começou a reabilitação para tentar voltar à MotoGP o mais rápido possível. Apesar de a Honda salientar que não quer um retorno apressado, o hexacampeão da classe rainha parece disposto a encurtar os prazos.

Na terça-feira, Márquez passou por uma cirurgia no Hospital Universitário Dexeus, em Barcelona, para estabilizar a fratura sofrida no úmero direito em uma forte queda no GP da Espanha de domingo. Os médicos acreditam que o #93 teve o osso quebrado pelo pneu da própria RC213V.

Marc Márquez (Foto: Repsol)
Paddockast #70 | O QUE ESPERAR DA MOTOGP 2020?
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM

Em entrevista ao site oficial da MotoGP, o traumatologista Xavier Mir atualizou a condição de Márquez e deu detalhes da cirurgia que conduziu no piloto de Cervera.

“Ele está se sentindo melhor do que o esperado, porque inicialmente estava preocupado com uma lesão no nervo radial, o que é muito comum neste tipo de fratura do terço médio do úmero”, disse Mir. “A verdade é que o nervo estava muito próximo, mas não estava lesionado e isso nos permitiu fazer uma redução precisa da fratura e fixá-la com uma placa de titânio bloqueada de última geração, que permite que ele tenha iniciado a recuperação hoje”, contou.

“Ele começou agora com uma terapia de frio, com uma máquina especial, que faz com que o hematoma diminua, e, nos intervalos em que não está na máquina, faz a reabilitação do ombro, do cotovelo, do punho e da mão”, explicou.

O repórter, então, afirmou que Marc “não estará em Jerez neste fim de semana” e questionou se ele poderia voltar para a corrida de Brno, marcada para 9 de agosto, ao que Mir respondeu: “É difícil dizer. A verdade é que, sem danos ao nervo radial, a porta de Brno está entreaberta. Não aberta de todo, mas existe a possibilidade de ele estar em Brno”.

Por fim, Mir afirmou que Marc está “bem, muito animado, como sempre, com vontade de competir e de tentar lutar por este mundial”.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube