Marc Márquez pontuou apenas nas corridas sprint da temporada 2023 da MotoGP

Marc Márquez somou todos os 12 pontos que acumula na temporada 2023 da MotoGP nas corridas curtas de sábado. O titular da Honda perdeu três provas por causa de lesão

Se cinco pilotos não pontuaram nas corridas sprint da MotoGP até aqui, Marc Márquez acumulou todos os 12 tentos que exibe na tabela do Mundial de Pilotos aos sábados. O espanhol da Honda é o único entre os titulares que ainda não pontuou aos domingos — desconsiderando Enea Bastianini e Pol Espargaró, que praticamente não correram.

A expectativa em torno do mais velho dos Márquez era bastante alta para 2023, afinal era o primeiro ano em que ele estaria em plena forma após a epopeia vivida com a fratura no braço direito em 2020.

LEIA TAMBÉM
Bezzecchi líder e Marc Márquez zerado: como estaria a MotoGP sem sprint

Quartararo somou só 1 ponto nas sprints em 2023. Outros 5 pilotos, nem isso
Mir paga pecados com Honda e já teme destino à la Lorenzo e Pol Espargaró
Corridas sprint respondem por mais de 18% das quedas da MotoGP em 2023
Falta de punição por briga é nova evidência da volatilidade dos comissários

Marc Márquez é o único entre os titulares que pontuaram a marcar apenas nas sprint (Foto: Repsol)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

No GP de Portugal, que abriu a temporada, a corrida sprint mostrou um Marc forte e combativo, mas limitado pelo equipamento. Ainda assim, o #93 abriu o ano com um pódio, um sinal mais do que positivo.

Tudo mudou, porém, no domingo em Portimão. O espanhol sofreu um polêmico acidente e acabou com uma fratura na mão direita, que exigiu cirurgia. Diferente do que fez há três anos, o irmão de Álex optou pela prudência e ficou fora dos GPs da Argentina, das Américas e da Espanha para poder se recuperar.

O retorno aconteceu apenas no GP da França, onde o filho de Roser e Julià se mostrou forte mais uma vez. Marc fechou a corrida sprint na quinta colocação, mas chegou a brigar pelo pódio no GP longo. O top-3, contudo, não veio, graças a uma queda.

A forma física, todavia, não é mais um problema para Márquez. A RC213V segue com limitações importantes, especialmente na comparação com as motos europeias. Mas, como sempre, o espanhol de Cervera vai com aquele jeitinho habitual: tirando mais da moto do que ela tem a oferecer.

Na tabela de classificação do Mundial de Pilotos, o mais velho dos irmãos Márquez aparece apenas na 19ª colocação, 82 pontos atrás do líder Francesco Bagnaia, o que dificulta a vida pensando em título. Ainda assim, apostar contra o hexacampeão da MotoGP nunca é prudente.

Marc precisa manter a boa forma que exibiu nas sprint até aqui, mas também evitar quedas e pontuar bem nas corridas para ter pretensões de reação no campeonato. Fome e talento para isso, ele, certamente, tem.

MotoGP volta às pistas no dia 11 de junho, para o GP da Itália, em MugelloGRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Estrela da Honda e sem espaço na Ducati. “Jogo virou para Marc Márquez”
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.