Corridas sprint respondem por mais de 18% das quedas da MotoGP em 2023

Nas cinco primeiras corridas do ano, a MotoGP registrou um total de 114 tombos. A sessão menos acidentada foi o warm-up, enquanto dos GPs registraram o maior número de acidentes. As corridas sprint ficam com o terceiro posto no ranking das quedas

A MotoGP concluiu as primeiras cinco corridas da temporada 2023 com um total de 114 quedas. Mas, apesar do susto inicial com a violência da etapa de Portugal, a corrida sprint não foi a sessão mais acidentada dos finais de semana da classe rainha do Mundial de Motovelocidade.

Até agora, as corridas longas foram o palco do maior número de acidentes, respondendo por 26,31% dos tombos. O GP das Américas foi o mais acidentado, com nove quedas, seguida por França (8), Espanha (6), Portugal (5) e Argentina (2).

LEIA TAMBÉM
Bezzecchi líder e Marc Márquez zerado: como estaria temporada 2023 da MotoGP sem sprint

Quartararo somou só 1 ponto nas sprints em 2023. Outros cinco pilotos, nem isso
Mir paga pecados com Honda e já começa a temer destino à la Lorenzo e Pol Espargaró

Número de tombos foi alto na temporada até aqui (Foto: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O treino 2 foi o segundo no ranking de perigo, com 29 quedas até aqui, 25,43% do total. Esta atividade, porém, ganhou uma dinâmica nova com o formato adotado neste ano no Mundial.

Agora, a sessão é de 45 minutos e é a última oportunidade que os pilotos têm de garantir vaga na fase final da classificação, sem a necessidade de passar pelo Q1. Assim, a atividade vespertina da sexta-feira ganhou muito mais intensidade.

As corridas sprint aparecem na sequência, com 18,42% das quedas. Apesar do susto inicial, a prova curta de Portimão não foi a mais acidentada. No total, foram 4 acidentes em Portugal, mesmo número da França. A Espanha, porém, somou oito tombamentos. Termas de Río Hondo viu o menor número de acidentes — 2 —, um a menos do que em Austin.

O treino que define o grid de largada aparece na sequência, com 11 quedas no total, 9,64% do total. Os treinos 1 e 3 — o único que é efetivamente livre — respondem por 7,89 das quedas, cada.

O warm-up, que dura só dez minutos, foi o menos tumultuado, com só cinco quedas — três delas em Austin e outras duas na França.

Entre os pilotos, Joan Mir lidera a lista de capotes, com 11, o mesmo número que registrou em toda a temporada passada. Jack Miller e Álex Márquez caíram nove vezes, contra oito do estreante Augusto Fernández.

MotoGP 2023, Quedas por pilotos:

1Joan Mir11
2Jack Miller9
2Álex Márquez9
3Augusto Fernández8
4Aleix Espargaró7
5Marco Bezzecchi6
5Jorge Martín6
5Luca Marini6
6Miguel Oliveira5
6Marc Márquez5
7Francesco Bagnaia4
7Brad Binder4
7Álex Rins4
7Franco Morbidelli4
8Fabio Quartararo3
8Takaaki Nakagami3
8Raúl Fernández3
9Johann Zarco2
9Maverick Viñales2
9Fabio Di Giannantonio2
9Jonas Folger2
9Enea Bastianini2
9Pol Espargaró2
10Danilo Petrucci1
10Michele Pirro1
10Lorenzo Savadori1
10Stefan Bradl1
10Iker Lecuona1
11Dani Pedrosa0

MotoGP volta às pistas no dia 11 de junho, para o GP da Itália, em MugelloGRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Má fase não é motivo para Yamaha abandonar MotoGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.