Márquez transforma Termas em spa, vence terceira seguida em 2014 e iguala marcas de Rossi e Agostini

Absolutamente relaxado em Termas de Río Hondo, Marc Márquez pilotou tranquilo e venceu fácil após superar Jorge Lorenzo em meados da disputa. Dani Pedrosa superou piloto da Yamaha para formarem 1-2 da Honda

 A cobertura completa 'in loco' do GP da Argentina no GRANDE PRÊMIO
icone_TV  Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens do domingo de Mundial de Motovelocidade na Argentina

O layout do circuito de Termas de Río Hondo parecia favorável a Yamaha, mas Marc Márquez não é do tipo que aceita as convenções. Voando desde o segundo treino na pista da Argentina, o espanhol aproveitou as poderosas águas relaxantes da região para pilotar tranquilo ao longo de todo o fim de semana. 
 
Depois de uma largada mais ou menos, onde acabou espremido e despencou no pelotão, Marc pouco a pouco recuperou terreno e alcançou Jorge Lorenzo, que fez uma boa largada para liderar as primeiras voltas da disputa. 
Marc Márquez venceu tranquilo em Termas de Río Hondo (Foto: Repsol)
Visivelmente poupando equipamento, o jovem espanhol esperou faltarem nove voltas para o fim do GP da Argentina para deixar o piloto da Yamaha para trás. Sem condições de acompanhar o ritmo da sempre rápida RC213V, Lorenzo se tornou presa fácil para Dani Pedrosa, que assumiu o segundo posto com duas voltas para o fim. 

Com o resultado do GP da Argentina, Márquez se tornou o primeiro piloto a vencer as três primeiras provas da temporada da classe rainha desde Valentino Rossi em 2001, ainda nas 500cc. O último piloto a ter vencido as três primeiras provas do ano partindo da pole era Giacomo Agostini, que conseguiu o feito em 1971.

Depois de fazer um bom início de prova, Rossi sucumbiu ao desgaste do equipamento e não mais conseguiu exibir um ritmo bom o bastante para ameaçar os ponteiros. O italiano terminou a prova isolado no quarto lugar, 4s898 atrás de Márquez.
 
Stefan Bradl também se mostrou combativo, mas não conseguiu fazer frente aos rivais mais experientes e ficou com o quinto lugar, 10s131 atrás do italiano da Yamaha.
 
Andrea Iannone também teve uma excelente atuação em território argentino. Depois de uma boa largada, o italiano chegou a brigar pelo top-3, mas não conseguiu conter a força dos protótipos Honda e Yamaha e acabou na sexta colocação.
 
Bradley Smith recebeu a bandeirada no sétimo posto, à frente de Pol Espargaró, seu companheiro na Tech3 de Hervé Poncharal. Andrea Dovizioso colocou a Ducati na nona colocação, com Hiroshi Aoyama garantindo a última vaga do top-10 já na reta de chegada. 
Saiba como foi o GP da Argentina de MotoGP:
 
Com o sol brilhando no céu de Termas de Río Hondo, a largada da MotoGP aconteceu pontualmente às 14h. Pela terceira vez no ano, Marc Márquez tinha a pole, à frente de Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa. Aleix Espargaró abria a segunda fila, seguido por Andrea Dovizioso, Valentino Rossi, Bradley Smith, Andrea Iannone, Stefan Bradl e Álvaro Bautista. 
Jorge Lorenzo bem que tentou, mas acabou ficando com o terceiro lugar (Foto: Yamaha)
Quando as luzes se apagaram na pista argentina, Lorenzo acertou o momento da largada e assumiu a liderança, com Iannone saltando para o segundo posto. Pedrosa caiu para terceiro, à frente de Rossi.
 
Na sequência, Iannone errou e despencou na tabela. Pedorsa deixou Lorenzo para trás, assim como Rossi, que saltou para segundo. Jorge atacou, e ele, Pedrosa e Valentino ficaram lado a lado, com o italiano espalhando e caindo para terceiro. Ainda nos primeiros metros, Álvaro Bautista e Danilo Petrucci caíram e abandonaram.
 
No meio da confusão, Aleix Espargaró caiu, mas conseguiu voltar para a disputa. Lorenzo assumiu a ponta, agora seguido por Rossi. Dovizioso e Iannone surgiram para assumir a segunda e a terceira posição, respectivamente. Bradl tinha o quinto posto, com Marc em sexto.
 
Rossi colocou por dentro e deixou Dovizioso para trás e começando a caçada a Iannone, que não resistiu por muito tempo. Márquez logo se instalou atrás do piloto da Pramac, pressionando pelo terceiro lugar. 
 
Marc atacou, passou Andrea e Valentino, que vinha fora da trajetória ideal. O piloto da Yamaha logo retomou o trilho e entrou entre Bradl e Iannone. 
 
Na ponta, Lorenzo liderava e tinha 1s de vantagem pata Márquez. Mais atrás, Rossi atacou Bradl, mas acabou escapando da pista na sequência na curva 5. 
 
Rodando em segundo, Marc começou a diminuir rapidamente a diferença pata Lorenzo. Iannone vinha em terceiro, à frente de Bradl, Pedrosa e Rossi. 
Andrea Iannone foi especialmente combativo neste domingo (Foto: Pramac)
Na sexta volta da corrida, a diferença entre Lorenzo e Márquez era de 0s426. Parecia apenas uma questão de tempo até o ataque do piloto da Honda.
 
Especialmente combativo nesta tarde, Iannone se defendeu bem do ataque de Bradl e manteve o terceiro posto. 
 
Enquanto Lorenzo fazia o que podia para escapar das garras de Márquez, Iannone se defendia dos avanços de Bradl e Pedrosa. Se o germânico demorou para tomar a iniciativa, Dani tratou logo de assumir a responsabilidade por tirar o piloto da Pramac do top-3. Mais atrás, Rossi tentava chegar em Bradl e vinha cada vez mais próximo. 
 
De tanto insistir, Stefan passou Iannone, subindo para a quarta colocação. Na ponta, Jorge vinha defendendo bem, extraindo tudo e mais um pouco as M1 para manter a Yamaha à frente da eterna rival Honda. O piloto da moto #99 foi para a pista com pneus médio na frente e duro atrás. Marc, por outro lado, optou por um par de duros.

Pedrosa logo passou Iannone, que foi superado por Rossi na sequência na curva 13. Em quinto, Valentino tentava chegar em Bradl para assumir a ponta.

Na 12ª volta, Rossi passou Bradl, mas levou o troco logo na sequência. O italiano insistiu e recuperou a frente, tendo Pedrosa como próximo alvo. 

 
Na frente do grid, Lorenzo e Márquez seguiam bailando, sem riscos desnecessários e tentando economizar o equipamento. Pedrosa tinha o terceiro posto, à frente de Rossi, Bradl, Iannone, Smith, Dovizioso, Pol Espargaró e Yonny Hernández.
 
Rodando em quarto, Valentino tinha 1s459 de atraso para Pedrosa, que, por sua vez, estava a 3s305 do companheiro de Honda. A batalha, entretanto, não era lá muito animadora, já que Pedrosa vinha no ritmo dos ponteiros, aumentando a diferença para o italiano.
 
Com nove voltas para o fim, Márquez cansou de brincar de gato e rato e passou Lorenzo na freada da curva cinco para disparar na ponta, abrindo, imediatamente 0s6 para o rival.
 
Uma vez na ponta, o jovem líder do Mundial tratou de acelerar fundo, buscando sua terceira vitória seguida. Com a Yamaha rendendo menos que a Honda, Pedrosa logo viu uma oportunidade de melhorar sua posição e aumentou o passo para tentar buscar Lorenzo. 
 
Volta rápida atrás de volta rápida, Márquez sustentava uma vantagem de 2s239 com cinco giros para o fim. Sem conseguiu acompanhar o ritmo do campeão vigente, Lorenzo virou presa fácil de Pedrosa, que o deixou para trás com uma volta para o fim.
 
Já na reta de Termas, Hiroshi Aoyama passou Nicky Hayden para garantir a última vaga do top-10.
 
MotoGP, GP da Argentina, Termas de Río Hondo, Final:
1 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 41:39.821 25 voltas
2 26 DANI PEDROSA ESP HONDA +1.837  
3 99 JORGE LORENZO ESP YAMAHA +3.201  
4 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA +4.898  
5 6 STEFAN BRADL ALE LCR HONDA +15.029  
6 29 ANDREA IANNONE ITA PRAMAC DUCATI +19.447  
7 38 BRADLEY SMITH ING TECH3 YAMAHA +24.192  
8 44 POL ESPARGARÓ ESP TECH3 YAMAHA +29.118  
9 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI +33.673  
10 7 HIROSHI AOYAMA JAP ASPAR HONDA +43.279  
11 69 NICKY HAYDEN EUA ASPAR HONDA +43.352  
12 68 YONNY HERNÁNDEZ COL PRAMAC DUCATI +44.819  
13 17 KAREL ABRAHAM TCH AB +45.178  
14 45 SCOTT REDDING ING GRESINI HONDA +48.656  
15 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP FORWARD +52.250  
16 8 HECTOR BARBERÁ ESP AVINTIA +53.505  
17 35 Michele PIRRO ITA DUCATI +53.669  
18 70 MICHAEL LAVERTY ING PAUL BIRD +56.570  
19 63 MIKE DI MEGLIO FRA AVINTIA +1:03.140  
20 5 COLIN EDWARDS EUA FORWARD +1:05.760  
21 23 BROC PARKES AUS PAUL BIRD +1:16.722  
22 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP GRESINI HONDA    
23 9 DANILO PETRUCCI ITA IODA    
GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' a terceira etapa do Mundial de Motovelocidade com as repórteres Evelyn Guimarães e Juliana Tesser. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.