Michelin conta “história do pneu” e faz análise em busca de resposta para queixa de Martín

Chefe da Michelin, Piero Taramasso explicou que a fábrica francesa não tem uma resposta imediata para as queixas de Jorge Martín, mas prometeu analisar o calçado em busca de uma explicação

A Michelin vai analisar o pneu usado por Jorge Martín no GP do Catar em busca de uma resposta para a queixa do espanhol. O titular da Pramac culpou o calçado traseiro pelo décimo lugar em Lusail no domingo (19).

Depois de vencer a corrida sprint, Martín viu o cenário mudar totalmente na prova longa do Catar. Quinto no grid, o espanhol largou muito mal, patinando imensamente no apagar das luzes. Ao longo da disputa, as coisas pioraram e ele apenas conseguiu a décima colocação, 14s819 atrás de Fabio Di Giannantonio, que venceu a disputa.

Falando com a imprensa, Martín culpou o pneu pela performance e se disse desapontado por ver o campeonato decidido por um “pneu ruim”. Com o resultado no Catar, Francesco Bagnaia abriu 21 pontos de margem na liderança do campeonato, com 37 ainda em disputa.

“Estou realmente desapontado com o fato de campeonato ser decidido por um pneu ruim. Mas isso aconteceu comigo. É uma pena, mas é o que é”, disse Martín. “Tive muita dificuldade. Não tinha aderência na traseira. Não podia parar a moto. Não podia fazer curva. Não podia acelerar. Foi como se estive com a pista molhada”, reclamou.

Johann Zarco, Marc Márquez e Jorge Martín (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chefe do programa de esporte a motor em duas rodas da Michelin, Piero Taramasso explicou que a fábrica não tem uma resposta imediata para a queixa de Martín, mas vai analisar o pneu em busca de uma explicação.

“A única coisa negativa é a performance de Jorge Martín”, disse Taramasso. “Ele reclamou do pneu traseiro primeiro e aí também do dianteiro, pois ele forçou demais”, seguiu.

“Então estamos olhando os dados, pois, no momento, não é fácil dizer nada sobre o pneu. A única coisa que posso dizer é em relação à história do pneu. O pneu foi construído na França e aí viajou direto para cá. Nunca foi encaixado, nunca foi aquecido. Então, no momento, não temos indicação, mas vamos olhar os dados que recebemos da equipe e, assim que tivermos alguma notícia, vamos informar Jorge, a Pramac e a todos sobre o que aconteceu”, garantiu.

MotoGP volta a acelerar no fim de semana do dia 26 de novembro, com o GP da Comunidade Valenciana, no circuito de Valência, para a etapa que encerra a temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

Piloto é meu e faço o que eu quiser: a nova tática da Ducati na MotoGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.