Montadoras se queixam de peça em moto da Ducati e deixam resultado do GP do Catar sob investigação

A Ducati está enfrentando o primeiro revés da temporada. Após vencer o GP do Catar deste domingo (10), está sob investigação por conta de uma peça que estreou em Losail e fica localizada na frente do pneu traseiro. O motivo é que quatro fábricas prestaram uma queixa para a direção de provas sobre a legalidade do dispositivo

A Ducati está encarando um pequeno problema no Catar. Neste domingo (10), após a abertura da temporada 2019, quatro fábricas reclamaram na direção de prova sobre uma peça na moto da equipe italiana, e a vitória agora está sob investigação.
 
Neste final de semana, a esquadra de Borgo Panigale estreou um pequeno dispositivo que fica posicionado na frente do pneu traseiro. A justificativa apontada pelo time é de que serveria para esfriar o pneu.
 
Após ser testado por Danilo Petrucci, tanto o #9 quanto Andrea Dovizioso usaram a peça durante a corrida, que foi vencida pelo #4 após uma intensa batalha com Marc Márquez, sendo definida apenas nos metros finais.
O dispositivo apresentado pela Ducati (Foto: Reprodução)

Mas a pequena novidade da Ducati não agradou as adversárias. Quatro fábricas – Honda, Suzuki, Aprilia e KTM -, preencheram uma queixa formal para a direção de prova sobre a legalidade da peça.
 

Então, os diretores-técnicos da MotoGP pediram para que a Ducati entregasse as partes para que fossem inspecionadas. Depois, seria determinado se estão seguindo o novo regulamento.
 
Para a temporada 2019, o Mundial de Motovelocidade determinou que nada poderia ser adicionado na carenagem das motos.
 
Durante a coletiva de imprensa, questionado sobre como se sentiria se ganhasse a corrida em Losail fora da pista, Márquez respondeu: “Eu só tento fazer meu máximo dentro da pista. Hoje teve um piloto mais rápido do que eu. Era Dovizioso. Então ele me venceu”.

Tempo depois, a MotoGP resolveu indeferir o pedido das fábricas queixantes e manteve a vitória de Dovizioso e Ducati.

⚡️ O Neymar da MotoGP? Iannone consegue proeza de cair depois da bandeirada

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.