Pilotos vencem queda de braço e marcam reunião com comissários para Le Mans

De acordo com Jorge Martín, depois de “dois ou três anos lutando com a Dorna”, os pilotos conseguiram uma reunião com o Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) no fim de semana do GP da França. Francesco Bagnaia explicou que o objetivo é entender as decisões

Os pilotos da MotoGP vão se reunir com os integrantes do Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) durante o fim de semana do GP da França. A revelação foi feita por Jorge Martín no domingo (30).

O fim de semana em Jerez de la Frontera foi marcado por duas bandeiras vermelhas: uma na corrida sprint e outra no GP da Espanha. Franco Morbidelli e Fabio Quartararo foram punidos por terem causado as paralisações, assim como Francesco Bagnaia teve de entregar uma posição após um toque com Jack Miller. O australiano, porém, escapou de sanção depois de um lance com o espanhol da Pramac.

Jack Miller e Jorge Martín tiveram um toque durante o GP da Espanha (Foto: KTM)

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“Se a direção de prova penaliza Pecco, deveria penalizar Jack”, disse Martín. “E se não penalizam Jack? Então não deveriam punir Pecco. Então eles precisam melhorar”, defendeu.

“Felizmente, teremos uma reunião com eles, finalmente, depois de dois ou três anos lutando com a Dorna”, revelou Martín. “Vamos encontrá-los em Le Mans, finalmente. Com todos os pilotos”, frisou.

“Vamos tentar entender a posição deles, a nossa posição e melhorar. Não faz sentido a forma como eles estão trabalhando”, disparou.

Martín disse que entende a postura de Miller na corrida, mas se mostrou inconformado com a postura da direção de prova. Questionado se Bagnaia merecia a punição pelo toque com o australiano, Jorge respondeu: “Não. Se eles não puniram Jack!”.

“Eu perdi três posições, quase uma volta longa. Não quero chorar. É da corrida, tudo bem! Entendo a manobra, ele quer estar no pódio”, falou Martín. “Mas eles precisam fazer sempre a mesma coisa. Não é ‘dependendo do piloto’. Eles não são consistentes. Depende do piloto — eles tomam [a decisão] ou não tomam. Eles precisam melhorar. Vamos pressionar por isso”, insistiu.

Vencedor da corrida de domingo, Bagnaia confirmou o encontro e destacou que os pilotos só querem conversar, entender e apresentar os próprios pontos de vista.

“Sim. Na sexta-feira, na Comissão de Segurança, nós pedimos para conversar com os comissários, pois, sinceramente, nós estamos sempre falando deles na Comissão de Segurança, mas eles não estão lá conosco. Então nós pedimos simplesmente para ter uma conversa com eles para entender a razão de terem tomado uma decisão”, justificou Bagnaia. “Vamos tentar passar para eles nosso ponto de vista, pois não vemos consistência. Às vezes vemos alguns lances, também de outras categorias, algumas ultrapassagens que são muito mais agressivas do que outras, mas que ficam sem punição. Às vezes, como por exemplo, [Ayumu] Sasaki na curva 5 ou 6 da Argentina, foi punido, então, para mim, é só uma questão de entender a maneira como eles julgam e a maneira como eles decidem a punição”, completou.

Jack Miller, então, questionou a menção que o jornalista tinha feito ao fato de Quartararo ter tido de cumprir a volta longa uma segunda vez após executar incorretamente na primeira tentativa e defendeu: “Regras são regras. Essa é a regra. Ele, claramente, não cumpriu a regra. Eu concordo. 100%. A linha está lá. De todas, essa é a mais clara”.

O piloto da KTM, porém, manifestou a insatisfação com o fato de Fabio ter sido liberado para correr após causar uma lesão em Miguel Oliveira, que deslocou o ombro após ter sido derrubado na primeira volta.

“Querendo ou não, quando você atinge alguém — o pobre Miguel está agora no hospital ou algo assim — e é liberado para recomeçar a corrida, isso, para mim, marca uma fronteira”, apontou Jack. “Eu vou conversar com eles também sobre isso, pois, na minha visão, isso não foi correto”, encerrou.

Ainda no sábado, Morbidelli criticou a falta de diálogo com a direção de prova. Não só com os pilotos, mas também com a imprensa, com quem eles não falam.

“A FIM nos deixa no escuro sobre muitas coisas e não há diálogo com eles, tanto com os pilotos quanto com os jornalistas”, disse Franco. “Então eu me pergunto: como podemos melhorar? Eles têm as ideias deles, os pilotos têm outra e nós não discutimos nada. Só falamos com eles quando nos punem”, encerrou.

O Painel de Comissários da FIM tem Andrés Somolinos, que atuou como coordenador esportivo da RFME (Federação Espanhola de Motociclismo) e o ex-piloto Freddie Spencer como integrantes fixos.

MotoGP volta à ativa no fim de semana de 14 de maio, com o GP da França, em Le Mans. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

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