Pirelli cita testes positivos e confia em “boa temporada” na estreia em Moto3 e Moto2

Diretor de corridas de moto da Pirelli, Giorgio Barbier destacou que o traçado de Lusail é um desafio por causa não só do asfalto novo, mas também da areia na pista. Mesmo assim, dirigente se mostrou confiante em um bom fim de semana na estreia da marca italiana em Moto3 e Moto2

A Pirelli vai estrear na Moto3 e na Moto2 na temporada 2024. A marca italiana, que já atende, por exemplo, ao Mundial de Superbike, substitui a Dunlop, dando aos pilotos os pneus DIABLO™ Superbike, o mesmo que é vendido aos consumidores finais.

Diretor de corridas de moto, Giorgio Barbier comentou que a Pirelli conhece a pista do Catar pela experiência não só com o WSBK, mas também pela Fórmula 1. Ainda assim, o dirigente não espera facilidades, já que a areia na pista e a variação da temperatura afetam o desgaste da borracha.

Lusail é um circuito que conhecemos bem, pois corremos aqui tanto com o Mundial de Superbike quanto com a Fórmula 1”, disse Barbier. “É uma pista muito rápida, com a maior reta entre os circuitos do calendário do Mundial. A variação de temperatura entre o início e o fim do dia e, acima de tudo, a areia que normalmente é depositada na pista pelo vento sempre têm um impacto significativo no consumo de pneus e resultam em uma dificuldade maior na gestão das pressões”, seguiu.

“A areia torna o asfalto muito escorregadio, o que normalmente resulta em um [pneu] esfarelando e uma acentuada degradação térmica. Precisamente com a meta de limpar a pista, nas primeiras sessões do fim de semana os pilotos serão solicitados a fazer as curvas com raios constantes para controlar melhor o desgaste dos pneus e, provavelmente, usando soluções mais duras, motivo pelo qual também trouxemos para os pilotos da Moto3 um desenvolvimento traseiro mais protegido do desgaste”, explicou. “A evolução da pista é geralmente boa, mas, ao longo da noite, sempre há o risco de o vento depositar mais areia, limitando os benefícios da borracha depositada na pista”, comentou.

VEJA TAMBÉM
▶️
 10 pilotos para ficar de olho na MotoGP 2024

A alocação de pneus para a Moto3 no Catar (Foto: Pirelli)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Barbier frisou, ainda, que o fato de o asfalto ser novo é uma dificuldade extra, mas se mostrou confiante por causa dos testes feitos na pré-temporada.

“Além disso, o circuito foi completamente recapeado: isso é, certamente, o componente mais desconhecido para nós: sabemos que o novo asfalto é bem agressivo com os pneus, os pilotos já correram aqui em 2023, mas não neste período do ano, portanto os dados disponíveis para nós são limitados. De qualquer forma, os testes feitos em Valência e Jerez resultaram em um feedback muito positivo, então estamos confiantes de que podemos ter uma boa temporada”, concluiu.

A alocação de pneus para a Moto2 no Catar (Foto: Pirelli)

Na estreia no Mundial de Motovelocidade, a Pirelli vai oferecer aos pilotos da Moto3 os slicks dianteiros macios e médios, e os traseiros macios, médios e duros. Os pneus de chuva usam a borracha macia. Na Moto2, macios e médios também serão usados na dianteira, mesma opção da traseira, mas com uma borracha mais mole.

Confira o guia da MotoGP para a temporada 2024. Acesse aqui (Arte: Thiago Rocha)

GUIA 2024
📌 MotoGP chega aos 75 anos mais verde e com fábricas europeias no foco
📌 De combustível e concessões: o que muda na nova temporada do Mundial
📌 MotoGP tem poucos pilotos com futuro definido e muitos contratos no fim
📌 Moreira alcança sonhada promoção, mas precisa de paciência na Moto2
📌 GALERIA: Antes e depois das motos da MotoGP para a temporada 2024

MotoGP volta a acelerar no final de semana de 7 a 9 de março, em Lusail, no Catar, para a abertura da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Bastianini anima na pré-temporada 2024 da MotoGP e esquenta briga na Ducati
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.