Pol Espargaró é preterido pela Honda: “Moto de Márquez vai para Nakagami”

Catalão confirmou que pediu pelos últimos desenvolvimentos da RC213V, mas o japonês da LCR foi o escolhido para ficar com a moto de Marc Márquez na ausência do hexacampeão da MotoGP

MARC MÁRQUEZ TOMA DECISÃO CORAJOSA PARA SALVAR CARREIRA NA MOTOGP

Pol Espargaró foi preterido pela Honda neste fim de semana de GP da Catalunha em favor de Takaaki Nakagami. Ao invés de repassar ao piloto da equipe de fábrica o novo chassi e braço oscilante que vinham sendo testados por Marc Márquez, a marca da asa dourada escolheu o piloto da LCR para dar sequência ao trabalho.

Marc se afastou da MotoGP depois do GP da Itália do último fim de semana para passar por uma quarta cirurgia no braço direito, ainda em decorrência da fratura que sofreu na abertura da temporada 2020. Com o piloto de Cervera fora de combate, a HRC repassou ao titular da LCR a missão de dar sequência ao trabalho de desenvolvimento da moto.

LADO A LADO
▶️ Bastianini x Martín: as opções da Ducati para 2023

Pol Espargaró não ficou com as atualizações da Honda na Catalunha (Foto: Divulgação/MotoGP)

WEB STORY
▶️ Como está o grid da MotoGP na temporada 2023

Em Mugello, Márquez avaliou novas peças para lidar com as dificuldades de curva da Honda e também com a sensibilidade com a temperatura. Pol Espargaró queria dar sequência a este trabalho, mas vai ficar com a moto que tem usado desde o início do ano.

“A moto do Marc vai para Taka neste fim de semana. Então a minha meta é continuar com a moto que eu tinha desde o Catar e tentar ser o mais rápido possível”, disse Espargaró. “Então em relação ao desenvolvimento da moto, não sou o responsável por isso neste fim de semana. Para [o teste de] segunda-feira, não sei”, seguiu.

Pol confirmou que pediu a moto de Marc e queria testar as novas peças. Até aqui, o catalão foi o responsável pelo único pódio da marca da asa dourada no ano, um terceiro lugar no GP do Catar.

“Gosto de testar coisa nova na moto. Para melhorar a situação, só existe um caminho, trazendo coisa nova para melhorar a moto e melhorando os resultados”, ponderou. “Se você não tenta nada, você não melhora. Isso está claro, mas, mesmo assim, vou continuar lutando como sempre, ver se algo muda neste fim de semana e se podemos ser mais rápidos”, comentou.

“Com certeza, eu pedi pelas melhores coisas, pelas coisas novas e a última evolução da moto, mas não sou o cara que escolhe se vou receber ou não. Sou o cara que é pago para pilotar a moto e ser o mais rápido possível. E é isso que vou tentar neste fim de semana”, concluiu.

Nakagami, por sua vez, evitou detalhar quais são os itens que recebeu, mas admitiu que, assim como aconteceu em 2020, herdou mais apoio da HRC na ausência de Márquez.

“Marc está fora e parece que a Honda está tentando dar mais apoio ao nosso lado. Acho que mais pessoas vão vir [até a LCR] durante as sessões ou durante o fim de semana”, comentou. “Parece o estilo de 2020”, apontou.

“Ainda preciso conversar, mas parece que querem ajudar o nosso lado. Pelo desenvolvimento e pelo resultado. Então parece positivo para nós. Claro, ainda tem muitas coisas que preciso entender em relação ao que a HRC está pensando, mas vamos ver amanhã [sexta] ou este fim de semana”, falou. “Mas, definitivamente, mais ajuda facilita as coisas para nós, já que somos uma equipe satélite e não um time de fábrica. Então até mesmo uma ou duas pessoas a mais ajudam muito. Tomara que tudo corra bem. A minha expectativa para este fim de semana é continuar desenvolvendo a moto ou melhorando a moto. E tomara que possamos lutar por um pódio ou pelo menos pelo top-5 ou 6”, acrescentou.

A classificação do GP da Catalunha de MotoGP acontece no sábado, às 9h10 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

LEIA TAMBÉM
MotoGP homenageia Rossi e aposenta de forma oficial lendário #46 em Mugello
# Oliveira diz que “vai considerar” volta à Tech3, mas deixa claro: “Não é vaga dos sonhos”
# FOTO: Gresini apresenta layout especial ‘paz e amor’ para GP da Itália de MotoGP
# Márquez confirma quarta cirurgia no braço e fica fora por tempo indeterminado
# Bagnaia ganha força na briga, mas Quartararo e Aleix Espargaró marcam taça de perto

HOMENAGEM JUSTA OU DESNECESSÁRIA? MOTOGP APOSENTA #46 DE ROSSI EM MUGELLO
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.