Por pandemia e atraso em obras, Brno desiste de receber etapa da MotoGP em 2021

O tradicional circuito de Brno, na República Tcheca, desistiu de receber as etapas do Mundial de Motovelocidade em 2021. A justificativa dada foi a ausência de público e também o atraso nas obras de recapeamento do asfalto, ambas causadas pela pandemia de Covid-19

Desde que entrou no calendário do Mundial de Motovelocidade em 1965, o circuito de Brno, na República Tcheca, só ficou ausente em 1987. Mas em 2021, por problemas causados pela Covid-19, a prova na tradicional pista está fora dos planos.

A etapa estava nos planos no primeiro calendário divulgado pela MotoGP, e também no segundo, com uma data aberta entre os GPs da Finlândia e da Áustria reservada para Brno. Tudo porque a pista tcheca vai passar por um recapeamento do asfalto solicitado pelos pilotos por questões de segurança.

O problema é que a pandemia do novo coronavírus, e a ausência de público no local — que costuamava receber até 200 mil espectadores no fim de semana —, fizeram os gastos altos demais para este ano. Com isso, o circuito desistiu de receber o Mundial de Motovelocidade em 2021.

Brad Binder venceu GP da República Tcheca de 2020, disputado em Brno (Foto: KTM)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

“Nós temos muitos anos de experiência em organizar competições mundiais e conhecemos bem a economia. Nenhum evento cultural ou esportivo de tamanho mundial é economicamente viável sem público presente”, afirmou Ivana Ulmanová, diretora do autódromo.

Agora, Brno espera receber o Mundial de Motovelocidade novamente em 2022. Até lá, a direção do circuito vai focar em eventos de esporte a motor domésticos e aluguel da pista para clubes e agências realizarem voltas com clientes e assinantes. Apesar disso, não houve nenhum menção sobre o novo asfalto para o futuro próximo.

Em 2020, Brno recebeu o Mundial de Motovelicidade e viu o então novato Brad Binder conquistar a primeira vitória na MotoGP, além de levar a KTM ao topo do pódio de maneira inédita.

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:
Anchor | Apple | Spotify | Google | Pocket Cast | Radio Public | Breaker

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

MotoGP 2021, Calendário provisório:

DATAETAPACIRCUITO
28/3GP DO CATAR¹LOSAIL
4/4GP DO CATARLOSAIL
18/4GP DE PORTUGALPORTIMÃO
2/5GP DA ESPANHAJEREZ DE LA FRONTERA
16/5GP DA FRANÇALE MANS
30/5GP DA ITÁLIAMUGELLO
6/6GP DA CATALUNHAMONTMELÓ
20/6GP DA ALEMANHASACHSENRING
27/6GP DA HOLANDAASSEN
11/7GP DA FINLÂNDIA²KYMIRING
15/8GP DA ÁUSTRIARED BULL RING
29/8GP DA GRÃ-BRETANHASILVERSTONE
12/9GP DE ARAGÃOMOTORLAND
19/9GP DE SAN MARINO E DA RIVIERA DE RIMINIMISANO
3/10GP DO JAPÃOMOTEGI
10/10GP DA TAILÂNDIABURIRAM
24/10GP DA AUSTRÁLIAPHILLIP ISLAND
31/10GP DA MALÁSIASEPANG
14/11GP DA COMUNIDADE VALENCIANARICARDO TORMO
¹ Corrida noturna
² Pendente de homologação

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube