Quartararo escapa e vence GP da Catalunha. Mir e Rins completam pódio

O francês fez as pazes com a vitória, venceu a terceira em 2020 e reassumiu a primeira colocação da classificação. A Suzuki completou o pódio em Barcelona

Fabio Quartararo finalmente fez as pazes com a vitória em 2020. Neste domingo (27), o francês escapou na ponta do pelotão para garantir o triunfo do GP da Catalunha da MotoGP e subir pela terceira vez ao degrau mais alto do pódio no campeonato.

Nos giros finais, Joan Mir deu o bote em cima de Franco Morbidelli para assegurar a segunda colocação do pelotão. Álex Rins seguiu o companheiro de Suzuki e beliscou o degrau mais baixo do pódio em Barcelona, o primeiro do espanhol na temporada.

O ítalo-brasileiro da Yamaha SRT largou da pole-position, mas não conseguiu segurar os adversários e teve de se contentar com o quarto posto do pelotão. Jack Miller, que chegou a aparecer no top-3, recebeu a bandeirada em quinto.

Fabio Quartararo, MotoGP 2020, GP da Catalunha, Classificação
Fabio Quartararo conseguiu a terceira vitória de 2020 (Foto: SRT)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Francesco Bagnaia terminou a prova logo atrás do companheiro de Pramac, em sexto. Takaaki Nakagami, único piloto a pontuar em todas as provas até o momento, foi sétimo. Danilo Petrucci, Maverick Viñales e Cal Crutchlow completaram o top-10.

A passagem por Montmeló não foi nada positiva para Andrea Dovzioso. Até então líder da classificação, o italiano, que saiu em 17º, caiu na segunda curva da primeira volta e teve seu primeiro abandono da temporada, perdendo a ponta da tabela.

Com o resultado, Quartararo voltou a assumir a primeira colocação da classificação. O francês é o único competidor que venceu mais de uma corrida em 2020 – além da prova deste final de semana, a rodada dupla em Jerez, no início do calendário.

Saiba como foi o GP da Catalunha de MotoGP:

O sol dos últimos dias foi substituído por muitas nuvens, o que manteve baixa a temperatura em Montmeló. Quando os pilotos partiram para o grid, os termômetros mediam 17°C, com o asfalto chegando só a 21°C. A velocidade do vento estava na casa dos 11 km/h.

Por conta das baixas temperaturas, o pneu traseiro macio foi escolha unânime no grid, com a maioria optando também pela borracha mais mole também na dianteira, com exceção de Brad Binder, Aleix e Pol Espargaró, Álex Márquez e Miguel Oliveira, que optaram pelo médio na frente.

Na hora da largada, Morbidelli saiu muito bem para manter a liderança, com Miller saltando para segundo, à frente de Quartararo, que logo foi superado por Rossi.

Ainda nos primeiros metros, Danilo Petrucci se desequilibrou na curva 2, provocando uma reação de Johann Zarco, que acabou caindo e coletando Andrea Dovizioso no caminho.

Zarco e Dovizioso ficaram pelo caminho ainda nos primeiros metros (Foto: Reprodução)

Dono de um ritmo forte, Rossi logo colocou Miller para escanteio, com Quartararo passando o australiano para também caçar os dois ponteiros.

Ao contrario dos colegas de Yamaha, Maverick Viñales começou a corrida com o pé esquerdo e despencou para 16º ainda na terceira volta.

Mantendo uma diferença de cerca de 0s3 para Morbidelli, Rossi sentia a aproximação de Quartararo, que tinha Miller 0s5 de atraso para a briga pelo pódio. Mir aparecia na sexta colocação, seguido por Pol Espargaró e Rins.

Ainda na volta 6, Quartararo aproveitou o vácuo da reta para mergulhar na curva 1 e tomar o segundo lugar de Rossi e liderar a caçada a Morbidelli. Quarto, Miller vinha em um ritmo bastante forte.

Dois giros depois, Quartararo colou em Morbidelli, mas o ítalo-brasileiro manteve a liderança sem maiores problemas. Rossi seguia por perto, assim como Miller, ainda que agora mais afastado do multicampeão.

Na abertura da volta 9, Quartararo repetiu a tática usada pouco antes e usou o vácuo para colar em Morbidelli e tomar a liderança na curva 1. Dono de um ritmo forte, o francês abriu vantagem logo de cara, para tentar quebrar o pelotão.

Com o passar dos giros, a expectativa era de que a performance dos pneus começasse a baixar. Enquanto isso, os três ponteiros seguiam cobertos por 0s8, com Miller já 1s3 fora da briga pelo pódio.

Na 13ª volta, Pol Espargaró cumpriu a previsão de sexta-feira por uma corrida desastrosa: caiu na curva 1 enquanto tentava barrar uma ultrapassagem de Danilo Petrucci e abandonou. O catalão era o sétimo no instante da queda.

Na volta seguinte, Rossi aproveitou um erro de Morbidelli na curva 1 para assumir a segunda colocação. O vencedor do GP de San Marino foi muito bem ao evitar a queda depois de perder a frente da YZR-M1.

O lance, porém, deu um respiro maior para Quartararo, que abriu 0s7 de frente. Franco, por sua vez, ficou a 1s3 de Rossi, mesma vantagem que sustentava para Miller.

Com dez giros para o fim, foi Rossi quem errou. O italiano caiu na curva 2 após perder a frente da M1, encerrando a participação na corrida. Foi a segunda queda seguida do piloto que fazia sua 350ª corrida na classe rainha em 2020.

A mudança de direção da curva 2 fez muitas vítimas no fim de semana (Foto: Reprodução)

Morbidelli foi promovido ao segundo posto, com Miller em terceiro. O australiano, porém, não manteve a posição muito tempo, já que Mir passou rapidamente para ocupar o segundo lugar.

Lá atrás, Viñales conseguiu passar Crutchlow para ocupar o 11º posto, 11s760 atrás de Quartararo. Na sequência, Miguel Oliveira encerrou a participação com uma queda na curva 2.

Com cinco giros para o fim, Quartararo sustentava 2s8 de margem para Morbidelli, que, por sua vez, tinha Mir tentando se aproximar. Rins tinha subido para quarto, passando Miller. Mais atrás, Crutchlow passou Viñales e subiu para décimo, mas levou o troco pouco depois.

Alertado pela Suzuki para trocar para o mapa 3, Mir voltou a crescer, cortando mais e mais da margem de Morbidelli, que também vinha mais próximo de Quartararo.

Muito mais rápido, Mir chegou em Morbidelli e, com duas voltas para o fim, tomou a segunda colocação, já 2s5 atrás de Quartararo. Franco não teve como reagir e passou a ser pressionado por Rins, que afanou a terceira colocação ainda no mesmo giro.

Com um passo muito, muito forte, Mir foi cortando a vantagem de Quartararo, mas a diferença era grande demais para permitir a aproximação decisiva.

LEIA TAMBÉM
Fernández pula de moto em chamas no warm-up da Moto2 na Catalunha
Rossi assina contrato de um ano com Yamaha e corre pela SRT na temporada 2021

MotoGP 2020, GP da Catalunha, Barcelona, corrida

1F QUARTARAROSRT Yamaha40:33.17624 voltas
2J MIRSuzuki+0.928 
3A RINSSuzuki+1.898 
4F MORBIDELLISRT Yamaha+2.846 
5J MILLERPramac Ducati+3.391 
6F BAGNAIAPramac Ducati+3.518 
7T NAKAGAMILCR Honda+3.671 
8D PETRUCCIDucati+6.117 
9M VIÑALESYamaha+13.607 
10C CRUTCHLOWLCR Honda+14.483 
11B BINDERKTM+14.927 
12A ESPARGARÓAprilia Gresini+15.647 
13A MÁRQUEZHonda+17.327 
14I LECUONATech3 KTM+27.066 
15T RABATAvintia Ducati+27.282 
16B SMITHAprilia Gresini+28.736 
17S BRADLHonda+32.643 
18M OLIVEIRATech3 KTMNC 
19V ROSSIYamahaNC 
20P ESPARGARÓKTMNC 
21J ZARCOAvintia DucatiNC 
22A DOVIZIOSODucatiNC 
22B SMITHAprilia GresiniNC 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.