Quartararo escapa e vence GP da Catalunha. Mir e Rins completam pódio
O francês fez as pazes com a vitória, venceu a terceira em 2020 e reassumiu a primeira colocação da classificação. A Suzuki completou o pódio em Barcelona
Fabio Quartararo finalmente fez as pazes com a vitória em 2020. Neste domingo (27), o francês escapou na ponta do pelotão para garantir o triunfo do GP da Catalunha da MotoGP e subir pela terceira vez ao degrau mais alto do pódio no campeonato.
Nos giros finais, Joan Mir deu o bote em cima de Franco Morbidelli para assegurar a segunda colocação do pelotão. Álex Rins seguiu o companheiro de Suzuki e beliscou o degrau mais baixo do pódio em Barcelona, o primeiro do espanhol na temporada.
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O ítalo-brasileiro da Yamaha SRT largou da pole-position, mas não conseguiu segurar os adversários e teve de se contentar com o quarto posto do pelotão. Jack Miller, que chegou a aparecer no top-3, recebeu a bandeirada em quinto.
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Francesco Bagnaia terminou a prova logo atrás do companheiro de Pramac, em sexto. Takaaki Nakagami, único piloto a pontuar em todas as provas até o momento, foi sétimo. Danilo Petrucci, Maverick Viñales e Cal Crutchlow completaram o top-10.
A passagem por Montmeló não foi nada positiva para Andrea Dovzioso. Até então líder da classificação, o italiano, que saiu em 17º, caiu na segunda curva da primeira volta e teve seu primeiro abandono da temporada, perdendo a ponta da tabela.
Com o resultado, Quartararo voltou a assumir a primeira colocação da classificação. O francês é o único competidor que venceu mais de uma corrida em 2020 – além da prova deste final de semana, a rodada dupla em Jerez, no início do calendário.
Saiba como foi o GP da Catalunha de MotoGP:
O sol dos últimos dias foi substituído por muitas nuvens, o que manteve baixa a temperatura em Montmeló. Quando os pilotos partiram para o grid, os termômetros mediam 17°C, com o asfalto chegando só a 21°C. A velocidade do vento estava na casa dos 11 km/h.
Por conta das baixas temperaturas, o pneu traseiro macio foi escolha unânime no grid, com a maioria optando também pela borracha mais mole também na dianteira, com exceção de Brad Binder, Aleix e Pol Espargaró, Álex Márquez e Miguel Oliveira, que optaram pelo médio na frente.
Na hora da largada, Morbidelli saiu muito bem para manter a liderança, com Miller saltando para segundo, à frente de Quartararo, que logo foi superado por Rossi.
Ainda nos primeiros metros, Danilo Petrucci se desequilibrou na curva 2, provocando uma reação de Johann Zarco, que acabou caindo e coletando Andrea Dovizioso no caminho.
Dono de um ritmo forte, Rossi logo colocou Miller para escanteio, com Quartararo passando o australiano para também caçar os dois ponteiros.
Ao contrario dos colegas de Yamaha, Maverick Viñales começou a corrida com o pé esquerdo e despencou para 16º ainda na terceira volta.
Mantendo uma diferença de cerca de 0s3 para Morbidelli, Rossi sentia a aproximação de Quartararo, que tinha Miller 0s5 de atraso para a briga pelo pódio. Mir aparecia na sexta colocação, seguido por Pol Espargaró e Rins.
Ainda na volta 6, Quartararo aproveitou o vácuo da reta para mergulhar na curva 1 e tomar o segundo lugar de Rossi e liderar a caçada a Morbidelli. Quarto, Miller vinha em um ritmo bastante forte.
Dois giros depois, Quartararo colou em Morbidelli, mas o ítalo-brasileiro manteve a liderança sem maiores problemas. Rossi seguia por perto, assim como Miller, ainda que agora mais afastado do multicampeão.
Na abertura da volta 9, Quartararo repetiu a tática usada pouco antes e usou o vácuo para colar em Morbidelli e tomar a liderança na curva 1. Dono de um ritmo forte, o francês abriu vantagem logo de cara, para tentar quebrar o pelotão.
Com o passar dos giros, a expectativa era de que a performance dos pneus começasse a baixar. Enquanto isso, os três ponteiros seguiam cobertos por 0s8, com Miller já 1s3 fora da briga pelo pódio.
Na 13ª volta, Pol Espargaró cumpriu a previsão de sexta-feira por uma corrida desastrosa: caiu na curva 1 enquanto tentava barrar uma ultrapassagem de Danilo Petrucci e abandonou. O catalão era o sétimo no instante da queda.
Na volta seguinte, Rossi aproveitou um erro de Morbidelli na curva 1 para assumir a segunda colocação. O vencedor do GP de San Marino foi muito bem ao evitar a queda depois de perder a frente da YZR-M1.
O lance, porém, deu um respiro maior para Quartararo, que abriu 0s7 de frente. Franco, por sua vez, ficou a 1s3 de Rossi, mesma vantagem que sustentava para Miller.
Com dez giros para o fim, foi Rossi quem errou. O italiano caiu na curva 2 após perder a frente da M1, encerrando a participação na corrida. Foi a segunda queda seguida do piloto que fazia sua 350ª corrida na classe rainha em 2020.
Morbidelli foi promovido ao segundo posto, com Miller em terceiro. O australiano, porém, não manteve a posição muito tempo, já que Mir passou rapidamente para ocupar o segundo lugar.
Lá atrás, Viñales conseguiu passar Crutchlow para ocupar o 11º posto, 11s760 atrás de Quartararo. Na sequência, Miguel Oliveira encerrou a participação com uma queda na curva 2.
Com cinco giros para o fim, Quartararo sustentava 2s8 de margem para Morbidelli, que, por sua vez, tinha Mir tentando se aproximar. Rins tinha subido para quarto, passando Miller. Mais atrás, Crutchlow passou Viñales e subiu para décimo, mas levou o troco pouco depois.
Alertado pela Suzuki para trocar para o mapa 3, Mir voltou a crescer, cortando mais e mais da margem de Morbidelli, que também vinha mais próximo de Quartararo.
Muito mais rápido, Mir chegou em Morbidelli e, com duas voltas para o fim, tomou a segunda colocação, já 2s5 atrás de Quartararo. Franco não teve como reagir e passou a ser pressionado por Rins, que afanou a terceira colocação ainda no mesmo giro.
Com um passo muito, muito forte, Mir foi cortando a vantagem de Quartararo, mas a diferença era grande demais para permitir a aproximação decisiva.
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MotoGP 2020, GP da Catalunha, Barcelona, corrida
1 | F QUARTARARO | SRT Yamaha | 40:33.176 | 24 voltas |
2 | J MIR | Suzuki | +0.928 | |
3 | A RINS | Suzuki | +1.898 | |
4 | F MORBIDELLI | SRT Yamaha | +2.846 | |
5 | J MILLER | Pramac Ducati | +3.391 | |
6 | F BAGNAIA | Pramac Ducati | +3.518 | |
7 | T NAKAGAMI | LCR Honda | +3.671 | |
8 | D PETRUCCI | Ducati | +6.117 | |
9 | M VIÑALES | Yamaha | +13.607 | |
10 | C CRUTCHLOW | LCR Honda | +14.483 | |
11 | B BINDER | KTM | +14.927 | |
12 | A ESPARGARÓ | Aprilia Gresini | +15.647 | |
13 | A MÁRQUEZ | Honda | +17.327 | |
14 | I LECUONA | Tech3 KTM | +27.066 | |
15 | T RABAT | Avintia Ducati | +27.282 | |
16 | B SMITH | Aprilia Gresini | +28.736 | |
17 | S BRADL | Honda | +32.643 | |
18 | M OLIVEIRA | Tech3 KTM | NC | |
19 | V ROSSI | Yamaha | NC | |
20 | P ESPARGARÓ | KTM | NC | |
21 | J ZARCO | Avintia Ducati | NC | |
22 | A DOVIZIOSO | Ducati | NC | |
22 | B SMITH | Aprilia Gresini | NC |