Renovação de Marini com VR46 deixa MotoGP com três vagas em aberto para 2024
A MotoGP vai se afunilando cada vez mais. Com a renovação de Luca Marini, restam lugares disponíveis na LCR Honda, Pramac Ducati e Gresini Ducati
A MotoGP tem agora apenas três vagas em aberto no grid de 2024. Com o anúncio da renovação de Luca Marini na VR46 para o próximo ano, restam apenas lugares disponíveis na LCR Honda, Pramac Ducati e Gresini Ducati.
A vaga aberta no time de Valentino Rossi era apenas questão de formalidade, já que Marini era esperado lá por mais um ano.
Relacionadas
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
A Pramac, que foi rejeitada por Bezzecchi, é a vaga mais cobiçada entre as restantes — uma vez que se trata de uma Ducati do ano. Com a saída de Johann Zarco, que assinou um acordo de dois anos com a LCR Honda, a escuderia italiana tem de definir quem será o parceiro de Jorge Martín, que tem contrato até o fim do próximo ano.
Há poucos dias, a Ducati colocou Franco Morbidelli como a “possibilidade mais real” para a Pramac. O ítalo-brasileiro vai deixar a Yamaha no fim do ano e será substituído por Alex Rins.
Outra vaga aberta é a da Gresini, que é cercada de especulações. Atual dono da posição, Fabio Di Giannantonio não parece muito cotado para seguir. No entanto, Tony Arbolino e Jake Dixon, que foram especulados para saltar da Moto2, renovaram com Marc VDS e Aspar, respectivamente. Alguns rumores sinalizam que Pedro Acosta poderia ser emprestado pela KTM por apenas um ano, já que a marca austríaca tem um abacaxi nas mãos.
A casa de Mattighofen iniciou o ano com Brad Binder, Jack Miller e Pol Espargaró acertados até 2024, enquanto Augusto Fernández era o único com apenas um ano de vínculo. No entanto, a performance do espanhol agradou, o que levou a uma renovação — que ainda não foi oficialmente anunciada, mas já confirmada pelo piloto e por Stefan Pierer, diretor-executivo do Grupo Pierer, dono de KTM, Husqvarna e GasGas.
Além disso, a KTM acordou com Acosta o salto para a classe rainha em 2024, mas só dispõe de quatro motos: duas na equipe de fábrica e outras duas na GasGas Tech3. Os executivos tentaram convencer a Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, para contarem com mais uma equipe — que seria comandada por Aki Ajo —, mas não conseguiram. Eles buscaram, também, outras equipes satélites, mas todas estão presas por contratos.
Assim, a KTM agora analisa a performance dos pilotos para ver se pode destinar alguém para a reserva. Ainda assim, nos últimos dias surgiram rumores de um empréstimo para a Gresini, o que faria Acosta debutar na MotoGP com uma Ducati.
A última vaga restante é a da LCR. Takaaki Nakagami é hoje contratado direto pela Honda, inclusive pela nacionalidade, mas, por enquanto, a montadora não sinalizou com a renovação do contrato.
EQUIPE | PILOTO | SITUAÇÃO |
HONDA | M MÁRQUEZ | Contrato até o fim de 2024 |
HONDA | J MIR | Contrato até o fim de 2024 |
YAMAHA | F QUARTARARO | Contrato até o fim de 2024 |
YAMAHA | A RINS | Contrato até o fim de 2024 |
DUCATI | F BAGNAIA | Contrato até o fim de 2024 |
DUCATI | E BASTIANINI | Contrato até o fim de 2024 |
APRILIA | A ESPARGARÓ | Contrato até o fim de 2024 |
APRILIA | M VIÑALES | Contrato até o fim de 2024 |
KTM | B BINDER | Contrato até o fim de 2026 |
KTM | J MILLER | Contrato até o fim de 2024 |
LCR | J ZARCO | Contrato até o fim de 2025 |
LCR | ||
PRAMAC | J MARTÍN | Contrato até o fim de 2024 |
PRAMAC | ||
GRESINI | Á MÁRQUEZ | Contrato até o fim de 2024 |
GRESINI | ||
VR46 | M BEZZECCHI | Contrato até o fim de 2024 |
VR46 | L MARINI | Contrato até o fim de 2024 |
GASGAS TECH3 | P ESPARGARÓ | Contrato até o fim de 2024 |
GASGAS TECH3 | A FERNÁNDEZ | Contrato até o fim de 2024 |
RNF | M OLIVEIRA | Contrato até o fim de 2024 |
RNF | R FERNÁNDEZ | Contrato até o fim de 2024 |
A MotoGP retoma as atividades no fim de semana do dia 10 de setembro, com o GP de San Marino e Riviera de Rimini, a ser disputado em Misano. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das classes menores Moto2, Moto3 e MotoE.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.