Salom bate Cortese em final eletrizante e vence em Aragón. Viñales tem problemas e não larga

Luis Salom venceu o GP de Aragón deste domingo (30) após vencer um duelo eletrizante com Sandro Cortese e Jonas Folger nos metros finais do Motorland. Maverick Viñales teve problemas e não conseguiu largar

Ao contrário do que indicava a previsão do tempo, o GP de Aragón de Moto3 começou com pista seca, mas as condições do asfalto não serviram para dar contornos menos dramáticos a prova no Motorland. Ainda lutando pelo título de 2012, Maverick Viñales teve problemas com a FTR Honda e nem chegou a largar.

O piloto da Blusens Avintia teve um problema técnico com sua moto ainda na volta de aquecimento e não conseguiu religar a moto para poder alinhar no grid. O espanhol, visivelmente abalado, chegou a chutar a moto, antes de deixar a pista caminhando.

Salom, Cortese e Folger formaram o pódio deste domingo (Foto: MotoGP)

Com o caminho livre, Sandro Cortese tratou de aproveitar a ausência do rival para aumentar a sua já larga vantagem na liderança do Mundial. O piloto da Red Bull KTM Ajo mostrou um ótimo desempenho durante toda a corrida, mas foi batido por Luis Salom nos metros finais após um duelo eletrizante que também incluiu Jonas Folger.

O piloto da RW cruzou a linha do Motorland com 0s155 de vantagem para Cortese. Folger ficou com o terceiro posto, à frente de Danny Kent, que também fez uma boa prova e chegou a brigar pela vitória.

Éfren Vázquez ficou em quinto, à frente de um ótimo Álex Rins. O estreante da Estrella Galicia 0,0, que chegou ao Mundial após um título no Campeonato Espanhol de Velocidade (CEV), mostrou um ótimo ritmo e chegou a lutar pela vitória, mas não conseguiu segurar os piloto mais experientes.

Louis Rossi ficou em sétimo, seguido por Miguel Oliveira e Arthur Sissis. Nicollò Antonelli completa a lista dos dez primeiros colocados. 

Com o resultado, Cortese chegou aos 245 pontos e abriu 51 de vantagem na liderança do Mundial. Salom passou Viñales na tabela e deixou o rival espanhol a 66 pontos do piloto da Red Bull KTM Ajo.

 

Saiba como foi a prova deste domingo:
 
O GP de Aragón de Moto3 começou complicado para Maverick Viñales. O piloto da Blusens Avintia teve problemas com sua FTR Honda ainda na volta de aquecimento e não conseguiu largar no Motorland. Visivelmente abalado com o abandono, o espanhol chutou a moto antes de deixar o traçado caminhando.
 
Folger saiu na ponta, seguido por Salom e Cortese. Jonas saiu bem e manteve a ponta, com Luis assumindo o segundo posto, à frente de ZulFahmi Khairuddin, Vázquez, Cortese e Romano Fenati.
Viñales teve problemas e não largou (Foto: MotoGP)
Não demorou muito para que Salom passasse a atacar Folger pela ponta. Cortese também conseguiu se recuperou e logo partiu para cima de Khairuddin em busca da terceira colocação. 
 
Na abertura do terceiro giro, ZulFahmi colocou por dentro no fim da reta de Aragón e assumiu a ponta. Na sequência, Cortese também executou uma bela manobra e assumiu o segundo posto, à frente de Folger, Vázquez, Fenati, Salom e Antonelli, que viravam todos no mesmo segundo.
 
Vázquez atacou Folger e conseguiu passar. Na ponta, Khairuddin tentava escapar do pelotão, mas Cortese seguia acompanhando seu ritmo e trazendo junto os rivais. Éfren ultrapassou Sandro e assumiu o segundo posto, mas logo levou o troco do piloto da Red Bull KTM Ajo. 
 
Rins, que veio ganhando posições desde a largada, assumiu o terceiro posto na quinta volta ao passar Vázquez. Não demorou, o piloto da Laglisse conseguiu passar o espanhol e ainda ganhou a posição de Cortese, que reagiu na sequência e assumiu a ponta ao ultrapassar o piloto malaio.
 
Com 14 voltas para o fim da disputa, Cortese liderava, seguido por Khairuddin, Salom, Vázquez, Rins, Oliveira e Rossi. 
 
Na passagem seguinte, Oliveira realizou uma bela ultrapassagem, ganhando a posição do companheiro de Estrella Galicia 0,0 e passando Vázquez para assumir a quarta colocação. Rins reagiu, conseguiu passar o português e o espanhol, e assumiu o terceiro lugar, atrás de Cortese, Khairuddin e Salom.
 
Faltando 11 voltas para o fim, Fenati recolheu com problemas na FTR Honda do Team Italia FMI.
 
Na pista, Cortese seguia liderando, mas agora era seguido por Rins, que conseguiu passar Khairuddin. O malaio logo respondeu e recuperou a ponta, deixando o espanhol para se defender dos ataques de Vázquez e Salom.
Briga pela vitório se estendeu até o final da corrida (Foto: MotoGP)
O piloto da Estrella Galicia 0,0 não desistiu e colocou por dentro para passar o rival o malaio e logo começou o ataque a liderança de Cortese. Mais atrás, Vázquez passou ZulFahmi e entrou na briga pela liderança da prova.
 
Com nove voltas para o fim, Rins tomou a ponta, deixando Sandro para se defender de Vázquez, que vinha muito bem na terceira posição. Não demorou, o piloto da moto 7 conseguiu passar o líder da temporada para assumir a segunda colocação. Cortese tratou de reagir, fez uma dupla ultrapassagem e recuperou a liderança.
 
Rins passou Éfren, recuperou o segundo posto e passou a atacar Cortese. Enquanto o piloto da Red Bull KTM Ajo se defendia, Rossi passou Vázquez e, na sequência, assumiu a ponta ao passar Rins e Cortese.
 
Álex reagiu, passou os dois e assumiu a ponta. Kent também chegou bem e passou a brigar no primeiro pelotão. Com as KTM rendendo mais em Aragón, Danny passou fácil na reta do Motorland e assumiu a liderança da disputa, à frente de Rins, Cortese, Vázquez e Folger.
 
Cortese assumiu a segunda posição, passando a atacar o companheiro de equipe pela ponta. Com seis voltas para o fim, Khairuddin sofreu uma queda e abandonou. 
 
Vázquez passou Cortese e assumiu a segunda colocação a seis voltas do fim da prova. O germânico logo atacou Kent e recuperou a liderança. Danny respondeu e retomou a frente. Vázquez vinha em terceiro, seguido por Salom, Folger e Rins.
 
Com quatro voltas para o fim, Cortese atacou Kent, que se defendeu e manteve a frente. Vázquez tentou passar a dupla e Sandro aproveitou para assumir a ponta. Éfren ultrapassou Kent e assumiu o segundo posto.
 
Na sequência, o piloto da Laglisse assumiu a ponta, com Kent passando Cortese pelo segundo posto. Enquanto a briga pela primeira posição seguia acirrada, Adrian Martin abandonou a prova após sofrer uma forte queda. 
 
Kent conseguiu tomar a ponta, com Salom assumindo o segundo posto. O piloto da RW passou o britânico e impôs seu ritmo. Cortese vinha em segundo, seguido de perto por Folger, Vázquez e Kent.
 
Na ponta, Salom conseguiu se afastar do pelotão, mas errou a freada poucos metros antes de abrir a última volta e permitiu a aproximação de Cortese, que colocou por dentro e assumiu a ponta. 
 
Salom tentou responder, mas Sandro fechou a porta. Luis foi por dentro e assumiu a liderança, com Folger se instalando na segunda colocação. Sandro atacou Jonas, que defendeu. Cortese insistiu, passou e foi para cima de Salom, mas não conseguiu a ultrapassagem e viu Salom confirmar a vitória.

Moto3, GP de Aragón, Motorland, Final:

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.