Viñales sofreu impacto de 23 G e pulou da moto a 218 km/h durante GP da Estíria

O acidente do espanhol, que precisou se jogar da moto por ficar sem freio, durou pouco mais de 8s5

Maverick Viñales sofreu um impressionante acidente no GP da Estíria e não apenas pelas imagens. Nesta terça-feira (25), a Alpinestars, responsáveis pelos macacões da MotoGP, divulgou os dados da queda sofrida pelo piloto da Yamaha.

Na corrida do último domingo, o espanhol vinha sofrendo com o ritmo de sua M1. Então, na volta 16, na entrada da curva 1, precisou se jogar ao asfalto por ter perdido os freios. Sua moto seguiu reto e bateu com violência contra a barreira de proteção, pegando fogo e acionando a bandeira vermelha.

O gráfico liberado com as informações aprofundadas da queda em parceria com a Tech-Air, sistema de airbag dos macacões, aponta que Viñales se jogou quando estava a 218 km/h. Ainda, a proteção inflou instantes antes de acertar o asfalto.

O gráfico do acidente de Viñales (Foto: Reprodução)

O mair impacto de Maverick contra o solo gerou 23.45 G sobre o corpo do piloto, portanto, quase 24 vezes a força da gravidade. O competidor deslizou por 4s8, depois rolou por mais 1s9. Todo o acidente durou pouco mais de 8s.

Após a corrida, o #12 da Yamaha explicou que já vinha com problemas desde os primeiros giros. Então, pouco antes do acidente, sentiu seu freio explodir. Fabio Quartararo revelou que também teve dificuldades com a M1.

Joan Mir e Álex Rins criticaram Viñales pelo ocorrido. A dupla da Suzuki afirmou que foi irresponsável ter ficado na pista após ter percebido o primeiro problema e que colocou os demais competidores em risco.

A próxima etapa do Mundial de Motovelocidade acontece em Misano, o GP de San Marino e Riviera di Rimini, no dia 13 de setembro. A corrida é a primeira da rodada dupla na no circuito.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.