Zanardi recebe alta de hospital na Itália e volta para casa após internação

Bicampeão da Indy e medalhista paralímpico estava internado em hospital após incêndio afetar equipamento que auxilia no atendimento domiciliar. Alex Zanardi se recupera de acidente de handbike desde 2020

O italiano Alex Zanardi recebeu alta do Hospital San Bortolo, em Vicenza, na Itália, após longo período de internação. O bicampeão da Indy e campeão paralímpico, que ainda se recupera de um grave acidente de handbike, que aconteceu em 2020, precisou deixar a casa em Noventa Padovana e ser internado ao hospital após um incêndio, no dia 2 de agosto.

Zanardi, que completou com sucesso a primeira parte de um tratamento no centro hiperbárico de Ravenna, foi internado novamente pela família após um incêndio que afetou os painéis fotovoltaicos de sua casa, causando danos irreparáveis no equipamento que precisa para o atendimento domiciliar.

Bicampeão da antiga CART e vencedor de quatro medalhas de ouro paralímpicas em Londres-2012 e Rio-2016, Zanardi se recupera em casa de um grave acidente sofrido em junho de 2020, quando andava com uma bicicleta adaptada e foi atingido por um caminhão. Retirado de helicóptero, o italiano ficou internado por um ano e meio até voltar pra casa, onde vive monitorado por máquinas e pela família, além de passar por várias cirurgias no rosto e cabeça desde então.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Zanardi celebra conquista no Rio 2016 (Foto: AFP)

LEIA MAIS: Fórmula 1 divulga calendário de 2023 com 24 corridas, volta da China e caos logístico

Zanardi apareceu para o mundo do automobilismo em 1991, quando foi vice-campeão da F3000, perdendo para Christian Fittipaldi. Foi ainda no fim daquele ano que o italiano chegou ao grid da Fórmula 1, realizando três corridas com a Jordan. Nas temporadas seguintes, passou sem brilho por Minardi e Lotus até rumar para a Indy.

Foi nos EUA que Alex se encontrou e virou uma estrela. Em três anos de Ganassi, foi campeão em 1997 e 1998, conseguindo voltar à F1 em 1999 pela Williams, mas novamente sem sucesso. Em 2001, o piloto reapareceu na Indy com a Mo Nunn e, na etapa da Alemanha, em Lausitzring, sofreu um acidente que mudou os rumos de sua vida. Após fazer um pit-stop, o então líder da prova perdeu o controle na saída do pit-lane, rodou e foi acertado em cheio pelo carro de Alex Tagliani. O impacto da batida foi fortíssimo, e Alessandro perdeu as duas pernas.

F1 TEM OS 20 MELHORES DO MUNDO? DRUGOVICH ESTARIA NO GRID? | Paddock GP #305
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.