Campeão em 2018, Varela espera Dakar 2021 melhor para os mais “técnicos e experientes”

O Dakar aprendeu com as mortes de 2020 e optou por trajetos menos velozes em 2021. O brasileiro Reinaldo Varela, que compete de UTV, avalia consequências das novidades

O Rali Dakar de 2021 não vai exigir necessariamente as mesmas habilidades da edição de 2020. Após um ano de dois acidentes fatais, vêm aí percursos com menos foco na velocidade pura. Para o brasileiro Reinaldo Varela, campeão de 2018 na classe de UTVs, é um sinal: a disputa que se inicia será mais técnica.

“Isso beneficia quem é mais técnico e experiente”, disse Varela, referindo-se às mudanças entre 2020 e 2021. “Só que não alivia em nada o nível de dificuldade do rali como competição. Muito pelo contrário”, destacou.

As mortes de 2020 pegaram de surpresa um rali que passou a ser mais seguro em anos recentes. Paulo Gonçalves e Edwin Straver competiam de moto e morreram em acidentes separados por apenas cinco dias.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

+++ Com figurões na Arábia Saudita, Dakar abre 2021 do automobilismo

REINALDO VARELA; DAKAR;
Reinaldo Varela vai disputar o Dakar 2021 com o navegador Maykel Justo (Foto: Marian Chytka)

Em 2021, entretanto, o objetivo é aprender com as fatalidades do passado e virar a página. Isso vale para os pilotos também. Varela, por exemplo, terminou o dia em quarto entre os UTVs.

“A aventura só começou. Foi um resultado muito bom para começar este Dakar”, disse Varela. “É bom ver que você está competitivo desde o início, mas o que vale é o que vai acontecer nos próximos doze dias. Temos quase oito mil quilômetros de corrida pela frente. A aventura só começou”, resumiu o piloto.

Varela chega ao Dakar 2021 como um dos favoritos ao título dos UTVs. E esse favoritismo vem baseado pelo retrospecto nas últimas edições da disputa do maior rali do mundo na sua classe. Além do título em 2018 e do terceiro lugar em 2019, Varela fechou no top-10 com um nono lugar em 2020.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube