Audi ensaia despedida do Dakar ao final de 2024 e deixa futuro de pilotos em xeque

Carlos Sainz, Stéphane Peterhansel e Mattias Ekström podem ter problemas para arrumar equipes e disputar o Dakar em 2025 após saída da Audi. A Toyota seria um caminho possível para Sainz, mas a marca já disse estar satisfeita com os jovens Lucas Moraes e Seth Quintero

Embora ainda sem anúncio oficial, tudo indica que 2024 marcará a última participação da Audi no Rali Dakar, maior prova off-road do automobilismo mundial, e a saída da montadora alemã pode significar um problema para alguns dos principais nomes da competição. Isso porque as vagas para a próxima edição já estão quase todas preenchidas.

A Audi deixar o Dakar após o desfecho da edição de 2024, na verdade, não é nenhum espanto. O chefe da equipe Audi Sport, Rolf Michl, ressaltou recentemente que o projeto iniciado em 2022, com o RS Q e-Tron, sempre foi pensado para três anos, pois o foco atual da marca é a entrada na Fórmula 1 a partir de 2026.

Acontece que os pilotos que hoje representam a fábrica, entre eles Carlos Sainz, Stéphane Peterhansel e Mattias Ekström, correm riscos de ficarem sem vaga para participar do Dakar no ano que vem em meio à falta de opções nas equipes das marcas rivais.

A Dacia, marca romena do grupo Renault, por exemplo, fará sua estreia no Dakar em 2025 com a Prodrive e já anunciou um line-up de peso formado por Nasser Al-Attiyah, pentacampeão da prova, e Sébastien Loeb, eneacampeão do WRC. O trio será completo pela pilota do Extreme E, Cristina Gutiérrez.

No caso de Sainz, que venceu o Dakar três vezes, um destino possível será retornar à Toyota, fabricante com a qual foi bicampeão no Mundial de Rali. A saída de Al-Attiyah para a Prodrive já este ano deixou a montadora japonesa sem um piloto ‘estrela’, mas jovens talentos, como o brasileiro Lucas Moraes, têm recebido boa atenção da marca.

Mattias Ekström em ação com o veículo elétrico da Audi (Foto: Red Bull Content Pool)

O diretor da Toyota no Dakar, Alain Dujardyn, não deu muita pista se Sainz poderia ser um nome para compor a equipe em 2025. “Vamos avaliar cuidadosamente o nosso desempenho no Dakar, bem como no W2RC, mas nós da Toyota Gazoo olhamos sempre para a perspectiva.”

“O que Carlos fará depois da Audi? Acho que essa é a pergunta que todos estão fazendo no acampamento. Ele foi um grande embaixador da nossa marca, mas diria que nos ensinou muito para que seu legado fosse transmitido aos próximos pilotos da Toyota”, declarou Dujardyn.

“Tivemos uma jornada fantástica com Nasser por dois anos consecutivos. Somos muito gratos a ele pelas vitórias no W2RC, mas assim que ele decidiu embarcar em uma nova caminhada, pensamos em como substituí-lo. Tomamos uma decisão consciente de investir na próxima geração. É por isso que redobramos nosso esforço no W2RC e contratamos o Lucas e o Seth [Quintero], e acho que eles já deram provas”, finalizou.

Com o encerramento da maratona na sexta-feira, o Dakar segue para um dia de descanso neste sábado (13), em Riad, e retoma as atividades no domingo  com destino a Ad DawadimiO GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa de todas as classes do maior evento de rali do ano.

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