Dakar registra cinco mortes de participantes após mudança para Arábia Saudita

O espanhol Carles Falcón faleceu na última segunda-feira após um grave acidente durante o Dakar 2024. Competição atingiu a triste marca de cinco óbitos nas últimas cinco edições

O Dakar 2024 infelizmente fez sua primeira vítima nesta segunda-feira (15). O espanhol Carles Falcón, piloto espanhol de 45 anos que corria com a moto #135, morreu uma semana depois de sofrer grave acidente em uma etapa especial do maior rali do mundo.

Falcón caiu na parte final do trajeto da segunda especial, entre Al Henakiyah e Al Duwadimi. Um outro piloto que vinha logo atrás informou a direção de prova sobre o acidente. Carles foi encontrado sem pulso pela equipe médica e imediatamente encaminhado de helicóptero para um hospital da região depois de 16 minutos aguardando atendimento.

Carles foi o 33º competidor a perder a vida durante a disputa do Dakar, o segundo espanhol desde José Manuel Pérez, que morreu na edição de 2005 após cair de sua moto e não resistir aos ferimentos. Com isso, a competição chegou à triste marca de cinco óbitos de competidores nas últimas cinco edições, justamente o período em que passou a ser realizado na Arábia Saudita.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carles Falcón foi a 33ª vítima da história do Dakar (Foto: Reprodução/Instagram)

Na última edição, nenhum competidor morreu, mas a competição registrou um acidente fatal após o espectador italiano Livio Sassinotti ser atropelado pelo caminhão de Aleš Loprais, que depois optou por se retirar do Dakar.

Dois anos atrás, o francês Quentin Lavallée morreu na última etapa daquela edição do rali. O mecânico da PH Sports dirigia um veículo de assistência que acabou se chocando com um caminhão. O jovem de apenas 20 anos não resistiu e faleceu no local.

Os outros três acidentes fatais ocorreram com pilotos das motos. Em 2021, o francês Pierre Cherpin, de 52 anos, morreu quando era transferido de avião de Jedá para Lille, na França, sete dias após sofrer uma queda na sétima etapa.

PIERRE CHERPIN; DAKAR; ARÁBIA SAUDITA;
Pierre Cherpin morreu após acidente no Dakar 2021 (Foto: Divulgação/Dakar)

Em 2020, foram duas fatalidades nas motos. O holandês Edwin Straver, de 48 anos, caiu de sua moto e, depois de oito dias de internação, acabou sucumbindo aos graves ferimentos na cabeça.

Doze dias antes, o português Paulo Gonçalves, vice-campeão nas motos em 2015, também sofreu uma queda. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. A morte de Gonçalves havia sido a primeira no Dakar desde 2015, quando o polonês Michal Hernik faleceu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.