Al-Attiyah bate Sainz por 12s e lidera prólogo do Dakar 2022 nos carros

Nasser Al-Attiyah chegou a Ha'il na frente entre os carros, enquanto Eduard Nikolaev e Marek Goczal levam nos caminhões e UTVs

CORRIDAS ESQUECÍVEIS NA TEMPORADA INESQUECÍVEL DA F1 2021

O Dakar 2022 chegou com o prólogo, uma viagem de Jedá a Ha’il com período contabilizado de somente 19 km, ainda na madrugada desta primeiro dia do ano. Entre os carros, Nasser Al-Attiyah colocou a Toyota na frente e garantiu a vantagem de largar na liderança na especial inicial, na manhã do dia 2.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Al-Attiyah completou o trecho em somente 10min56s e colocou 12s de frente para Carlos Sainz, no Audi elétrico.

Brian Baragwanath e Henk Lategan empataram o tempo exato: 11min32s, e ficaram, nessa ordem, em terceiro e quarto. Somente 1s mais lento, Sébastien Loeb foi o quinto.

Yazeed Al-Rajhi, Nani Roma, Giniel de Villiers, Jakub Przygonski e Orlando Terranova fecharam o top-10. O atual campeão e maior vencedor do Dakar, Stéphane Peterhansel, fechou em 14º. A dupla brasileira Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs ficou em 24º, mas somente 1min31s mais lento que Al-Attiyah.

Eduard Nikolaev abriu o 1-2-3-4 da Kamaz (Foto: ASO)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

CAMINHÕES

A Kamaz segue o absoluto domínio dos últimos anos nos caminhões: quatro primeiros colocados do prólogo foram pilotos com veículos da marca russa. Eduard Nikolaev concluiu os 19 km em 13min01s e terminou na dianteira. É assim que larga para a especial do domingo.

Os quatro ponteiros da Kamaz ficaram separados por somente 27s. Dmitry Sotnikov foi o segundo, Andrey Karginov e Anton Shibalov vieram logo atrás.

A verdade é que a diferença não foi tão distinta aos demais. Os décimo colocado terminou 48s longe do tempo de Nikolaev, apenas. Ignacio Casale, Gert Huzink, Janus van Kasteren, Martin Macik, Martin van den Brink e Pascal de Baar finalizaram o top-10.

Marek Goczal terminou na frente o prólogo dos UTVs (Foto: Reprodução/Twitter)

Sanders lidera prólogo em Jedá e larga na ponta do Dakar 2022 nas motos
Dakar retorna 1º de janeiro e abre temporada 2022 do esporte a motor

UTVs

Já nos UTVs, o top-5 contou com três poloneses. Inclusive o líder do prólogo, Marek Goczal, que concluiu o trecho em 13min22s. O irmão dele, Michal Goczal, terminou 14s atrás e na segunda colocação na abertura familiar da categoria.

O brasileiro Rodrigo Luppi, com o navegador Maykel Justo, terminou o trajeto somente 18s mais lento que Marek Goczal e em terceiro. Já em quarto esteve Austin Jones, que conta com Gustavo Gugelmin como navegador.

Aron Domzala foi quinto colocado e contou com Molly Taylor, David Zille, Luis Portela Morais, Gert-Jan van der Valk e Jeremy Poret fechando o top-10.

Entre os protótipos leves, Seth Quintero foi quem ganhou o prólogo.

A 44ª edição do Dakar conta com a primeira especial oficial já no domingo, com trecho interno de 333 km em Ha’il.

De Ricciardo a Mazepin: os cinco piores pilotos da temporada 2021 da Fórmula 1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.