Al-Attiyah provoca Audi no Dakar 2024: “Vão voltar para casa em três dias”

Depois de criticar a FIA por aumentar a potência da Audi em 2023, o cinco vezes vencedor do Dakar Nasser Al-Attiyah afirmou que não se sente ameaçado pela equipe alemã

Atual campeão do Rali Dakar, Nasser Al-Attiyah parte neste mês em busca de seu sexto triunfo na tradicional competição, que se inicia nesta sexta-feira (5) na Arábia Saudita. O piloto da Prodrive terá forte concorrência da Audi, que vem com o bólido elétrico RS Q e-tron E2, beneficiado recentemente por um ajuste da FIA que lhe concedeu 15 kW adicionais.

Mesmo assim, Al-Attiyah deixou bem claro que o time alemão não o preocupa. Depois de abandonos na última edição e o 14º lugar com Mattias Ekstrom como melhor resultado em 2023, o catari crê que os problemas de confiabilidade irão se repetir: “Audi? Eu dou para eles apenas três dias e eles irão para casa, vimos isso no Marrocos e em Aragão depois de cem quilômetros”, disse Nasser em entrevista à Autosport.

Apesar de afirmar durante o evento do ano passado que os organizadores estavam “matando a corrida mais cedo” ao oferecer mais potência à Audi, Al Attiyah suavizou desta vez e acrescentou: “A decisão não é minha. Temos que aceitar isso porque a FIA tem outra visão. Veremos durante os primeiros três dias que a Audi será rápida”, afirmou.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Nasser Al-Attiyah com o troféu de campeão em 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

Após deixar a Toyota em 2024 e fechar com a Prodrive já pensando na transição para a Dacia em 2025, Al-Attiyah está extremamente confiante em busca do terceiro triunfo consecutivo. Seu trunfo? Proteger o carro de acidentes e falhas mecânicas, um segredo que carrega consigo e que é fundamental para vencer a batalha nas areias sauditas.

“Se você olhar para o histórico da Toyota, todos os carros tiveram problemas, exceto o meu, porque o Dakar tem seus desafios e todos os carros são iguais. Atualmente, se todos os dias você for ao máximo, você vai ter problemas, mas precisa pensar sobe tudo indo até o limite, não se trata da confiabilidade do Toyota ou do Hunter, não”, explicou o catari.

“Se você olhar a história da Toyota, tivemos mais de 15 carros em todas as edições e todos tiveram contratempos, menos o meu. Esse é o meu segredo, não posso te contar, preciso guardá-lo porque é muito importante cuidar do seu carro, ter uma boa posição e velocidade, ou então você vai quebrá-lo”, concluiu Al-Attiyah.

A 46ª edição do Dakar terá início no dia 5 de janeiro de 2024, com percurso inteiramente pela Arábia Saudita. Serão ao todo 7.891 km, com 4.727 cronometrados.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.