Em sexta-feira dominante da Hyundai no WRC, Neuville comanda Rali da Bélgica

A Hyundai venceu todas as sete especiais desta sexta-feira, sendo que a oitava foi cancelada por motivos de segurança. Thierry Neuville, que ao lado de Martijn Wydaeghe venceu quatro especiais, assumiu a liderança da sua prova em casa

Pedro Henrique Marum refletiu sobre o 2021 de Daniel Ricciardo no GP às 10

Há tempos que o WRC não via um dia tão dominante por parte da Hyundai. A marca sul-coreana teve uma performance arrasadora no dia que abriu o Rali da Bélgica, oitava etapa da temporada 2021 do Mundial de Rali, disputada como base na cidade de Ypres. Thierry Neuville, piloto da casa e que corre ao lado do navegador Martijn Wydaeghe, venceu quatro das sete especiais desta sexta-feira (13) e fechou o dia como líder provisório da prova.

A etapa deste fim de semana, disputada predominantemente em asfalto, começou com a vitória dos estonianos Ott Tänak e Martin Järveoja a bordo do Hyundai i20 WRC. Craig Breen e Paul Nagle, da Irlanda, levaram a melhor nos dois estágios seguintes, e a partir da quarta especial foi que Neuville e Wydaeghe começaram a fazer a festa da torcida local.

LEIA TAMBÉM
+Metge vence prólogo do Sertões nas motos. Campeão, Marcos Baumgart triunfa nos carros
+Sertões volta ao Mundial para motos e quadris, mas ainda sem grandes estrelas do Dakar
+Sertões tem irmãos Baumgart favoritos nos carros, enquanto concorrência tenta engrossar
+Com grandes do Brasil e do exterior, Sertões tem grid recorde com 90 UTVs

THIERRY NEUVILLE; HYUNDAI; RALI DA BÉLGICA; SEXTA-FEIRA;
Thierry Neuville liderou o domínio da Hyundai nesta sexta-feira (Foto: Hyundai)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A oitava especial, que seria a segunda volta em Zonnebeke, foi cancelada pela organização da prova por motivos de segurança. Assim, a dupla belga consolidou a performance dominante na liderança do Rali em Ypres.

As três primeiras posições na classificação parcial na Bélgica são da Hyundai. Neuville lidera com 1h04min27s de tempo total de prova e 7s6 de vantagem para Craig Breen. Tänak aparece um pouco mais atrás, em terceiro, com 31s2 de atraso para o piloto da casa.

O melhor colocado dentre os pilotos da Toyota é Kalle Rovanperä. O vencedor do Rali da Estônia aparece em quarto e está a 0s8 do tempo de Tänak, despontando assim como um candidato ao pódio. Mas Elfyn Evans e Sébastien Ogier, também da Toyota, estão logo atrás, com 33s4 e 39s4 de déficit para o tempo total de Neuville, respectivamente.

A programação deste sábado compreende a disputa de mais oito especiais, enquanto o domingo reserva outros quatro estágios, com o Power Stage, que vale pontos extras para os cinco primeiros da especial, em Francorchamps, nas cercanias do lendário circuito belga. A prova teria um total geral de 949,49 km e 653,71 km de percurso cronometrado, distância que foi reduzida por conta do cancelamento da etapa final desta sexta-feira.

Ogier lidera a tabela do campeonato com vantagem confortável para Evans. O heptacampeão mundial soma 148 pontos, contra 111 do galês. Neuville, que tenta reagir na luta pelo título, aparece em terceiro e tem agora 96 tentos, enquanto Rovanperä soma 82 e Tänak fecha o top-5 com 74 pontos.

Depois do Rali da Bélgica, vão restar quatro etapas para o desfecho da temporada 2021 do WRC.

RETROSPECTIVA MERCEDES 1ª PARTE DA F1 2021: A BATALHA VENCIDA
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.