Stock Car

Shell Racing chama Di Mauro para avaliação, prepara 'pegadinha' e anuncia temporada inteira na Stock Car

Jovem talento do automobilismo brasileiro, Gaetano di Mauro ganhou uma chance de ouro. A Academia Shell Racing, responsável pelo seu desenvolvimento como piloto nos últimos anos, assegurou uma vaga em uma das equipes mais importantes da Stock Car em 2019: a Full Time
Grande Prêmio / Redação GP, de Sumaré

Foi por meio de uma ‘pegadinha’, encerrada com muita emoção, que Gaetano di Mauro soube da grande chance da sua carreira. O jovem é o primeiro piloto formado na Academia Shell Racing a chegar à Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro. Aos 21 anos, o piloto nascido em São Paulo vai disputar a temporada 2019 pela Full Time, uma das principais equipes do grid. 
 
Em ação promovida pela Academia Shell Racing, Gaetano foi chamado por Vicente Sfeir, gerente de motorsport e patrocínios da Raízen, para uma avaliação sobre seu desempenho na última temporada. 
 
Vice-campeão da Porsche Carrera Cup na classe 3.8, quarto colocado no Mundial de Kart na classe KZ2 na Bélgica, vencedor dos 500 Km de Interlagos — ao lado de Nonô Figueiredo — e dono de uma performance impressionante na corrida que disputou como convidado na última etapa da Stock Car em 2018, Di Mauro tomou conhecimento de que vai dar o próximo passo. Desta vez, no topo do automobilismo brasileiro. O piloto se emocionou com familiares e o chefe da Full Time, Maurício Ferreira.
Entre Maurício Ferreira e Vicente Sfeir, Gaetano di Mauro festeja a grande chance da carreira (Foto: Divulgação/Shell Racing)
Gaetano vai para seu terceiro ano como membro da Academia Shell Racing, o principal projeto de formação e desenvolvimento de novos pilotos no esporte a motor nacional. Na verdade, Di Mauro chegou a ser sondado para integrar o programa a partir de 2015, mas seu vínculo com a F4 Britânica o impediu de fechar acordo com a Shell Racing.
 
A partir de 2017, finalmente os caminhos se cruzaram, e Gaetano tornou-se parte da Academia Shell Racing, disputando de forma integral o Brasileiro de Turismo — hoje Stock Light — e também o Brasileiro de Kart, no qual se sagrou tetracampeão na classe Shifter. No Brasileiro de Turismo, liderou a maior parte do campeonato, mesmo sendo obrigado a competir com o maior lastro de performance previsto pelo regulamento, 80 kg. Ao todo, foram três vitórias, seis pódios, uma pole e três voltas mais rápidas.
 
Ao longo de 2018, Di Mauro se mostrou competitivo em todas as competições que disputou: seja na Porsche Carrera Cup, com três vitórias, sete pódios, três poles e o vice-campeonato, perdendo o título na última corrida por conta de um pneu furado; a grande campanha no Mundial de Kart frente a um grid de 105 pilotos, muitos deles profissionais do kart; e a vitória nos 500 Km de Interlagos
 
Então, veio a chance de disputar a etapa final da Stock Car como convidado da equipe Hero. A Academia Shell Racing, entendendo que era uma grande oportunidade para o piloto mostrar seu potencial, liberou sua participação. E Gaetano teve uma grande jornada, sendo destaque nos treinos livres, ficando sempre entre os quatro primeiros. Obteve o 11º lugar no grid de largada e somou pontos ao cruzar a linha de chegada em décimo em Interlagos.
Jovem de 21 anos, Di Mauro é reconhecido como um dos grandes jovens talentos do Brasil (Foto: José Mário Dias)
Com a capacidade mais que provada na disputa contra grandes nomes do automobilismo brasileiro, Gaetano dá o próximo passo. Lado a lado com a Academia Shell Racing, agora Di Mauro vai disputar a temporada completa da Stock Car por uma das mais fortes e tradicionais equipes do grid.
 
“Dediquei minha vida toda ao esporte a motor e sempre sonhei em ser um piloto profissional. É um orgulho defender as cores da Shell e integrar sua Academia. Sei perfeitamente o esforço que foi feito para alinhar meu carro na Stock Car e vou me dedicar 100% para corresponder à confiança que depositam em mim. A equipe Full Time é uma das principais forças do grid e tenho certeza que vai proporcionar uma estrutura da alto nível para meu ano de estreia”, comemorou o paulistano.
 
Maurício Ferreira, o ‘Mau Mau’, deu as boas-vindas ao novo contratado e destacou o enorme potencial de Di Mauro como piloto, lembrando que já tinha a intenção de trabalhar com o jovem há muito tempo.
 
“Gaetano é um jovem talento que chama atenção há alguns anos e ficamos muito contentes em recebê-lo na Full Time para a temporada 2019. Quando a cena do monoposto era mais forte no esporte a motor nacional, a história do nosso time era identificar talentos no kart e promover para os carros. Fico muito contente em contar com a confiança da Shell para realizar um trabalho nessa linha, agora promovendo o Gaetano para a Stock Car”, destacou Ferreira.
 
E Vicente Sfeir, grande responsável pela existência e desenvolvimento da Academia Shell Racing, ressaltou o significado da grande chance da carreira para Gaetano e o pioneirismo do programa que mais revela talentos para o automobilismo nacional.
 
“O Gaetano é um autêntico ‘racer’ e conquistou com sua performance na Academia Shell Racing a oportunidade de subir para a Stock Car em 2019. Acredito que a Full Time tem a estrutura adequada para promover seu desenvolvimento como um piloto de fábrica, com compromissos semanais na sede da equipe combinados com as 12 etapas da temporada”, explicou o executivo.
 
“Nosso programa de desenvolvimento de pilotos é um projeto pioneiro no Brasil e fico contente de promover um de seus integrantes à principal categoria do Brasil”, finalizou.
 
A temporada 2019 da Stock Car vai começar em 7 de abril, com a disputa da corrida 500 da história da categoria, no Velopark, em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre.