Retrospectiva 2023: Bautista domina Mundial de Superbike e fatura bi com recordes

A temporada ficou marcada pelas impressionantes 23 vitórias do espanhol da Ducati e um título bastante tranquilo. Para o ano que vem, mudanças significativas no grid, calendário e regulamento técnico prometem sacudir o Mundial de Superbike

Foi um verdadeiro desfile de Álvaro Bautista no Mundial de Superbike 2023. O piloto da Ducati não tomou conhecimento dos adversários e passeou ao longo de toda a temporada até a conquista do bicampeonato em Jerez, com duas corridas de antecedência.

Para se ter ideia do tamanho do domínio de Bautista: foram três quedas em corridas ao longo do ano – Indonésia, Ímola e Aragão -, uma 12º colocação na Tchéquia, um décimo lugar na França, um terceiro lugar também na prova de Most e outras duas vezes segundo: Inglaterra e Ímola. De resto, foram só vitórias e um total de 628 pontos.

Mais do que isso, Álvaro venceu 23 corridas na temporada, ultrapassando o recorde de triunfos em um único ano, feito estabelecido primeiro por Doug Polen, em 1991, e repetido por Jonathan Rea, em 2018 e 2019.

O ano não foi nada bom para o único brasileiro do grid, Eric Granado. Correndo pela Honda, Granado teve uma queda feia na rodada disputada na Emília-Romanha, e não conseguiu resultados melhores que um 16º lugar na estreia do Mundial, em Phillip Island, sofrendo bastante com a moto.

Eric Granado não teve um 2023 legal correndo o WSBK pela MIE Honda (Foto: Divulgação)

2024 será um ano de mudanças profundas no WSBK. Com o objetivo de tornar o esporte mais sustentável do ponto de vista ambiental, e também para melhorar a competitividade, a categoria decidiu criar regras para continuar equilibrando o desempenho dos equipamentos, ao mesmo tempo que limita o seu desempenho por razões de segurança. A principal delas será no controle de fluxo de combustível. Duas motos de cada fabricante serão obrigadas a instalar o medidor de fluxo e registrar os dados durante as atividades.

No grid, Toprak Razgatlioglu vai seguir no Mundial de Superbike em 2024. Após confirmar a saída da Yamaha no fim do ano, o turco foi confirmado como titular da BMW na próxima temporada. Outra mudança significativa é Rea, que vai deixar a Kawasaki depois de nove anos e vai substituir Toprak na fábrica japonesa.

E Andrea Iannone vai voltar às pistas no ano que vem. O veterano italiano foi confirmado em outubro na Go Eleven, uma das equipes da Ducati no Mundial de Superbike, retornando ao mundo competitivo depois de quatro anos suspenso por doping. Iannone estava afastado desde dezembro de 2019, quando o exame de urina apontou presença de drostanolona, um esteroide anabolizante injetável.

A temporada 2024 tem previsão de início em fevereiro e terá duas novidades: as pistas de Balaton Park, na Hungria, e Cremona, na Itália, com as saídas de Argentina e Indonésia.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.