Cirino conquista título da Truck em 2022. Andrade e Marques vencem em Goiânia

Wellington Cirino sofreu punição na corrida 1 em Goiânia, mas viu rivais cometerem erros e fez boa corrida de recuperação na última prova para garantir título da Truck em 2022

Wellington Cirino é o novo campeão da Copa Truck. O piloto da ASG Motorsport chegou para a última rodada em Goiânia como líder, mas levou o título de forma dramática após ser punido na primeira corrida e precisar de uma bela corrida de recuperação na última prova para conquistar o campeonato pela primeira vez.

A corrida 1 teve uma largada limpa. Roberval Andrade manteve a liderança e controlou a prova com tranquilidade. Beto Monteiro, que largou em quinto, escalou o pelotão até o segundo lugar, ultrapassando Paulo Salustiano.

A prova teve apenas uma interrupção após um acidente de Fábio Fogaça, que teve uma quebra mecânica. O problema no caminhão da Mercedes acabou liberando óleo na pista e vários competidores que vinham logo atrás acabaram escapando da pista. O incidente fez a direção de prova acionar o safety-truck e a corrida foi retomada normalmente em seguida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Roberval Andrade venceu a corrida 1 (Foto: Duda Bairros)

Cirino viu as chances de título se esvaírem ao ser chamado pela direção de prova aos boxes por conta das emissões de gases do caminhão #6. Wellington era o quinto colocado no momento da punição que o deixou uma volta atrás do pelotão, na 17ª posição.

Andrade cruzou a linha de chegada com 2s969 de vantagem para Monteiro, que assumiu a liderança antes da prova final. Salustiano fechou o pódio, seguido por André Marques e Felipe Giaffone.

Segunda corrida

Para a segunda corrida, Ewandro Camargo alinhou ao lado de Adalberto Jardim na primeira fila. Giaffone fez uma bela largada para assumir a segunda posição, atrás de Jardim. Um toque de Monteiro fez Roberval rodar no meio da pista e Djalma Fogaça acertou sua traseira, decolando e caindo de ponta cabeça, em um acidente muito forte.

A direção de prova rapidamente acionou a bandeira vermelha para o atendimento a Fogaça e limpeza da pista. Andrade acabou abandonando após o toque e viu as chances de título diminuírem. Djalma foi levado com dores na coluna e uma suspeita de fratura na clavícula esquerda ao Centro Médico por uma ambulância.

Monteiro acabou sendo desclassificado da segunda prova como punição pelo toque em Roberval, deixando os dois líderes fora da disputa na última corrida da temporada. Assim, Giaffone precisava de um terceiro lugar para tirar o título de Monteiro, com Cirino ainda na disputa, mas com poucas chances partindo do fundo do grid.

Felipe Giaffone esteve perto do bicampeonato (Foto: Duda Bairros)

A relargada foi feita com as posições iniciais do grid e com quinze minutos de prova a serem disputados. Assim, Camargo e Jardim voltaram a se alinhar na primeira fila, seguidos por Giaffone e Jaidson Zini. Jardim manteve a ponta novamente, seguido por Giaffone e Jardim.

A sete minutos do fim, Marques superou Giaffone para assumir a segunda colocação e iniciou uma forte pressão em Jardim. Na volta seguinte, o piloto do caminhão #77 assumiu a ponta, ultrapassando Adalberto na reta principal em Goiânia.

Com apenas dois minutos para o final, Danilo Alamini teve um problema mecânico que acabou derrubando óleo na pista. O safety-truck foi acionado e Cirino ocupava a sexta posição após largar dos boxes, sendo que Ewandro possuía uma punição de vinte segundos.

O quinto lugar rendeu a Wellington o seu primeiro título da Copa Truck. A prova foi encerrada com safety-truck na pista, com vitória de André Marques, seguido por Adalberto Jardim e Felipe Giaffone.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.