Com pole de Menu em Suzuka, Chevrolet conquista título de marcas do WTCC

Os pontos somados por seus pilotos na tomada de tempos deste sábado no Japão garantiram à montadora norte-americana a vitória no campeonato de construtores de 2012 do WTCC

Era apenas uma questão de tempo para o que todos sabiam acontecesse. A confirmação matemática veio neste sábado (20), em Suzuka, no Japão: a Chevrolet conquistou o título de marcas do WTCC em 2012 com três provas de antecedência. Um feito que premia o impressionante domínio imposto pela marca e seus pilotos ao longo do campeonato.

O primeiro colocado no dia da festa é Alain Menu. O suíço é quem puxará a fila na largada para a primeira das duas corridas que serão disputadas no circuito leste de Suzuka – que compreende apenas o trecho da reta dos boxes e os esses, menos da metade do traçado que é utilizado na F1.

Menu se mostrou favorito desde os primeiros treinos livres (Foto: Facebook/FIA WTCC)

Menu liderou as duas sessões de treinos no Japão, mas perdeu a dianteira para Yvan Muller no Q1. Tratou de recuperá-la no Q2, com um tempo 0s065 melhor que o do colega de Chevrolet, para assegurar a pole-position. Com o resultado do classificatório, Muller agora tem um ponto a mais que Robert Huff no campeonato de pilotos. Huff partirá em terceiro lugar na primeira bateria.

Os três carros da equipe de fábrica da Chevrolet ocuparam as três primeiras posições, mas a marca consolidou seu domínio com o quarto lugar de Alex MacDowall, da equipe independente Bamboo. Um bom dia para a montadora que, vale lembrar, deixará o WTCC com seu time oficial ao final da atual temporada. MacDowall não foi a única surpresa. Mehdi Bennani superou Gabriele Tarquini e conquistou um bom quinto lugar no grid de largada.

Líder dentre os pilotos independentes, o húngaro Norbert Michelisz cometeu um erro no Q1 e ficou somente em 14º na tomada de tempos, o que dá a chance ao jovem espanhol Pepe Oriola de descontar a diferença de 25 pontos entre os dois. Nono neste sábado, Oriola largará nessa posição na primeira corrida, mas sobe para segundo no grid da derradeira disputa do fim de semana, dada a regra da inversão dos dez melhores.

O português Tiago Monteiro, que, em Suzuka, representa a Honda na estreia da montadora japonesa no WTCC, ficou com a 11ª posição.

WTCC, Japão, Suzuka, classificação:

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.