GT World Challenge Asia vira festival de punições. E Ibrahim/Stolz vence após ser 14º

Os 13 primeiros colocados da corrida 2 da GT World Challenge Asia, neste domingo (18), foram punidos com 30s por não respeitarem uma ordem da direção de prova. Com isso, o #88, do príncipe malaio Abu Bakar Ibrahim e de Luca Stolz, herdou a vitória

A corrida 2 da GT World Challenge Asia, classe profissional, neste domingo (18), no circuito de Fuji, no Japão, teve um desfecho inesperado. O carro #88, do príncipe malaio Abu Bakar Ibrahim e de Luca Stolzeste último vitorioso nas 12 Horas de Bathurst —, que cruzou a linha de chegada na 14ª colocação, foi declarado vencedor da prova após 13 carros receberem punições de 30s por não respeitarem uma ordem da direção de prova. O anúncio foi realizado alguns minutos após a cerimônia do pódio.

Quando restavam 20 minutos de atividade em Fuji, uma falha mecânica fez com que o #77, de Maximilian Götz e Jeffrey Lee, se chocasse contra o pit-wall. O bólido ficou preso na reta frontal e os destroços ficaram espalhados por todo o traçado. A direção de prova acionou a bandeira amarela, o safety-car entrou na pista e os comissários ordenaram que todos os participantes fossem para o pit-lane antes de alcançarem o carro de segurança.

Entretanto, apenas quatro carros seguiram a ordem da direção de prova, entre eles o #88. A investigação ficou para depois da corrida, que foi reiniciada quando restavam seis minutos e o #47, de Tomonobu Fujii e Satoshi Hoshino, foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada. O então pódio foi completado pelo #4, de Wei Lu e Dennis Olsen, e pelo #87, de Leo Ye Hongli e Bo Yuan.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Os 13 primeiros colocados receberam punições de 30s por não cumprirem a ordem dos comissários (Foto: GT World Challenge Asia)

Aproximadamente meia hora após a cerimônia de premiação, a categoria anunciou as punições de 30s para todos os carros que não seguiram a solicitação dos comissários. Deste modo, o #88 foi alçado à primeira colocação, seguido do #8, de Reid Harker e Setiawan Santoso, que também cumpriu a ordem.

Depois disso, finalmente os punidos entrariam em cena, mas não o #47 que recebeu mais 10s por violar os limites de pista na ultrapassagem que rendeu a liderança. O terceiro lugar, portanto, foi herdado pelo #4. Completaram o top-5: o carro #87 e o #5, de Seiji Ara e Tomohide Yamaguchi.

Com o resultado da corrida 2 em Fuji, o #88 subiu para a segunda posição da classificação com 50 pontos, atrás apenas do #911, que é pilotado por Vutthikorn Inthraphuvasak e Alessio Picariello. Esta foi a quarta corrida da temporada 2023, que terá sequência nos dias 15 e 16 de julho, em Suzuka, também no Japão.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.