Muller fatura fácil primeira corrida da temporada 2013 do WTCC em Monza debaixo de forte chuva

Yvan Muller ignorou a chuva em Monza para faturar a primeira corrida de 2013 do WTCC. Tom Chilton e Alex MacDowall completaram o domínio dos carros da Chevrolet

Yvan Muller não deu a menor bola para a chuva torrencial que desabou em Monza neste domingo (24) e venceu com facilidade a primeira corrida da abertura do WTCC, o Mundial de Carros de Turismo, em 2013. Tom Chilton completou a dobradinha da RML Chevrolet ao cruzar em segundo, pouco menos de um segundo atrás do francês. Alex MacDowall fechou o pódio em terceiro.

Por causa da pista molhada e da pouca visibilidade, a prova começou com a presença do safety-car. Assim que a bandeira verde foi acionada, Muller fez valer a pole e se firmou na frente, com Chilton e MacDowall em segundo e terceiro, respectivamente. Mais atrás, os três primeiros giros da corrida viram diversas escapadas por conta das péssimas condições do asfalto.

Yvan Muller venceu a primeira etapa do WTCC em 2013 (Foto: WTCC)

Na quarta volta, o carro de segurança foi novamente necessário devido a um acidente com Stefano D’Aste. O piloto escapou da pista e bateu na curva Ascari. No fim, a prova ainda viu mais um incidente, agora envolvendo James Nash, de Chevrolet, e o Seat de Tom Boardman. Os dois colidiram na penúltima passagem da corrida, e pior para Boardman que teve uma suspensão quebrada. No final, Muller cruzou a linha em primeiro, seguido de perto pelo colega de equipe. MacDowall foi o terceiro.

Gabriele Tarquini e Tiago Monteiro terminaram em quarto e quinto, respectivamente, mostrando performance consistente com os carros da Honda. O atual campeão, Robert Huff, completou em sexto com o modelo da Seat, depois de uma ótima corrida de recuperação. Nash, Norbert Michelisz, Tom Coronel e Fredy Barth completaram o top-10.

WTCC, Etapa de Monza, corrida 1:

1 Yvan MULLER FRA RML Chevrolet   30:02.783 12 voltas  
2 Tom CHILTON ING RML Chevrolet          +0.923    
3 Alex McDOWALL ING Bamboo Chevrolet   +5.101    
4 Gabriele TARQUINI ITA Honda Civic   +8.053    
5 Tiago MONTEIRO POR Honda Civic   +15.261    
6 Robert HUFF ING Seat Léon WTCC   +17.349    
7 James NASH ING Bamboo Chevrolet   +19.964    
8 Norbert MICHELISZ HUN Zengo Honda   +20.338    
9 Tom CORONEL HOL Roal BMW   +28.338    
10 Fredy BARTH TCH Wiechers BMW   +37.740    
11 Jean-Philippe DAYRAUT FRA Anome BMW   +39.226    
12 Fernando MONJE ESP Campos Seat   +41.656    
13 Darryl O'YOUNG CHN Roal BMW   +48.116    
14 Marc BASSENG ALE Munnich Seat   +50.920    
15 Charles NG CHN Engstler BMW   +54.412    
16 Rene MUNNICH ALE Munnich Seat   +58.733    
17 Mehdi BENNANI MAR Proteam BMW   +2:05.914    
18 Tom BOARDMAN ING Special Tuning Seat   +2 voltas    
19 Franz ENGSTLER ALE Engstler BMW   +3 voltas    
20 Michel NYKJAER DIN NIKA Chevrolet   +3 voltas    
21 Pepe ORIOLA ESP Tuenti Seat   NC    
22 Stefano D'ASTE ITA PB BMW   NC    
23 Aleksei DUDUKALO RUS Lada   NC    
24 James THOMPSON ING Lada   NC    

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube