Confira declarações dos pilotos após sétimo dia de testes coletivos da pré-temporada em Barcelona

Sebastian Vettel teve a melhor volta rápida, mas esse talvez nem tenha sido o quesito mais importante do dia. As equipes se dedicaram mais à simulação de corrida, andando com tanque cheio e pneus menos aderentes

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Depois de dias em que o foco pareceu estar principalmente em voltas rápidas, as equipes de F1 se dedicaram mais às simulações de corrida nesta quinta-feira (8). Depois de algumas voltas com pneus hipermacios, método pelo qual Sebastian Vettel virou líder, andar com tanque cheio e pneus menos aderentes virou regra.
 
Algumas equipes nem se deram ao trabalho de andar com pneus mais macios. Os maiores exemplos disso foram Lewis Hamilton, Valtteri Bottas e Max Verstappen. Os três, mesmo com carros de ponta, nunca tentaram destronar Vettel.
 
Assim, o top-5 contou com nomes inesperados. Destaque para Kevin Magnussen, segundo colocado com a Haas, e Pierre Gasly, terceiro com a Toro Rosso. Nico Hülkenberg e Carlos Sainz Jr., dupla da Renault, apareceram em quarto e quinto.
 
A pré-temporada da F1 tem apenas mais um dia pela frente. A sexta-feira em Barcelona vai ser a última chance de ir à pista antes do fim de semana do GP da Austrália, em Melbourne.
Sebastian Vettel (Foto: Pirelli)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;


Kevin Magnussen, segundo: “Precisamos esperar e ver porque não sabemos o que os outros estão fazendo, ou se as outras pessoas estão andando com muito combustível no carro. Não vamos ficar animados demais, mas a sensação é de que o carro melhorou. Isso é uma certeza, assim como os outros. Então vamos esperar até Melbourne para ter uma ideia melhor de onde e como estamos. Eu, pessoalmente, me sinto pronto. Hoje andei a distância de duas corridas, tive muita quilometragem e sinto que estou pronto para correr”

Pierre Gasly, terceiro: “Foi um dia produtivo tanto para a equipe quanto para mim, já que fizemos tudo que tínhamos planejado. Nosso objetivo era andar 155 voltas, mas no fim conseguimos 169, então foi bom terminar o teste assim. Usei os ultramacios e os hipermacios pela primeira vez, e o carro sempre parece melhor quando se tem mais aderência. Fizemos tudo com basicamente todos os pneus e acho que temos muitos dados para analisar agora. Fico muito feliz com meus tempos até aqui e acho que, depois de hoje, vamos começar a ter uma ideia melhor de como estamos. Agora todo mundo começa a tentar alcançar o limite. É um prazer ter o terceiro melhor tempo, mesmo sabendo que não significa muito”

Nico Hülkenberg, quarto: “Tivemos progresso hoje, mas ainda não sabemos como estamos em relação aos adversários. Só vamos ter certeza na Austrália. O R.S.18 é uma base sólida, com a possibilidade de extrair performance através de atualizações ao longo do ano. A semana foi produtiva em termos de quilometragem e também não tivemos grandes problemas, o que é positivo”

Kevin Magnussen (Foto: Haas)

Carlos Sainz Jr., quinto: “Tivemos outra tarde positiva e um dia bom como um todo, em que conseguimos cumprir nosso cronograma. Dá para ficar feliz com isso, conseguimos até treinar pit-stops no fim. Focamos um pouco mais no desempenho e estamos aprendendo o tempo todo. Precisamos analisar hoje de noite como estamos [em relação a outras equipes] e voltar amanhã para ter um dia ainda melhor”

Stoffel Vandoorne, sexto: “Hoje foi um dia muito positivo para nós. Completamos muitas voltas. A manhã foi boa, completamos muito trabalho de set-up, entendemos os pneus e aprendemos muita coisa que não pudemos no começo dessa semana ou da semana passada, por causa do clima. Durante a tarde completamos a distância de uma corrida, o que aconteceu tranquilamente. Tivemos a sensação de como o carro funciona em condições de corrida e também percebemos as variações nos compostos de pneus. A sensação do carro foi bem positiva desde o começo, e hoje confirmamos isso”

Marcus Ericsson, sétimo: “Como um todo, o dia foi positivo para mim. Completamos testes aerodinâmicos pela manhã e andamos com todos dos pneus mais macios. Fizemos simulação de corrida durante a tarde e foi interessante ver como nosso carro se comporta, tivemos boas noções. Agora precisamos encaixar todo nosso aprendizado e focar em Melbourne

Lewis Hamilton, oitavo: Mesmo com bons testes, Hamilton lamenta pré-temporada curta em Barcelona: “Você sempre quer mais tempo”

Robert Kubica (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Valtteri Bottas, nono: “Hoje foi um dos dias em que você mais aprende como piloto. Pela primeira vez no ano fiz simulação de corrida. Você passa a pensar que é uma corrida e tenta extrair tudo do carro e dos pneus. O ritmo pareceu competitivo, tudo estava em ordem. O pneu médio se comportou bem nessas condições. Tanto a equipe quanto eu estamos compreendendo os pneus cada vez mais, dia após dia. Mas precisamos ter em mente que a situação vai ser outra na Austrália”

Robert Kubica, décimo: “Essa manhã foi minha segunda vez no carro. As condições foram melhores do que as da semana passada, com temperaturas maiores, apesar da manhã meio fria. Consegui mais meio dia e acumulei mais tempo de pista para fazer testes específicos com o carro. Tentamos um dos compostos mais macios, indo do macio ao supermacios, para conseguir informações básicas sobre o pneu. Agora precisamos analisar os dados”

Sergio Pérez, 11º: “Fico feliz por terminar minha pré-temporada de forma positiva porque tive um dia cheio, com muitas voltas. Nos preparamos bem para Melbourne e provavelmente conseguimos mais do que esperávamos hoje. Focamos muito em ritmo de corrida e conseguimos muitos dados para avaliar com os engenheiros. As condições não foram perfeitas porque esteve frio e também ventou, mas ainda conseguimos o que precisávamos. Espero que tenha sido suficiente para ter um começo de ano forte. Tenho confiança de que as atualizações que vamos levar para Melbourne vão ajudar”

Max Verstappen (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen, 12º: “Hoje foi um dia para fazer muitas voltas, muitas voltas. O foco estava na simulação de corrida e a sensação do carro foi boa. Não tivemos problemas e fiquei feliz com o ritmo, certamente podemos trabalhar bem com isso. Se vai ser bom o suficiente, ainda precisamos esperar e ver. Vamos descobrir em Melbourne, mas estou feliz com o que temos. Estou pronto”

Lance Stroll, 13º: “Me sinto bem. Conseguimos alguns quilometros no carro e já fico ansioso para correr na Austrália. Ainda não sabemos exatamente como estamos [na comparação com outras equipes], então vamos esperar. Não há muito que você possa ver através das tabelas de tempos, já que todo mundo anda com quantidades diferentes de combustível e outras coisas. O pelotão intermediário provavelmente vai estar mais apertado do que ano passado por causa dos desenvolvimentos de todos. O carro ainda precisa de algum trabalho para lidar com o equilíbrio, os pneus e tudo. Ainda vamos ver”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.