Rosberg consegue volta rápida antes de paralisação e lidera TL3 no Canadá. Hamilton acaba em último e Nasr bate

O último treino antes da classificação, com duração de uma hora, foi interrompido duas vezes com bandeira vermelha, uma delas devido ao forte acidente sofrido por Felipe Nasr. Lá na frente, Nico Rosberg liderou a sessão, enquanto Lewis Hamiton não conseguiu fazer uma volta limpa e finalizou em 20º

Deu Nico Rosberg no terceiro treino livre do GP do Canadá, na manhã deste sábado (6), em Montreal. O piloto da Mercedes tirou proveito do melhor rendimento dos pneus macios no fim da sessão e aproveitou também a interrupção final do treino, devido ao problema sofrido por Jenson Button, e não foi mais superado no Circuito Gilles Villeneuve. Com 1min15s660, o alemão assegurou a melhor marca em sessão marcada pelo forte acidente sofrido por Felipe Nasr. Em contrapartida, diferente de Rosberg, Lewis Hamilton não conseguiu estabelecer uma volta rápida limpa nas poucas vezes em que esteve na pista. Assim, o britânico, que dominou a sexta-feira, abriu o sábado como 20º e último colocado na tabela de tempos. 

Kimi Räikkönen foi um dos bons nomes do treino desta manhã e finalizou em segundo lugar, colocando a Ferrari novamente em boa posição no grid, embora bastante longe da Mercedes. O finlandês foi seguido pela ótima Lotus de Romain Grosjean, que voltou a brilhar em Montreal depois de uma sexta-feira bastante e positiva. Valtteri Bottas, da Williams, finalizou a sessão em quarto lugar, enquanto Sergio Pérez, que já conquistou um pódio em Montreal em 2012, na época em que corria com a Sauber, fechou o top-5, duas posições à frente de Felipe Massa, que teve um desempenho positivo, ainda que tenha finalizado atrás do seu companheiro de equipe.

Sebastian Vettel, por sua vez, chegou a liderar a sessão no início, mas acabou ficando para trás e terminou em oitavo, enquanto Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, e Pastor Maldonado, da Lotus, finalizaram o rol dos dez primeiros colocados. Com o carro destruído depois da batida em Montreal, Nasr ficou em 14º lugar, logo à frente de Button, que não vai participar do treino classificatório devido aos problemas enfrentados no câmbio no treino desta manhã.

Nico Rosberg colocou novamente a Mercedes na frente da tabela de tempos em Montreal (Foto: AP)

Confira como foi o terceiro treino livre do GP do Canadá:

Com temperatura ambiente bastante fria em Montreal, 12ºC, e 28ºC no asfalto, começava o último treino livre antes da definição do grid de largada em Montreal. Desta vez, contudo, o céu na belíssima cidade canadense estava azul, e não havia risco algum de chuva ao longo do dia. Os pilotos logo foram à pista para recuperar um pouco do tempo perdido na última sexta-feira em razão da forte chuva que abreviou, na prática, o segundo treino do fim de semana. O primeiro tempo cronometrado do dia foi da Red Bull de Daniel Ricciardo, que anotou 1min24s212.

Em princípio, os pilotos foram à pista com pneus macios (amarelos), deixando os supermacios para os minutos seguintes da sessão. Enquanto Räikkönen marcava o então melhor tempo — 1min20s409 —, Button voltava a enfrentar problemas, desta vez no freio traseiro esquerdo. E por falar em McLaren, Fernando Alonso treinou muito pouco, já que a McLaren trabalhava em conjunto com a Honda na troca do motor de combustão interna do carro do espanhol, e o foco era a classificação, logo mais.

Já a dominante dupla da Mercedes continuava nos boxes para analisar os dados em conjunto com os engenheiros de pista. Lewis Hamilton, que foi soberano na sexta-feira, e Nico Rosberg, só viriam a deixar os boxes quinze minutos depois.

Sem a presença da Mercedes na pista, a Ferrari se encarregava de liderar a sessão da manhã deste sábado em Montreal. Com 1min18s521, Räikkönen era o ponteiro da tabela de tempos, seguido por Ricciardo e Vettel. Em seguida, outro piloto que apareceu bem foi Daniil Kvyat, que se posicionou em segundo, atrás de Kimi e à frente do seu companheiro de Red Bull.

Aí o tetracampeão mostrou serviço e, no final do seu stint com os macios, anotou 1min17s543, subindo para a ponta e colocando a Ferrari nas duas primeiras posições do treino. Destaque para Nico Hülkenberg. Uma semana antes de disputar as 24 Horas de Le Mans, o alemão colocou a Force India na terceira posição provisória, ficando a 0s777 do tempo de Sebastian. Lá atrás, dos 13 caros que haviam marcado tempo, Felipe Nasr era o nono e estava logo à frente de Button. As Williams, bem como a Mercedes e Lotus, que foi uma das boas equipes na sexta-feira, ainda não tinham deixado os boxes.

Felipe Massa terminou em sétimo lugar o treino da manhã de sábado no Canadá (Foto: AP)

A primeira Lotus a dar as caras na pista foi a de Pastor Maldonado. Em sua segunda volta rápida, o venezuelano vinha muito rápido e com as duas primeiras parciais mais rápidas que as de Vettel, mas enfrentou tráfego e foi atrapalhado por outro carro e praticamente abortou sua volta ao passar reto na chicane que antecede a reta dos boxes. Na sequência, Pastor fez grande volta e ficou a apenas 0s030 de Vettel para ficar em segundo lugar.

Outro que também fez bela volta foi Felipe Massa. Em seu primeiro stint no sábado no Canadá, o brasileiro da Williams cravou 1min17s608, só 0s066 do tempo de Seb, e subiu para terceiro lugar. Até que finalmente as Mercedes deram as caras na pista quando restavam 40 minutos para o fim do treino. Coube a Rosberg a tarefa de destruir o tempo de Vettel para assumir a primeira colocação ao cravar 1min16s783. Outro que bateu o piloto da Ferrari foi Valtteri Bottas, que registrou 1min17s053. Em seguida, Massa também melhorou seu tempo e subiu para terceiro.

Com meia hora de treino percorrida, apenas as Manor Marussia tinham ido à pista com os supermacios. Com os macios, Hamilton finalmente deixou os boxes e partiu para ratificar o domínio imposto na sexta-feira. Antes, o top-5 era formado por Rosberg, Bottas, Massa, Vettel e Maldonado, com Räikkönen em sexto lugar. Mas o britânico só completou uma volta, e seu tempo foi bem inferior aos demais, e logo retornou aos pits. Enquanto isso, Romain Grosjean teve a chance de voltar a exibir o bom ritmo do Lotus Mercedes E23 e anotou a sétima marca da sessão, com 1min17s864.

Restando 29 minutos para o fim, Kvyat foi o primeiro piloto de equipe grande a calçar seu carro com os supermacios. De cara, o russo pulou para quarto lugar, mas com tempo 0s621 mais alto em relação ao de Rosberg com pneus macios. Nico, aliás, reforçou seu posto de líder do treino ao melhorar seu tempo e estabelecer 1min16s762. Kvyat também melhorou e subiu para segundo lugar, mas por pouco tempo, porque Grosjean, mostrando a força da Lotus, anotou bela volta com os macios e cravou 1min16s900, ficando a apenas 0s138 da marca de Rosberg. Era ótimo o desempenho da Lotus em Montreal.

A Ferrari também mostrou sua força e evolução com os pneus macios em Montreal: Räikkönen voltou a liderar a sessão ao bater Rosberg por apenas 0s001. Até que o treino foi interrompido com bandeira vermelha.

Nasr bate forte em Montreal (Foto: Reprodução TV)

Nasr, então em 12º lugar na sessão, voltava à pista para mais um stint com pneus macios e buscava aquecê-los ziguezagueando em alta velocidade na grande reta de Montreal. Mas o brasileiro cometeu um erro, perdeu o controle do seu carro com o DRS aberto e acabou por bater forte no muro, destruindo a dianteira do C34, o que levou a direnção de prova a paralisar a sessão para remover seu carro e os detritos que se espalharam na pista. Felipe, apesar da violência do impacto, não sofreu qualquer ferimento, mas reclamou de dores no pescoço.

Via Twitter, a Pirelli disse que "a bandeira vermelha é uma notícia ruim para as equipes, que precisam rodar mais com os supermacios antes da classificação". De fato, pouquíssimos times haviam rodado com os compostos vermelhos neste sábado no Canadá.

Depois de dez minutos de paralisação, o terceiro treino foi retomado em Montreal com a Mercedes liderando o pelotão levando à pista Hamilton e Rosberg com pneus supermacios. Alonso finalmente foi à pista, equipado com pneus macios, para dar suas primeiras voltas neste sábado no Circuito Gilles Villeneuve. A Williams também levou Massa e Bottas com supermacios na fase final da sessão.

Mas foi Räikkönen o homem a assumir a primeira posição provisória ao marcar 1min16s233. Entretanto, a Mercedes tratou de colocar ordem na casa com Rosberg, que cravou 1min15s660 e retomou a liderança. Por outro lado, Hamilton ainda não tinha conseguido uma volta rápida e estava em último.

Aí Button voltou a enfrentar problemas com a McLaren, desta vez no ERS, e ficou parado na pista, mais precisamente na curva 7, quando restavam seis minutos para o fim do treino. Para remover o carro com segurança, a direção de prova não hesitou em acionar novamente a bandeira vermelha, reduzindo ainda mais o tempo de pista aos pilotos em Montreal, sacramentando, na prática, as posições finais desta manhã, com Rosberg liderando o treino final no Canadá.



F1, GP do Canadá, Circuito Gilles Villeneuve, treino livre 3:

1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:15.660   17
2 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:16.233 +0.573 20
3 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS MERCEDES 1:16.772 +1.112 14
4 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:16.914 +1.254 17
5 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:16.993 +1.333 16
6 26 DANIIL KVYAT RUS RED BULL RENAULT 1:17.021 +1.361 19
7 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:17.122 +1.462 18
8 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:17.197 +1.537 18
9 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO RENAULT 1:17.396 +1.736 25
10 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS MERCEDES 1:17.573 +1.913 12
11 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:17.578 +1.918 21
12 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:17.876 +2.216 14
13 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT 1:17.892 +2.232 18
14 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI 1:18.446 +2.786 12
15 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:18.473 +2.813 18
16 33 MAX VERSTAPPEN HOL TORO ROSSO RENAULT 1:18.492 +2.832 18
17 28 WILL STEVENS ING MANOR MARUSSIA FERRARI 1:19.822 +4.162 16
18 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA 1:19.874 +4.214 3
19 98 ROBERTO MERHI ESP MANOR MARUSSIA FERRARI 1:20.231 +4.571 16
20 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:21.492 +5.832 9
    TEMPO 107% TL3   1:20.956 +5.296  
               
RECORDE RALF SCHUMACHER ALE WILLIAMS BMW 1:12.275 12/06/2004  
MELHOR VOLTA RUBENS BARRICHELLO BRA FERRARI 1:13.622 13/06/2004  
               
    Condições do tempo   SOL ar: 12-14ºC | pista: 28-31ºC  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.