Governo diz que FIM aprovou “adequações estruturais” solicitadas em vistoria à Goiânia
Em nota à imprensa, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer anunciou que durante a vistoria realizada pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) nesta semana, a entidade máxima do motociclismo aprovou as mudanças feitas no circuito em atenção aos pedidos feitos em novembro passado
A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer de Goiás (Seel) anunciou nesta sexta-feira (16) que a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) aprovou as adequações estruturais que foram feitas no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, em atenção aos pedidos feitos pela entidade e pela Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, na vistoria realizada em novembro do ano passado.
Na última terça e quarta-feira, inspetores da FIM estiveram no circuito goiano para checar o avanço dos trabalhos na pista e na infraestrutura do autódromo. Entre os itens inspecionados, estavam as áreas de escape, dispositivos de segurança, marcações da pista, postos de comissários, equipamentos de manutenção e o pit-lane.
A visita, agendada com antecedência, faz parte do processo de homologação do traçado para que Goiânia possa receber o GP do Brasil de MotoGP, que acontece entre os dias 20 e 22 de março. A vistoria foi acompanhada por representantes do governo, da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e também da Brasil Motorsport, a promotora local.
“A delegação da FIM percorreu vários pontos do Autódromo, vistoriando tanto as intervenções nas pistas, como nas zebras e áreas de escape, quanto as estruturais, como a ampliação da ala dos boxes e adequações do paddock, centro médico e na área de direção de prova”, explicou a Seel.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Em dezembro passado, a pasta tinha revelado ao GRANDE PRÊMIO que a FIM e a Dorna tinham solicitado modificações, por exemplo, na cobertura no ponto de entrada da ambulância no centro médico e no espaço dos boxes.
“A entidade aprovou as adequações estruturais realizadas pelo Governo de Goiás para a etapa do Grande Prêmio Goiás de MotoGP, que será disputado entre os dias 20 e 22 de março”, anunciou a pasta.
Além disso, a Seel deu detalhes do evento teste, que vai reunir motos de 300cc, 600cc e 1000cc em provas de três categorias: GP 600, R3 Talent Cup e GP 1000. Cada categoria vai contar com no máximo 30 pilotos no grid.
O evento-teste, que será fechado para o público e para a imprensa, vai contar com a mesma equipe de trabalho que vai atuar no GP do Brasil ― comissários, equipe de resgate e médicos, por exemplo. No dia 28 de fevereiro serão realizadas quatro simulações de 40 minutos de corrida. No dia seguinte, serão 17 simulados, com a duração variando entre 20 minutos e 1 hora.
Ao GRANDE PRÊMIO, a promotora do GP do Brasil já tinha confirmado um saldo positivo da vistoria ao circuito de Goiânia.
“O Autódromo Internacional de Goiânia recebeu nesta semana a visita da equipe técnica da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), conforme previsto no cronograma. A inspeção teve como objetivo acompanhar o andamento das obras e verificar a conformidade dos trabalhos, com resultado totalmente positivo”, disse a promotora em nota ao GP. “Segundo a avaliação da FIM, o cronograma está sendo cumprido integralmente, as intervenções seguem dentro dos padrões exigidos e todos os pontos levantados na visita anterior já foram superados”, seguiu.
“As obras seguem dentro do prazo e estarão concluídas para o evento-teste, programado para os dias 28 de fevereiro e 1º de março, quando será realizada a homologação da pista”, frisou. “Paralelamente, a montagem da estrutura do evento também avança conforme o planejado, com o início da instalação das arquibancadas temporárias, incluindo a arquibancada utilizada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, que já está no circuito e começará a ser montada nos próximos dias”, completou.
O GRANDE PRÊMIO apurou que alguns dos fiscais de pista que vão atuar durante o GP do Brasil serão os mesmos que já participam no GP de São Paulo de Fórmula 1. No total, cerca de 400 pessoas vão agir no controle da corrida, inclusive na direção de prova. Destas, cerca de 60 serão levadas da capital paulista.

A equipe já está em treinamento para estar adaptada às necessidades de uma categoria FIM. O GP apurou que a parte online da preparação já foi concluída, mas falta uma parte prática, que será feita na semana do evento teste.
A equipe médica que vai atuar no GP do Brasil será chefiada pelo Dr. Dino Altmann, que também trabalha na etapa da F1, atuando em conjunto com o Dr. Marcos Kawasaki, que é diretor-médico da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).
Na última terça-feira (13), a Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra), que conduz os trabalhos no autódromo, anunciou que as obras atingiram a marca de 84% de execução. A pasta apontou que o circuito passa por uma remodelação completa, com a reconstrução e ampliação do paddock; modernização de arquibancadas, sala de imprensa e camarotes; construção de uma nova torre de controle e centro médico; reforma do setor de administração, bloco de apoio e depósito de materiais, resíduos e óleo. Além disso, os 3.825 metros da pista foram completamente reconstruídos e recapeados, com troca das barreiras de pneus, guard-rails e zebras.
A Goinfra confirmou, ainda, que o asfalto já está pronto. A agência explicou que foi aplicada uma camada de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), que funciona como base estrutural do pavimento, garantindo uniformidade, aderência e distribuição adequada dos esforços do tráfego. Depois, foi executada uma segunda camada de SMA (stone matrix asphalt ou matriz pétrea asfáltica), uma solução indicada para circuitos de velocidade por oferecer maior resistência, aderência e redução de ruídos. É a mesma técnica, por exemplo, usada no Autódromo de Interlagos.
Agora, o trabalho foca na fase final de pavimentação e implantação de gradis nas duas pistas auxiliares, que juntas somam cerca de sete quilômetros e formam os anéis interno e externo da pista principal. A área de escape também foi toda reestruturada e um novo viaduto foi implantado sobre o circuito. Essa estrutura cria um acesso adicional ao autódromo, pela Avenida Autódromo Ayrton Senna.
Estão em fase final de execução as intervenções nas áreas de escape, que foram ampliadas, além de instalação de novas zebras. A última etapa será a implantação dos sistemas eletrônicos que permitem todo o controle da prova, com circuitos de televisão e de comunicação, painéis eletrônicos e fibras óticas e de dados.
O governo de Goiás está investindo R$ 55 milhões na modernização do circuito para poder receber o Mundial de Motovelocidade. Um estudo do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos apontou para uma movimentação financeira superior a R$ 898 milhões com a realização da etapa.
A MotoGP correu pela última vez no Brasil em 2004, no hoje extinto Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Desde então, a Dorna já havia assinado outros dois protocolos de intenção — um para Deodoro e outro para Brasília —, mas nenhum deles avançou.
Esta, porém, não será a primeira vez que Goiânia vai receber uma etapa do Mundial de Motovelocidade. O Autódromo Internacional Ayrton Senna recebeu etapas entre 1987 e 1989. Depois, a categoria chegou a passar por Interlagos, em 1992, antes de rumar para o Rio de Janeiro, por onde correu durante uma década.
A MotoGP está de férias e só volta a acelerar nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2026, com o shakedown direto de Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.
MotoGP hoje: saiba aqui as notícias mais importantes da MotoGP
A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na MotoGP.
▶️ Aprilia vê Ducati referência e avisa: “Temos de respeitar a todos, mas sem temer ninguém”
▶️ Martín busca controle da moto da Aprilia, mas mostra confiança: “Podemos vencer”
▶️ Agente vê VR46 como “possibilidade” para Acosta, mas frisa: “Meta é equipe oficial”
▶️ Aprilia reconhece decepção por falta de patrocinador principal na MotoGP
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!