Rahal avalia que bandeiras amarelas “longas demais” atrapalharam estratégia de um pit-stop a menos na Indy 500

Graham Rahal foi o piloto que mais ganhou posições na comparação da posição de chegada em relação à largada. De 30º para décimo, o norte-americano lamentou que não tenha conseguido fazer mais quando tinha um bom carro dado pela RLL. O lamento maior ficou para o fato das paralisações terem impedido que a estratégia traçada para a corrida pudesse ser confirmada

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Ao partir da 30ª colocação na edição 102 das 500 Milhas de Indianápolis, no último fim de semana, Graham Rahal não sabia ao certo que direção sua corrida tomaria. Mas ele foi bem, ganhou posições imediatamente e chegou até a liderar. Segundo ele, foi por pouco que a estratégia adotada não deu certo.

 
Rahal afirmou que a ideia era fazer um pit-stop a menos que quase todos os concorrentes, algo que colocaria o #15 na disputa pela vitória. O que atrapalhou foram as longas paradas causadas pelas bandeiras amarelas. 
 
"Acho que nosso carro estava muito bom. A corrida se tornou relacionada às posições em que todos estavam e as bandeiras amarelas foram longas demais. A estratégia que adotamos quando passamos a liderar, na volta 100 – se as amarelas não tivessem demorado tanto todas as vezes – teríamos feito um pit-stop a menos que o resto. Estávamos bem posicionados para dar uma volta a menos e a maioria não estava", afirmou.
 
"Tinha uns três ou quatro [pilotos] nessa situação – eu, Josef [Newgarden], acho que Robert [Wickens] e talvez [Carlos] Muñoz. Jogamos certo. Obviamente é uma droga sair daqui mais uma vez sem vencer, particularmente com o carro sendo tão bom", lamentou.
Graham Rahal (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
O que sobrou para Graham foi a décima colocação e o lamento por não ter sido mais ofensivo na tentativa de ganhar espaço no pelotão. 
 
"Preciso ser mais agressivo nas relargadas. Não queria testar a segunda linha porque tinha muito em jogo. Não queria colocar o rosto no muro, mas vi muitos caras fazendo. Então eu tentei na última relargada, recuperei três ou quatro posições, mas estou desapontado porque quero vencer em Indianápolis algum dia", encerrou.
 
Com 183 pontos, Rahal ocupa a sexta colocação do campeonato e está 60 pontos atrás do líder – e vencedor da Indy 500 – Will Power.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.