Newey diz que “politicagem” da Mercedes contra Red Bull é “elogio” ao RB16B

Adrian Newey sente que os ataques da Mercedes à Red Bull chegaram a um patamar inédito na Fórmula 1. O projetista vê uma tentativa da equipe rival de podar vantagens do RB16B

O engarrafamento da Indy em Nashville (Vídeo: NBC)

Mercedes e Red Bull seguem em pé de guerra na Fórmula 1, com uma rivalidade que vai dos pilotos aos dirigentes. Nem mesmo Adrian Newey, projetista da escuderia taurina, quer ficar de fora: o dirigente refletiu sobre protestos feitos pela escuderia rival, que servem como “elogio” às qualidades do RB16B, bólido de 2021.

Newey recordou uma das primeiras controvérsias de 2021, quando a Mercedes alegou que os elementos aerodinâmicos da Red Bull eram flexíveis demais. A Fórmula 1 não encontrou nada ilegal no RB16B, mas estabeleceu testes mais rígidos para averiguar a situação.

“Se você pensar na questão da asa traseira flexível, nós certamente não éramos os únicos com esse tipo de problema”, disse Newey, entrevistado em podcast da Red Bull. “Só que é claro que a Mercedes não começou a reclamar disso pensando na Alfa Romeo. Eles estavam preocupados apenas com a possibilidade de a gente ter uma vantagem, mas que a gente nem tinha. Ainda assim, isso levou a gastos que certamente nos prejudicaram. Dito isso, fica claro como temos talento na nossa equipe. Conseguimos responder a isso, e é um grande exemplo de que, mesmo com nossa equipe encurralada, somos capazes de lutar e mostrar competitividade”, afirmou.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Max Verstappen busca o título com o RB16B (Foto: Red Bull Content Pool)

A situação não é inédita para a Red Bull. Entre 2010 e 2013, anos de domínio com Sebastian Vettel, a escuderia também ouviu repetidos questionamentos sobre a legalidade dos carros.

“É um elogio ver a nossa equipe sendo tão vigiada pelas outras. Já passamos por isso antes, mas não me lembro desse nível de politicagem nos bastidores, de gente fazendo lobby contra nosso carro. Se você pensar nas questões aerodinâmicas de 2010 e 2011, os outros ficavam de olho na gente e precisávamos nos adaptar às mudanças de regulamento. Também passamos por isso nas últimas brigas por título com a Ferrari, que também envolveram questões de flexibilidade aerodinâmica”, recordou.

Os anos passaram e, em 2021, a grande esperança de título é Max Verstappen. O holandês liderava com facilidade, mas teve duas corridas ruins e voltou a ficar atrás de Lewis Hamilton. 8 pontos separam os dois após 11 corridas.

A próxima etapa da F1 é o GP da Bélgica. A corrida em Spa-Francorchamps está marcada para 29 de agosto.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.