Andretti vê GM como grande adição para F1: “Vamos competir como um time americano”

Michael Andretti crê que "verdadeira equipe americana" com parceria da General Motors vai acelerar o crescimento da Fórmula 1 nos Estados Unidos. Montadora quer produzir unidades de potência a partir de 2028

Michael Andretti se pronunciou pela primeira vez após o anúncio da General Motors, que deseja se tornar fornecedora de motores da Fórmula 1 a partir de 2028. A Andretti busca se tornar a 11ª equipe do Mundial e está na fase final de negociações comerciais, visando uma entrada no grid já em 2025. A montadora americana, por meio da Cadillac, já tinha formado parceria no início do ano.

Pelas redes sociais, Michael afirmou que a combinação entre Andretti e General Motors é uma parceria “histórica” e que a “verdadeira equipe americana” vai acelerar o crescimento da Fórmula 1 nos Estados Unidos. Neste fim de semana, o Mundial faz a terceira prova no país em 2023, com o retorno do GP de Las Vegas.

“A unidade de potência da GM será uma grande adição para a Fórmula 1. Estamos orgulhosos que a parceria Andretti Cadillac tornará isto possível. Nosso compromisso com a excelência não será menosprezado, pois continuamos planejando entrar na F1 o mais rápido possível e, em 2028, a Andretti Cadillac competirá como uma verdadeira equipe americana. Esta parceria histórica vai acelerar o esporte no mercado em rápido crescimento dos EUA, bem como a nível mundial”, declarou Michael.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Andretti foi aprovada pela FIA, mas agora esbarra em questões técnicas importantes (Foto: Indycar)

O presidente da GM, Mark Reuss, manifestou o movimento e a ligação entre essa decisão e a parceria com a Andretti. É importante destacar que a sequência da GM está diretamente ligada à aprovação da Andretti. “Estamos muito animados que nossa parceria Andretti Cadillac na F1 será empurrada por um motor GM”, afirmou.

“Com nossos conhecimentos profundos de engenharia e corridas, estamos confiantes que vamos desenvolver uma unidade de força bem-sucedida para a categoria e posicionar a Andretti Cadillac como uma verdadeira equipe de fábrica”, seguiu.

“Vamos competir contra os melhores, nos maiores níveis, com paixão e integridade que ajudarão a elevar o esporte para apaixonados por corridas em todo o mundo”, finalizou.

De acordo com a GM, inclusive, o desenvolvimento e testes de protótipos da tecnologia que deseja trabalhar de olho na melhor compreensão do uso de hibridização, eletrificação, combustíveis sustentáveis e motor de combustão interna de alta eficiência, bem como toda a parte eletrônica. A Andretti já até construiu um modelo de carro de 2023 para testar no túnel de vento.

Caso realmente entre para o grid, a Andretti ainda precisa fechar um acordo com fornecedora de motores antes da entrada da General Motors. O time tinha um acordo com a Renault, que acabou expirando. A Honda, que atualmente já é a fornecedora da esquadra na Indy, surge como a principal candidata no momento.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.