Ricciardo prega cautela, mas espera RB na “parte de cima” na F1 2024

Daniel Ricciardo foi o quarto piloto mais rápido no primeiro dia dos testes de pré-temporada no Bahrein. No entanto, piloto da RB pregou cautela e admitiu que há "muito trabalho a fazer"

Após dois anos, Daniel Ricciardo voltou a participar dos testes de pré-temporada da Fórmula 1. O australiano vai começar o primeiro ano completo na categoria desde a saída da McLaren, no fim de 2022. Vestindo as novas cores da RB — ou Visa Cash App RB —, o companheiro de Yuki Tsunoda completou um total de 51 voltas nesta quarta-feira (21), cravou o tempo de 1min32s599 e terminou as atividades na quarta posição.

No início de janeiro, a RB iniciou um processo de transição nas instalações. O time vai deixar de usar o túnel de vento de Bicester, na Inglaterra, e passará a operar em Milton Keynes, muito próximo da sede da equipe irmã Red Bull. Desta forma, espera-se que a escuderia comandada por Laurent Mekies tenha vantagens no desenvolvimento da VCARB01, carro da temporada.

Apesar das melhorias vistas no Bahrein, Ricciardo moderou as expectativas. “Precisamos ser um pouco cautelosos. Acho que o objetivo no decorrer da temporada é a parte de cima do pelotão intermediário”, disse ele.

“Mas diria que, agora, onde estamos, é provavelmente mais no meio do grid”, apostou o #3. “Ainda não tenho certeza se estamos na frente [do pelotão intermediário], mas esse certamente é o nosso alvo”, acrescentou.

Daniel Ricciardo prega cautela após 1º dia de testes no Bahrein (Foto: Pirelli)

No ano passado, a RB — ainda nomeada AlphaTauri — terminou o Mundial de Construtores na oitava colocação, apenas 3 pontos atrás da Williams, a sétima. O antigo modelo, a AT04, apresentou uma melhora visível nas últimas etapas do campeonato, e o bom desenvolvimento parece ter continuado para 2024. Ricciardo, no entanto, preferiu manter os pés no chão.

“Sei que algumas pessoas estão bastante entusiasmadas com a nossa entrada na temporada, mas quero ser um pouco cauteloso. Temos um carro decente, mas ainda há muito trabalho a fazer”, admitiu.

Em 2022, após dois anos com um desempenho abaixo das expectativas, a McLaren decidiu rescindir o contrato de Riccardo. O australiano ficou sem vaga no grid até meados do ano passado, quando, em julho, a AlphaTauri decidiu se desfazer de Nyck De Vries e colocar o piloto de Perth em seu lugar.

“Gostei da pré-temporada do ano passado”, brincou o #3, que não estava na F1 em fevereiro. “Gostei de ter uma folga. Mas, um ano depois, estou muito feliz por estar aqui nos testes”, finalizou.

O segundo dia de testes começa nesta quinta-feira, às 4h (de Brasília). Todas as sessões são transmitidas pela F1 TV e recebem cobertura total do GRANDE PRÊMIOcom a análise do Briefing após cada dia de atividade.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.