Audi dá show em Hockenheim e transforma pódio em camarote para comemorar título de marcas do DTM. Ekström vence
O cenário estava armado para a vitória de Jamie Green, a primeira com a Audi, mas um safety-car tardio deixou a corrida no papo para Mattias Ekström em Hockenheim. De qualquer forma, Audi virou para cima da BMW e foi campeã de marcas
A etapa de Hockenheim que encerrou a temporada 2014 do DTM neste domingo (19) viu uma apresentação de gala da Audi. Depois de dominar a classificação e garantir as três primeiras posições do grid, a montadora de Ingolstadt foi capaz de manter tal forma na corrida e fechar para si o último pódio do ano. Mais do que isso, o resultado garantiu o título de marcas para a Audi após duas conquistas consecutivas da BMW.
A disputa na pista foi marcada pelas estratégias diferentes adotadas pela Audi para tentar se posicionar bem nas mais diversas condições e não perder a corrida devido a alguma intervenção inesperada do safety-car. E, desta forma, o esquadrão das quatro argolas se mostrou preparado para ambas as situações: Jamie Green venceria se não fosse a entrada do carro de segurança nas voltas finais, que permitiu que o sueco Mattias Ekström ficasse com o primeiro lugar.
Relacionadas
Green, que assumira a liderança após saltar de quinto para primeiro nas duas primeiras curvas, ditou um ritmo forte na parte inicial da prova com os pneus macios e disparou na ponta. A segunda metade foi marcada pela perseguição de Ekström e Mike Rockenfeller.
Quando o alemão e o sueco estavam a pouco mais de 4s do inglês, veio a ajuda que os salvou: o safety-car provocado por Daniel Juncadella. Ali, a diferença sumiu, e nas poucas voltas que sobraram em bandeira verde após a relargada, os pneus duros não ajudaram Green a segurar a ponta.
Ainda assim, o britânico, que perdeu a chance de vencer pela primeira vez desde que se mudou da Mercedes para a Audi em 2013, salvou o pódio e garantiu que a festa de sua montadora seria particular no pódio em Hockenheim. 21 pontos atrás antes do início da última prova, a marca virou o jogo e impediu a terceira conquista seguida da BMW no campeonato de construtores.
O brasileiro Augusto Farfus permaneceu na luta pelo pódio durante mais da metade da prova, mas a estratégia de usar os pneus macios no começo não vingou e ele acabou perdendo terreno, foi tocado por Robert Wickens e sequer pontuou: foi apenas 17º, o último dos que cruzaram a linha de chegada.
Confira como foi a etapa de Hockenheim do DTM:
A história da largada do DTM em Hockenheim pode ser dividida em duas partes — ou duas curvas. Nas duas, Jamie Green se dá muito bem. Pole-position, Miguel Molina largou bem e se manteve em primeiro lugar na curva 1, rápida à direita. Green largou muito bem da quinta posição e já foi brigar com Mattias Ekström pela segunda colocação.
Na curva 2, Molina jogou tudo que fizera antes fora ao travar as rodas na primeira freada forte da pista e espalhar. Abriu caminho para Green assumir a ponta e ser seguido por Ekström, Pascal Wehrlein e Augusto Farfus.
Ainda tinha mais para acontecer nos três primeiros minutos de corrida: Ekström, quando perdeu uma posição, perdeu várias. Wehrlein, Farfus, Molina, Timo Scheider, Bruno Spengler… De repente, já estava em sétimo.
Passada a confusão natural das primeiras voltas, uma longa fila de cinco carros passou a disputar a vitória. Apenas 1s970 separavam Green de Scheider, o quinto colocado, na quinta volta. Todos eles usavam pneus macios. Do jeito que as coisas andavam, a BMW precisaria reagir para tirar o título de marcas da Audi.
Foi só a partir da décima volta que Green começou a abrir na dianteira. Quando foi capaz de desgarrar da fila de perseguidores, colocou mais de 5s entre ele e Wehrlein, que continuou brigando com Farfus e Scheider, agora à frente de Molina. Na volta 18, o bicampeão também ganhou a posição do brasileiro.
Aberta a janela de pit-stops, na volta 14, o primeiro a parar foi Bruno Spengler, mudando dos pneus macios para os duros. Molina foi fazer o mesmo na 18, e Farfus, na 19. Green foi na 20ª.
A vez de Wehrlein ser atacado por Scheider chegou nas paradas de box, quando a Audi foi mais eficiente que a Mercedes, mas em que Pascal foi liberado de maneira considerada perigosa pelos comissários. Os dois carros rasgaram o pit-lane lado a lado até o jovem da estrela de três pontas sair na frente, tudo para ser punido com um drive-through e deixar a luta pela vitória.
Completada a rodada de paradas, estabeleceu-se a ordem: Green, Scheider, Farfus, Molina, Spengler e Daniel Juncadella. O primeiro em uma tática diferente era Ekström, que calçou os pneus macios para a segunda perna da corrida. Mike Rockenfeller estava na cola dele, também com os macios. Eles rapidamente despacharam Juncadella e Spengler. Mais algumas voltas e também passaram por Molina e Farfus.
Na volta 33, deixaram Scheider para trás, e a partir dali iniciou uma determinada caça a Green, que tinha 9s de vantagem na dianteira. Quando a vantagem estava na casa de 3s, despencou de vez, cortesia de terceiros: Daniel Juncadella bateu na entrada do Estádio e foi preciso colocar o safety-car na pista para fazer o resgate da Mercedes. A fila se formou com Green, Ekström, Rockenfeller, Scheider, Wittmann, Di Resta, Farfus, Molina, Wehrlein e Tomczyk.
Ó, mundo injusto. Green, o piloto da corrida, nem teve chance de se defender. Bravamente, segurou Paul di Resta e terminou no pódio. Ekström faturou a vitória e o campeão do ano passado, Rockenfeller, fechou em segundo lugar.
Estava armado o cenário para uma festa exclusiva da Audi no pódio para comemorar o quarto título de marcas de sua história no DTM e evitar a varrida da BMW, que já havia assegurado as taças de pilotos, com Marco Wittmann, e equipes, com a RMG. O resultado também garantiu o vice e o terceiro lugar no campeonato para Ekström e Rockenfeller.
As imagens da última etapa de 2014 do DTM
#GALERIA(5116,83877)
DTM, Hockenheim, corrida:
1 | MATTIAS EKSTRÖM | SUE | ABT SPORTSLINE AUDI | 1:08:37.604 | 42 voltas |
2 | MIKE ROCKENFELLER | ALE | PHOENIX AUDI | +2.402 | |
3 | JAMIE GREEN | ING | ROSBERG AUDI | +3.914 | |
4 | PAUL DI RESTA | ESC | MERCEDES AMG | +4.163 | |
5 | MARCO WITTMANN | ALE | RMG BMW | +4.962 | |
6 | TIMO SCHEIDER | ALE | PHOENIX AUDI | +6.540 | |
7 | MARTIN TOMCZYK | ALE | SCHNITZER BMW | +7.526 | |
8 | MIGUEL MOLINA | ESP | ABT SPORTSLINE AUDI | +11.104 | |
9 | ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA | POR | MTEK BMW | +12.198 | |
10 | GARY PAFFETT | ING | MERCEDES AMG | +14.781 | |
11 | TIMO GLOCK | ALE | MTEK BMW | +15.179 | |
12 | BRUNO SPENGLER | CAN | SCHNITZER BMW | +15.838 | |
13 | NICO MÜLLER | SUI | ROSBERG AUDI | +15.973 | |
14 | CHRISTIAN VIETORIS | ALE | MERCEDES AMG | +17.497 | |
15 | JOEY HAND | EUA | RBM BMW | +17.769 | |
16 | AUGUSTO FARFUS JR. | BRA | RBM BMW | +23.024 | |
17 | ROBERT WICKENS | CAN | MERCEDES AMG | P +30s | |
18 | VITALY PETROV | RUS | MERCEDES AMG | +1 volta | NC |
19 | ADRIEN TAMBAY | FRA | ABT SPORTSLINE AUDI | +1 volta | NC |
20 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MERCEDES AMG | +2 voltas | NC |
21 | DANIEL JUNCADELLA | ESP | MERCEDES AMG | +6 voltas | NC |
22 | EDOARDO MORTARA | ITA | ABT SPORTSLINE AUDI | +11 voltas | NC |
23 | MAXIME MARTIN | BEL | RMG BMW | NC |