DTM espera atrair Chevrolet, Ford e Chrysler com lançamento de versão norte-americana da categoria

Prevista para acontecer a partir de 2015, a versão norte-americana do DTM é também uma tentativa da categoria conqusitar novas montadoras. Próximo passo, segundo dirigente, é convidar as três grandes de Detroit a conhecer os bastidores do certame

A ITR, empresa detentora dos direitos comerciais do DTM, já conversou com as três grandes montadoras dos Estados Unidos para tentar atraí-las para a versão norte-americana da categoria, revelou o presidente Hans Werner Aufretch. O novo campeonato, previsto para 2015, foi anunciado nesta quarta-feira (27) e deve acompanhar o calendário da United Sportscar, resultado da fusão da Grand-Am com a ALMS.

Como o regulamento técnico será o mesmo da versão original, a alemã, as marcas estadunidenses também poderão levar seus carros para competir em solo europeu – de certa forma, um acordo semelhante ao que o DTM firmou no ano passado com o Super GT, válido a partir de 2014 e que abre as portas da categoria para Honda, Toyota e Nissan.

Versão norte-americana do DTM deve estrear em 2015 (Foto: DTM)

“Nós já tivemos conversas com as três grandes montadoras americanas”, declarou Aufretch, referindo-se a Chevrolet, Ford e Chrysler (dona da Dodge). “Agora temos que oferecer a esses colegas a oportunidade de olhar atrás das cortinas do DTM. Isso certamente vai acontecer no início da temporada, em 5 de maio, em Hockenheim”, continuou o dirigente.

“Assim como as marcas alemãs entram em mercados importantes ao redor do mundo, as marcas americanas e japonesas têm o objetivo de fazer uma aparição no mercado alemão”, acrescentou Aufretch.

O germânico minimizou a necessidade que as montadoras estão tendo, nos tempos atuais, de reduzir os custos. “Isso não significa que oportunidades não possam ser oferecidas a elas”, concluiu.

No fim de 2011, a parceria com a Grand-Am (gerida pela Nascar) e o DTM já havia sido anunciada, com a previsão de lançar o campeonato em 2014, porém, as partes não conseguiram cumprir esse cronograma em tempo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.