5 coisas que aprendemos no lançamento do VCARB 01, novo carro da RB para F1 2024

Com nova identidade mais escondida que o esperado, RB, novo nome da AlphaTauri, mostrou a pintura do carro com que vai à pista para F1 2024

Uma das apresentações mais esperadas para a temporada 2024 da Fórmula 1 foi levada a cabo na madrugada desta sexta-feira (9). Em evento realizado em Las Vegas, a RB (Visa Cash App RB, Racing Bulls) mostrou ao mundo o primeiro carro do novo batismo. E o que dá para afirmar é que foi incomum.

E o maior motivo foi o fato de que, com uma nova identidade, a expectativa é a da maior exposição possível. Mas não foi o que aconteceu, num evento sem transmissão ao vivo e fechado, como se fosse realizado 15 anos atrás, sem nem contar com aspas oficiais dos envolvidos. Nem o carro de verdade estava exposto, mas havia ao menos uma pintura.

Com tudo isso na conta, o GRANDE PRÊMIO traz cinco coisas que aprendemos na apresentação da RB Racing Bulls:

Visa Cash App RB VCARB 01 para F1 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

Nova identidade escondida

Normalmente, quando uma nova marca vai ser lançada, seja do zero ou substituindo algo já existente, procura o máximo de exposição possível. Sobretudo na era das redes sociais, claro. Foi assim em 2020, quando a equipe mudou de Toro Rosso para AlphaTauri e fez lançamento com cara de desfile de moda em Nova York. Apesar de escolher Las Vegas e a semana do Super Bowl para fazer o primeiro lançamento da era RB, a equipe fez diferente. Anunciou uma transmissão oficial que sequer apareceu, com o mundo inteiro sem entender o que acontecia.

No fim das contas, publicou um curto vídeo, seguido por um de cerca de dois minutos de duração. As imagens eram apenas computadorizadas. Apenas horas depois é que apareceram fotos de Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda com o showcar, que mostrava somente a nova pintura, mas não muito do modelo. Além disso, a conta da equipe no X, antigo Twitter, não era atualizada há mais de duas semanas no momento da divulgação do carro.

Preocupante.

A RB lançou o VCARB 01 para F1 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

Las Vegas é uma tendência (terrível)

A cidade de Las Vegas foi construída no meio do deserto do estado de Nevada, nos Estados Unidos, com o objetivo de ser um paraíso de jogatina e entretenimento na Costa Oeste dos Estados Unidos. Com as décadas, passou a ser conhecida como ‘Cidade do Pecado’, por conta da ilusão de caráter especial que as atrações locais criam nos visitantes. E, nos últimos anos, foi a vez da F1 cair no conto do vigário e se deixar seduzir.

O encanto do Liberty Media explodiu com a realização do GP de Las Vegas, no ano passado, promovido pelos próprios detentores dos direitos comerciais da F1. Agora, a categoria está apaixonada. O que é um pesadelo de horários, visto que a noite local significa madrugada aqui no Brasil e alvorecer na Europa.

Mas nem é esse o ponto principal. A questão maior está na falta de compensação logística: na era da exposição, a RB foi a uma cidade com a qual não tem ligações e fez uma apresentação que só assistiu que fora convidado. Para piorar, escolheu Las Vegas três dias antes do Super Bowl e numa noite em que a NFL realizou uma espécie de Oscar do campeonato, o chamado NFL Honors, onde anuncia os jogadores selecionados para o Rol da Fama e define os prêmios da temporada. Desta feita, o lançamento da RB ficou escondido do grande público e ignorado pelo local. Não faz sentido algum.

O STR 14 da Toro Rosso em 2019 (Foto: Red Bull Content Pool)

Pintura de Toro Rosso

Nova identidade, novos tempos e expectativas de uma equipe mais independente da Red Bull do ponto de vista institucional. Na hora de mostrar a pintura, entretanto, o VCARB 01 é quase igual ao STR14, última carro da era Toro Rosso, em 2019.

O carro conta com cor azul metálica predominante e o tradicional touro da Red Bull, na tampa do motor, prateado, bem como o nome da Visa, nova title partner. A grande diferença é que o carro da RB em 2024 tem uma faixa branca na dianteira, lateral e nas asas, graças ao patrocínio da petrolífera polonesa Orlen. Mas também há detalhes em vermelho. Assim não vai dar para deixar de ser a Toro Rosso/AlphaTauri.

É o primeiro carro do novo batismo da equipe (Foto: Red Bull Content Pool)

Carro da RB ainda é segredo

O lançamento veio e, com ou sem apresentação ou aspas oficiais dos pilotos e oficiais, seguiu a tendência dos últimos anos na F1: evitou mostrar um carro de verdade. O que foi exposto no evento e apresentado por meio de imagens computadorizadas era somente um showcar e não será o bólido que a equipe vai levar a pista em alguns dias, durante os testes de pré-temporada.

Tudo que existe, por enquanto, é identidade. A pintura do carro, os novos patrocinadores expostos, os macacões dos pilotos e toda a parte de perfumaria. Mas qual o projeto do VCARB 01, de fato, o público vai precisar esperar mais um pouco para conhecer.

Os macacões da RB para temporada 2024 da F1 (Foto: RB)

Ricciardo e Tsunoda estão otimistas

Se o projeto verdadeiro do VCARB 01 ainda é um mistério, o que dá para saber é que Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda estão bastante contentes com o que viram até agora. Por isso, nas declarações de ambos, dá para notar uma dose de otimismo que soa até estranho quando pareadas às dificuldades que o time mostrou nos tempos recentes.

“Será rápido [o carro]”, garantiu Ricciardo. “Voltar ao pódio certamente seria incrível, mas alguém disser que eu só posso ir a um pódio no ano e o resto da temporada preciso ficar em 10º, não é o que eu quero. Prefiro ter vários top-5 sem um pódio, que mostraria consistência nas primeiras posições. É o que eu quero”, afirmou.

Tsunoda ainda se animou com o aumento da proximidade técnica com a Red Bull. O que também não deixa de ser curioso visto que, cada vez mais, a RB quer se tornar independente institucionalmente.

“É bom trabalhar mais próximo da Red Bull, já que alcançaram tanto no passado. Vamos ver o quão próximo podemos trabalhar, mas ao mesmo tempo é algo muito positivo poder utilizar todo esse conhecimento de carros vitoriosos em nosso carro. Então espero que essa experiência nos dê alguns décimos para nos permitir brigar no top-8”, comentou.

Agora é esperar os testes para saber o que a equipe e sua nova chefia, comandada por Laurent Mekies, mas que também tem um novo diretor-esportivo em Alan Permane e um novo diretor-técnico em Tim Goss, tem a oferecer.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

RB APRESENTA VCARB 01, CARRO PARA A F1 2024 | React
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.