5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP de Miami da Fórmula 1 2023

Max Verstappen não enfrentou qualquer dificuldade para comandar as ações em Miami na tarde desta sexta-feira (5). O holandês impôs quase 0s4 em cima da Ferrari de Carlos Sainz. E como se não bastasse, Charles Leclerc provocou uma bandeira vermelha na parte final das ações

Max Verstappen não deixou a liderança escapar do TL2, depois de ver George Russell e a Mercedes puxarem a fila mais cedo. Nesta sexta-feira (5), o holandês comandou as ações no segundo treino livre do GP de Miami e reafirmou a condição de favorito do fim de semana norte-americano da Fórmula 1. O bicampeão se mostrou veloz a cada saída de pista e não cometeu erros, deixando claro ainda que tem um ritmo fortíssimo para a classificação deste sábado (5). A melhor volta ficou em 1min27s930 — 0s385 melhor que Carlos Sainz, o segundo na folha de tempos. Charles Leclerc completou os três primeiros colocados.

Em um traçado totalmente recapeado, os pilotos dedicaram boa parte das ações ao trabalho de ‘limpeza da pista’ em busca de maior aderência, por isso a sessão foi marcada por escapadas de pistas e rodadas. A maior delas acabou sendo de Leclerc. O monegasco perdeu a Ferrari na curva 7 e bateu com força no muro nos minutos finais. A interrupção acabou atrapalhando as simulações de corrida.

No fim das contas, a Ferrari foi quem mais se aproximou da Red Bull novamente. Sergio Pérez fechou em quarto, logo à frente de Fernando Alonso e de um inesperado Lando NorrisLewis Hamilton, em um dia de altos e baixos da Mercedes, terminou em sétimo. Lance StrollEsteban Ocon e Alex Albon formaram o top-10.

Sergio Pérez reclamou da pouca aderência, principalmente no TL1 em Miami (Foto: Red Bull Content Pool)

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos na sexta-feira da quinta etapa da temporada da F1 2023, em Miami:

Red Bull acelera quando quer e dita o ritmo. De novo

Parece repeteco de tantas outras etapas, mas a Red Bull, quando quer acelerar, some e ninguém pega. O que se viu na sexta-feira em Miami foi mais disso: o TL1 teve Mercedes e Ferrari aparecendo, mas os austríacos viraram a famosa chavinha e atacaram no TL2. Resultado? Verstappen dominante e favorito à pole e, principalmente, à vitória.

Sem aderência, é Pérez quem está sentindo mais dos dois. E preocupa

O novo asfalto está deixando a pista com pouca aderência para todo mundo, é um fato, mas tem gente que sofre mais, claro. Verstappen e Sainz, por exemplo, não se queixaram muito disso, enquanto Pérez admitiu que está meio perdido. Em parada tão acirrada contra Max, o mexicano sabe que terá de ser perfeito a partir de amanhã e, se vacilar em Miami, em pista de rua, sua especialidade, começa a ver o campeonato fugir.

Carlos Sainz teve uma sexta-feira forte (Foto: AFP)

A Ferrari promete brigar na classificação, e Sainz entrou no jogo

Mais uma vez, como rolou em Baku e tantas vezes em 2022, a Ferrari vem forte em volta rápida e pode, sim, brigar pela pole. A grande novidade é que Sainz não ficou para trás na sexta-feira, fez dois top-5 e, no TL2, andou na frente de um Leclerc que ainda encontrou o muro. Quem sabe o espanhol não vira fator pela primeira vez na F1 2023?

A Mercedes, bipolar de novo, despencou em questão de horas

Admita: você se empolgou quando viu Russell e Hamilton formando um 1-2 no TL1. Bom, aparentemente foi só aquilo mesmo, fogo de palha, nada de relevante. Lewis garante que a situação do time é dramática, George é bem mais otimista. Fiquemos num meio do caminho, ok? Fato é que o time caiu muito de rendimento em horas para o TL2 e agora terá de se reinventar para ser competitiva no sábado e no domingo.

F1 B’: McLaren cresce, Alpine reage e De Vries passa sufoco

Na ‘F1 B’, depois de um fim de semana medonho em Baku, o pelotão teve lá seus momentos. A McLaren provando que as atualizações foram mesmo boas e colando na rabeira da ‘F1 A’ foi o destaque, mas a Alpine também mandou bem e tirou o atraso da prova azeri. No fundo do grid, em último e penúltimo nas sessões, Nyck de Vries vai sucumbindo aos poucos. E já chega mais que pressionado em Miami.

O terceiro treino livre está marcado para o sábado, a partir das 13h30 (de Brasília, GMT-3). A classificação, que define o grid de largada em Miami, acontece às 17h. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 em Miami AO VIVO e EM TEMPO REAL.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.